TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SWOT

Por:   •  7/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 5

Dalianny Kelly N.                RM: 119116

Leandro Aleixo                   RM: 119018

Lucas Ribeiro                     RM: 112742

Luiz Claudio                        RM: 119139

Vinicius Zittei                      RM: 119136

ANÁLISE SWOT – Planejamento Estratégico para Análise de melhoria nas vendas e capacitação para colaboradores em uma Empresa de Segmento farmacêutico.

Guarujá, 18/10/17

Nota Introdutória

  Na construção de uma empresa do ramo farmacêutico, ajustado à realidade do mercado como solução, a obtenção de vantagem competitiva através da criação de estratégias que leve a empresa a se destacar no seu setor, utilizando a análise SWOT, que consiste na análise das forças (ou pontos fortes), fraquezas (ou pontos fracos), oportunidades e ameaças.

Internas

Forças (Strengths)

Fraquezas (Weaknesses)

Localização;

Atendimento Personalizado;

Disk Entregas 24hrs.

Custo Alto de Produção devido a ociosidade;

Estoque Parado;

Falta de treinamento para os colaboradores.

Externas

Oportunidades (Opportunities)

Ameaças (Threats)

 Previsão de bom tempo;

Feriados prolongados;

Produtos naturais.

Mudança no clima;

Proximidades de outras empresas do mesmo ramo.

 A análise SWOT corresponde à identificação, por parte dos principais aspectos que caracterizam a sua posição estratégica num determinado momento, tanto a nível interno como a nível externo. As oportunidades e os pontos fortes são os atributos que ajudam a atingir os objetivos; as ameaças e os pontos fracos são os fatores que podem impedir a Concretização dos objetivos, sendo, por isso, necessário ultrapassá-los.

O Fator de força da empresa está focado na localização (Av. Marechal Deodoro da Fonseca, Nº 02, Guarujá-Sp) em frente à praia, e no atendimento personalizado, onde são oferecidas bebidas, como café, água, chá e sucos, sem falar no disk entregas 24hrs.

No mês de agosto a empresa não conseguiu atingir o lucro desejado de 30%, mas não obteve prejuízo financeiro, pois atingiu 27% do esperado, porém teve prejuízo econômico de 3%, desta maneira, entende-se que o foco está sendo atingido, tendo em vista a proximidade de outras farmácias na mesma região. Foi observado um alto custo de produção devido a ociosidade de maquinário parado, estoque de limpeza e higiene ocioso, sem falar na falta de treinamento dos funcionários, o que pode prejudicar o andamento do negócio.

Em outubro terá um feriado prolongado, onde terá um aumento no fluxo de turistas na cidade, esse feriado será uma boa oportunidade para melhorar as vendas dos produtos de higiene e limpeza que estão parados no estoque.

 

 

Pontos a Serem Aperfeiçoados  

Após está breve analise, pode-se apontar os pontos a serem mudados e melhorados para atingir um percentual maior de vendas e movimentação do estoque.

1 – Treinamento profissionalizante para os colaboradores, um programa de capacitação com cursos e palestras; Bonificações para aumentar o entusiasmo do colaborador, a fim de melhorar as vendas.

2 – Durante os feriados com previsão de sol, aumentar a venda de produtos como protetores solar, hidratantes, protetor labial.

3 – Organização dos Produtos em prateleiras na entrada da loja, a fim de chamar a atenção do cliente para os produtos que mais vendem e os que estão em promoção.

4 – Disponibilizar um freezer para venda de bebidas para hidratação, como água mineral, água de coco, energético, etc.

5 – Investir em produtos naturais, como sementes, mel, óleo mineral e outros produtos usados para fins medicinais.

  Na terceira semana de outubro a empresa fechou parceria com uma farmácia de manipulação, que tem como matéria prima produtos naturais derivados de frutas e plantas nacionais. A Parceria consiste no serviço prestado pela farmácia de manipulação, onde é repassado por um valor baixo, em troca é feita a divulgação dos produtos e oferecido demonstrações grátis em um stand na farmácia.

Ações de Mercado para combater a concorrência

- Comunicação e Promoção

Para ter o cliente fidelizado, a farmácia trabalha com convênios, dividimos a compra no cartão de crédito, cobrimos os preços oferecidos pela concorrência e até negociamos no balcão quando um cliente antigo não pode pagar na hora, é uma forma de mostrar que há uma preocupação com o cliente. Uma política de preços mais em conta, promoções e a criação do cartão fidelidade também são estratégias empregadas, pois para conquistar um cliente devemos oferecer um bom preço sem perder a qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com