TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SWOT CONSIDERANDO OS PROVÁVES CENÁRIOS DE UMA COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO OESTE DO PARANÁ

Por:   •  17/8/2017  •  Artigo  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE SWOT CONSIDERANDO OS PROVÁVES CENÁRIOS DE UMA COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO OESTE DO PARANÁ

        O presente artigo buscou identificar as variáveis na comercialização da produção da agricultura familiar, os prováveis cenários considerando a ampliação do mercado de atuação e o aumento da produção buscando atender a demanda existente. A análise SWOT foi realizada visando diagnosticar as forças e fraquezas dos mercado competitivo. A pesquisa buscou auxiliar na implantação de ações que auxiliem na obtenção dos seus objetivos sociais  que é estimular a produção, recepção, armazenagem e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar de seus associados ou de terceiros.

        A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, do tipo estudo de caso. Os dados secundários foram coletados nos registros da organização, os quais deram suporte aos dados primários, obtidos por meio de uma entrevista com o Presidente da Cooperativa  e um dos Responsáveis por uma das filiais, técnicos da EMATER e dados de estudos de viabilidade em andamento. Na fase seguinte, foram aplicados questionários de avaliação qualitativa aos dirigentes da organização  obtendo informações sobre o modo de pensar dos entrevistados. Os planos de ações foram elaborados em diversas reuniões com a participação de todos os envolvido após o levantamento do diagnóstico.

RESUMO:

Palavras-chaves:

ABSTRACT

Keywords: competitive advantage; retail building material; Porter's theories.

1. Introdução

Fundamentação teórica

        

2.1 Análise SWOT

        Como ferramenta capaz de permitir uma análise específica dos recursos, que compreendem, pontos fortes e pontos fracos, além de ameaças e oportunidades para a organização foi utilizada a ferramenta SWOT que segundo Machado (2005) e Wright, kroll e Parnell (2000) tem o seguinte significado: strenghts (forças); weaknesses (fraquezas); opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

        A análise SWOT fornece segundo Machado (2005), uma orientação estratégica bastante significativa, pois permite:  

- Eliminar pontos fracos nas áreas pelas quais a empresa enfrenta ameaças graves da concorrência e tendências desfavoráveis perante o negócio;

- Compreender oportunidades descobertas a partir de seus pontos fortes;

- Corrigir pontos fracos nas áreas em que a organização vislumbra oportunidades potenciais;

- Monitorar áreas onde a organização possui pontos fortes afim de não ser surpreendida futuramente por possíveis riscos e incertezas.

        Devido a sua simplicidade de aplicação, tanto para empresas, como para, produtos e serviços, o modelo SWOT, é amplamente utilizado, apesar de apresentar algumas limitações, devido à subjetividade de julgamento e também dificuldade em discernir quais os fatores internos e externos, entretanto, por ser representado geralmente em forma de matriz, como o quadro abaixo:

[pic 1]

Quadro 1 – Matriz SWOT

Fonte: Adaptado de Alves et. al (2007, p. 8)

        Segundo Hofrichter () a metodologia apresenta a vantagem de poder ser usada como uma  ferramenta rápida e rasteira ou como ferramenta abrangente de gestão, sendo que uma conduz à outra. Essa flexibilidade é um dos fatores que tem contribuído para seu sucesso.

2.2 O Ambiente Interno e Externo

        O conjunto de recursos alocados dentro da organização, ou seja, os recursos internos

sobre os quais a organização tem controle e que deverão ser utilizados pela mesma para alcance de seus objetivos, onde se incluem: recursos físicos, humanos, logísticos, operacionais, financeiros e mercadológicos, entre outros, definem-se como ambiente interno  ou microambiente (PORTER, 2002; SETTE, 1998).

        A partir de uma avaliação do ambiente interno que envolve as operações de produção, finanças, recursos humanos, gerenciais e comerciais de uma cooperativa da Agricultura Familiar  que atua na comercialização de produtos da agricultura familiar, especificamente hortifrutigranjeiros é possível apresentar um diagnóstico da atividade que permita o desenvolvimento de estratégias para a atividade.

        Conhecendo o ambiente em que esta inserida a organização, faz-se necessário conduzir a estruturação e contextualização do comportamento da organização perante o meio

em que se encontra inserida, formando assim, um conjunto que agregue a estratégia da organização diante das condições do processo de mudança do qual esta faz parte.

        É muito importante para qualquer organização a avaliação da sua posição perante seu ambiente setorial, que é formado pelo conjunto de empresas que produzem ou oferecem produtos e serviços concorrentes, empresas que ofertam produtos e serviços substitutos, novos concorrentes em potencial, entrementes, estes estão somados ao poder de barganha de fornecedores e clientes que fazem parte de um contexto mais absoluto sobre o posicionamento da empresa em seu setor de atuação (PORTER, 2002).

        

3 Metodologia

        O estudo visou fazer um projeto de análise SWOT para diagnóstico do ambiente competitivo da Cooperativa da Agricultura familiar, localizada na cidade de Foz do Iguaçu, Medianeira, Missal e Santa Terezinha de Itaipu situada na região oeste do estado do Paraná.

        

4 Análise dos resultados

Referências bibliográficas

ALVES, Ivan; REZENDE, Simone Oliveira; OLIVEIRA, Odilon José Neto; DREES, Christian; SANTANA,

Reginaldo. Aplicação do Modelo e Análise SWOT no Diagnóstico Estratégico de uma Propriedade Rural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com