TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SWOT

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE SWOT

A análise SWOT surgiu na década de 60 por Albert Humphrey na Universidade de Stanford, e desde então se transformou numa ferramenta imprescindível para estratégias, identificação de possíveis oportunidades e/ou riscos para um negócio.

A sigla SWOT em inglês quer dizer: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Em português FOFA ou FFOA (Forças) (Oportunidades) (Fraquezas) (Ameaças).

O objetivo da análise SWOT é verificar o ambiente interno (endógenos) e externo (exógenos) de uma organização/negócio, e a partir da análise, elaborar estratégias que minimizem os riscos e tragam melhores oportunidades para o seguimento do projeto.

Ambiente interno

Forças: trazem benefícios ao negócio, elas vão posicionar a empresa sobre os pontos fortes e positivos e facilitar na elaboração de estratégias de melhorias para minimizar e/ou controlar os pontos fracos. Quando analisamos os pontos fortes de uma empresa ou negócio, devemos perguntar: Porque minha empresa/negócio é forte? E a resposta é o

diferencial, a flexibilidade dos serviços ou produtos oferecidos, os pontos fortes do negócio faz a empresa se sobressair.

Fraquezas: atrapalham o negócio e não geram vantagens competitivas, elas devem ser analisadas minuciosamente para que no futuro não interfiram agressivamente o negócio. Ao perguntarmos por que nossa empresa é fraca? A resposta pode ser a falta de mão de obra qualificada, falta de treinamento, prestação de serviços limitado.

Ambiente externo

Oportunidades: trazem vantagens competitivas ao negócio, proporciona crescimento positivo. As oportunidades estão relacionadas ao fortalecimento da marca, promoções, patrocínios.

Ameaças: interferem no crescimento do negócio, devemos trata-la com cautela para não prejudicar o planejamento e resultados do negócio. As ameaças estão relacionadas aos concorrentes, flutuações do mercado, flutuações do cambio, localização entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com