TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FUNDAMENTALISTA: Como uma ferramenta de avaliação da empresa Renner S.A. para decisão de investimento.

Por:   •  21/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.984 Palavras (20 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 20

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS[pic 1]

Instituto de Educação Continuada

Curso de MBA em Gestão Estratégica de Finanças

ANÁLISE FUNDAMENTALISTA: como uma ferramenta de avaliação da empresa Renner S.A. para decisão de investimento.

                                                                           

  Rafaela Moreira Vale Anastácio

Belo Horizonte

2019

Rafaela Moreira Vale Anastácio [pic 2][pic 3]

ANÁLISE FUNDAMENTALISTA: como uma ferramenta de avaliação da empresa Renner S.A. para decisão de investimento.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de MBA em Gestão Estratégica de Finanças da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientador: Marco Antônio

Belo Horizonte

2019

RESUMO

A análise sobre a economia, o setor e os fundamentos da empresa, conhecida como Análise Fundamentalista, constitui elementos importantes na escolha e decisão de investimento em uma empresa. O presente trabalho, tem como objetivo explorar os conceitos da análise fundamentalista e aplica-los como decisão de investimento na empresa Renner S.A. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma revisão teórica a respeito do tema em estudo, uma análise econômica e setorial do ambiente em que a empresa está inserida, um estudo sobre a empresa e uma análise de seus índices fundamentalistas.

Palavras Chaves: Análise Fundamentalista, Ações, 


1 Introdução

A consolidação do mercado de capitais no Brasil, proporcionou uma mudança de pensamento da população em relação à forma de investimento, que em busca de maiores retornos, passou a se interessar mais pelo mercado financeiro. Como esse, é um mercado muito dinâmico, é importante que as pessoas se atentem às melhores condições de investimentos, a fim de equilibrar riscos e oportunidades. Para isso, é preciso, entender sobre o mercado de maneira geral, a política econômica e os instrumentos financeiros.

Existem pessoas que se arriscam, e tomam decisões baseadas em intuições, entretanto, para que ocorra investimento consciente, é necessário tempo, dedicação e uma busca constante de conhecimento para que os investidores e outros interessados, compreendam quais os fundamentos que precisam ter como base, para construir uma carteira sustentável, capaz de atrair também investidores conscientes e de longo prazo. Avaliação da situação econômico-financeira da empresa, do setor em que ela está inserida, e análise geral da economia, são itens indispensáveis para que o investidor consiga otimizar o resultado de suas aplicações.

Como forma de avaliação das empresas para investimento consciente em suas ações, é comum serem adotados dois tipos de análises. A análise técnica, também conhecida como análise gráfica, geralmente utilizada para tomada de decisão de curto prazo de acordo com Neto (2014), visa monitorar e estabelecer projeções sobre o comportamento das ações a partir de padrões observados em gráficos de desempenho e a análise fundamentalista, que é o objeto de estudo desse artigo.

A análise fundamentalista segundo Debastiane e Russo (2008), analisa informações econômico-financeira das empresas, aliadas à conjuntura macroeconômica do país e do setor em que a empresa está inserida, passando pela análise retrospectiva de suas demonstrações financeiras e estabelecendo previsões para o seu desempenho. Essa análise, possui índices capazes de mostrar se a empresa apresenta crescimento sólido e consistente.

        O objetivo desse artigo é explorar os conceitos da análise fundamentalista e aplica-los na avaliação da empresa Renner para decisão de investimento. Os objetivos específicos, são: compreender melhor o tema em estudo; definir os indicadores fundamentalistas que serão usados para análise; definir se é viável investir na empresa analisada.

Segundo Lakatos e Marconi (2010), para que o pesquisador alcance os objetivos propostos com maior segurança, é preciso traçar um caminho para o projeto de pesquisa. Nesse sentido, escolheu-se a empresa Renner, pelo interesse da autora em investir no mercado de varejo de modas e pelo fato da empresa ser a maior varejista do Brasil.

Segundo Godoy (1995), esta é uma pesquisa descritiva, pois busca conhecer e interpretar a situação, sem nela intervir, com uma abordagem quantitativa, “caracterizada pelo emprego de instrumentos estatísticos, tanto na coleta quanto no tratamento dos dados”. (Beuren, 2006, p.92).

2 Referencial Teórico

Para compreendermos melhor o tema em questão faz-se necessário o conhecimento teórico dos assuntos que o envolvem, nesse sentido, nas próximas seções serão abordados conceitos sobre mercado de capitais, bolsa de valores, ações, análise fundamentalista e os índices que a compõem.

2.1 Mercado de capitais, bolsa de valores, ações

Segundo Pinheiro (2008), o mercado de capitais é um sistema onde os valores mobiliários são distribuídos com o objetivo de proporcionar às empresas capitalização e liquidez através dos títulos emitidos. Entre os principais papéis negociados no mercado de capitais estão as ações. De acordo com Neto (2014) ações são títulos que representam uma parte de uma empresa e ao adquiri-la você se torna sócio da empresa passando a ter participação nos lucros. Seu valor de compra e venda são determinados pelo mercado e fatores como a gestão da empresa e condições gerais da economia, que podem afeta-las de maneira positiva ou negativa. As ações só podem negociadas através de uma corretora autorizada.

Ainda segundo Neto (2014) as ações são negociadas na bolsa de valores, que tem como objetivo gerar liquidez dos títulos a fim de que as negociações ocorram em tempo hábil, a um preço justo de acordo com a oferta e a procura de ações. No Brasil, a bolsa de valores tem o nome de Brasil, Bolsa, Balcão ([B]³), antiga Bm&fBovespa, ela “é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão” (B3, 2019). Na [B]³ centralizam-se as negociações do mercado de capitais brasileiras e as companhias de capital aberto de diferentes setores da economia brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (774.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com