TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA LIQUIDEZ DA EMPRESA RENNER UTILIZANDO O TERMÔMETRO DE KANITZ

Por:   •  5/11/2017  •  Artigo  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 14

ANÁLISE DA LIQUIDEZ DA EMPRESA RENNER UTILIZANDO O TERMÔMETRO DE KANITZ

AMANDA GOMES PAREDES

LAÍS CAROLINI KRUDYCZ

THOMAS ALEXSANDRO DE LIMA

Resumo

A análise das demonstrações contábeis tem sido muito utilizada pelas empresas para facilitar suas decisões. Existem inúmeras ferramentas contábeis que auxiliam os usuários a chegar nesses resultados, como por exemplo, o Termômetro de Kanitz. Diante disso, o estudo tem como objetivo verificar o estado de liquidez da empresa Renner, analisando as demonstrações contábeis por meio de índices utilizados na aplicação do Termômetro de Kanitz. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com abordagem qualitativa, realizada por meio da pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados utilizou-se as demonstrações contábeis de 2013 à 2015 publicado pela companhia. Os resultados mostram que em linhas gerais a empresa Renner demonstra liquidez boa, classificada como solvente através do método utilizado.

Palavras-chave: Análise das Demonstrações Contábeis. Termômetro de Kanitz. Indicadores Financeiros.

1 Introdução

Pesquisadores tentam encontrar alternativas que possam trazer informações cada vez mais precisas para o campo gerencial das empresas utilizando as ferramentas contábeis, deste modo é possível que as tomadas de decisões sejam cada vez mais assertivas e não haja qualquer perda financeira.

Tão importante quanto asinúmeras possibilidades de obter dados externos e internos, é de fato, fazer com que esses dados trazidos e extraídos dos relatórios contábeis e do mercado, sejam transformados em informações para os usuários da contabilidade.

No meio contábil existem inúmeras demonstrações e técnicas que auxiliam e complementam a elaboração de um relatório gerencial capaz demensuraro estado real da empresa para que assim, empresários, sócios, acionistas ou partes interessadas consigam saber devida situação.

Marion (2010) identifica alguns métodos capazes de mensurar a situação real da empresa, como é o caso do índice de liquidez que é utilizado para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, onde se compara a capacidade de geração de receitas de uma determinada companhia com os saldos de contas a pagar, sendo que essa capacidade de pagamento pode ser considerada de longo prazo, curto prazo ou prazo imediato.

Um analista precisa ficar atento para o fato de que a capacidade de pagamento da empresa necessitaser avaliada considerando-se a qualidade e os graus de conversibilidade da moeda corrente, pois o estudo da liquidez é avaliar o grau de solvência da empresa, ou seja, a capacidade financeira para quitar seus compromissos (SILVA 2012).

Ao longo da historia contábil, foram desenvolvidas inúmeras técnicas que ajudam o Contador e usuários da contabilidade a encontrar, de maneira mais fácil e com qualidade, o resultado que se espera sobre determinado assunto. O termômetro de previsão de falência Kanitz é uma dessas técnicas que foram desenvolvidas para identificar o estado real de liquidez de uma empresa, com o intuito de identificar o quão sólida é realmente a companhia (KANITZ 1974).

A partir do exposto e utilizando o termômetro de Kanitz para o desenvolvimento do artigo, têm-se a seguinte problemática: Qual o estado de liquidez atual da empresa Renner no período de 2013 à 2015?

O presente estudo tem como objetivo geral analisar as informações de índice de rentabilidade, liquidez geral, liquidez seca, liquidez corrente, liquidez imediata e índice de endividamento da empresa Renner onde terá ciência parcial do estado do mercado varejista brasileiro.

Para que seja alcançado o objetivo geral, tem-se como objetivos específicos:

  1. levantar os dados necessários para aplicação do termômetro de Kanitz
  2. elaboração dos cálculos
  3. transformar os dados obtidos em informação para o leitor

Diversos artigos foram publicados sobre a utilização da previsão de falência do termômetro de Kanitz, mas não de uma maneira direta sobre o setor de tecnologia da informação. Sob essa ótica justifica-se o tema o qual foi escolhido para esta pesquisa, pois terá particularidades em seu desenvolvimento bem como nos resultados alcançados que poderão ser utilizados pela comunidade, potenciais investidores, empresas ligadas ao ramo e acionistas de empresas do segmento de tecnologia da informação.

Esta pesquisa será composta de 5 (cinco) capítulos, sendo o primeiro a Introdução no qual trará breve relato sobre o tema abordado, indicará a linha de pesquisa, o objetivo geral, objetivos específicos e expor a justificativa da linha de pesquisa.

O capitulo 2 (dois) será composto pelo Referencial Teórico que versará sobre conteúdos de maneira abrangente e direta em relação ao tema deste estudo, sequencialmente no capítulo 3 (três) trará a metodologia da pesquisa no qual é composta pela explicação de como o autor buscará, analisará e exibirá os resultados obtidos.

Posteriormente, o capítulo 4 (quatro) constituir-se-á do Desenvolvimento da Pesquisa e por fim, no capitulo 5 (cinco) será feita a Conclusão da pesquisa, demonstrando os resultados alcançados, indicações para pesquisas futuras,  demais considerações finais e apresentação das referencias utilizadas para a realização da pesquisa.

2 referencial teórico

        Segundo Severino (2007, p. 131), é o conjunto de “instrumentos lógico-categoriais nos quais se apoia para conduzir o trabalho investigativo e o raciocínio”. Sua função na pesquisa é: “dar conta dos fenômenos a serem abordados e explicados”.

2.1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

        É uma técnica onde o objeto de estudo são os demonstrativos contábeis da empresa, normalmente elaborados ao fim de um exercício. Desses demonstrativos são retirados dados relevantes para serem aplicados indicadores a fim de saber questões econômico-financeiras da entidade, ou seja, a partir da aplicação dos indicadores, serão originadas informações úteis para a gestão de negócios e avaliação dos resultados operacionais (SILVA, 2014).

Através da Análise das Demonstrações Contábeis, existe a possibilidade de avaliar a situação econômica, financeira e patrimonial da empresa em relação à períodos passados, identificando tendências. Pode-se também fazer uma avaliação do segmento no qual a empresa está inserida, que podem determinar perspectivas futuras de rentabilidade ou continuidade dos negócios, possibilitando que os gestores tomem decisões em relação a financiamentos e investimentos (SILVA, 2014).

        Independentemente do segmento empresarial, todas as companhias devem fazer algumas demonstrações contábeis ao longo do exercício vigente, o que diferencia o tipo de demonstração é o segmento da empresa. Segundo Reis (2009), os demonstrativos obrigatórios para sociedades por ações e demais sociedades sujeitas ao regime de tributação pelo lucro real são o Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (339.7 Kb)   docx (160.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com