TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SWOT

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  2.172 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

CURSO GESTÃO COMERCIAL EAD

Rodrigo Laurino Vázquez

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Análise Swot

São Paulo

2017

Fundada, em 1995, por Clelia Angelon, a Surya Brasil, inicialmente, comercializava, apenas, a Henna Pó, produto composto por ingredientes naturais e vegetais, que auxiliava na coloração, semipermanente, dos fios de cabelo.

Com o passar dos anos, a empresa aumentou o seu portfólio e agora comercializa diversos produtos, como shampoos, protetores labiais, roupas infantis, entre outros.

Graças a isso, hoje, a marca, que é líder em cosméticos naturais, orgânicos e veganos, está presente em quarenta países e possuí escritórios de representação no Reino Unido, Estados Unidos.

Pensando em maximizar o sucesso da Surya Brasil, este trabalho se propõe a realizar a análise SWOT da empresa, ou, como é conhecida no Brasil, FOFA, elencando, assim, suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Forças

Pioneirismo no mercado: A Surya Brasil foi a primeira empresa brasileira a se preocupar em criar cosméticos que agradassem o seu público, sem prejudicar o meio ambiente.

Sua linha de produtos, que sempre se utilizou de compostos naturais e orgânicos e nunca fez teste em animais, desde 2006 tornou-se completamente vegana, tornando-se, assim, pioneira na fabricação de cosméticos que não utilizam ingredientes de origem animal.

Certificação: Embora tenha diversas empresas, hoje, que vendam cosméticos veganos, a Surya Brasil é a que possuí o maior número de certificações. Isso mostra o quanto a empresa, de fato, se preocupa com a qualidade de seus produtos.

A certificação é concedida por entidades independentes, após diversos testes e controle de qualidade. Como exemplo, é possível citar a ISO 22716, que atesta que a empresa possuí excelência em todo o processo de produção do seu portfólio de produtos.

A empresa também obteve os certificados Cruelty Free, emitido pelo PETA (People for Ethical Treatment of Animals), e Certified Vegan, concedido pela The Vegan Awareness Foundation, atestando, assim, que não realiza testes em animais.

Além disso, podemos citar a certificação FSC, que garante que o papel utilizado em todas as embalagens da linha de produtos Surya é oriundo de madeira reflorestada, o Ecocert, que atesta que a empresa realiza uma agricultura com menor impacto possível ao ambiente, entre outras.

Extensa linha de produtos: No início da sua história, em 1995, a Surya Brasil fabricava, apenas, Henna em Pó. Em 1997, a fim de aumentar sua participação no mercado, a Henna Creme é criada, apresentado quinze tonalidades diferentes.

Em 2004, a empresa lança sua nova linha Color Fixation, que auxiliava na fixação da cor originada por seus outros produtos. Objetivando alcançar o ramo de cuidados da pele, a empresa lança, em 2005, a linha Frutas.

Em 2009, a empresa começa a investir no público masculino, lançando a linha de cosméticos Sapien Men e em 2011, cria seu protetor labial totalmente vegano.

Visando alcançar o mercado de salão de beleza, a Surya Brasil lançou, em 2013, a linha Professional. Em 2015, adentrou no ramo de cuidados para a unha, com a criação da Exotic Animals, e no de óleos de massagem.

Por fim, em 2016, a empresa lança sua linha de roupas infantis, chamada de Organic Baby, aumentando, assim, seu ramo de atuação no mercado. Essa evolução do portfólio da Surya Brasil é uma força da empresa, pois permite uma vantagem em relação aos concorrentes.

Fraquezas

Publicidade: Embora seja uma empresa consolidada no mercado, a Surya Brasil não investe muito em publicidade. Esse investimento é necessário, pois aumentará o número de conhecedores da marca e, consequentemente, trará mais consumidores para a empresa.

A divulgação pode ser feita via televisão, revistas, jornais ou blogs especializados em cosméticos.

Preços: Por ser uma empresa com enorme preocupação socioambiental e ter enorme zelo na produção de suas linhas , o preço dos produtos da Surya Brasil torna-se elevado, quando comparado aos praticados pelo mercado.

Por exemplo, um shampoo é vendido, no site da empresa, por 76,38, enquanto um da Boticário, que não é vegano, custa 26 reais.

Por mais que essa fraqueza seja explicada pela filosofia da empresa, o público pode se afastar dos produtos devido ao valor empreendido. Logo, a publicidade ajudaria neste problema, também, pois ajudaria os brasileiros enxergarem o valor da marca e não, apenas, o preço.

Oportunidades

Mercado em crescimento: Em pesquisa realizada em 2012, pelo Instituto Ibope, notou-se que 8% da população brasileira se autodeclara vegetariana, o que resulta em, aproximadamente, 16 milhões de pessoas adeptas a essa filosofia de vida. Dentre estas, acredita-se que 5 milhões são veganas.

Hoje, esse número, provavelmente, é bem maior. Além disso, pesquisas revelam que o brasileiro, atualmente, está buscando o termo “vegano” com muito mais frequência no Google.

Com isso, é possível inferir que o mercado de produtos veganos está em plena expansão, no Brasil, e, por isso a Surya Brasil pode utilizar isto como oportunidade para seu crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com