TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE MÉTODOS NUMA MARMITARIA EM MOSSORÓ

Por:   •  26/10/2015  •  Artigo  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

Este artigo foi desenvolvido através de um estudo de caso realizado em uma marmitaria na cidade de Mossoró com o objetivo de aplicar a Engenharia de Métodos no ambiente de trabalho e determinar, através do estudo de movimentos, as possíveis causas da ineficiência no processo produtivo e, a partir daí, implementar soluções para os possíveis problemas. Os pontos em que se apresentou uma fragilidade no sistema foram com relação ao layout das instalações e as posturas adotadas pelos trabalhadores.

Palavras-chave: Engenharia, métodos, estudo de movimentos.

1. Introdução

Cada vez mais as organizações estão buscando melhorias ou até mesmo mudanças nos seus métodos de trabalho, visando procedimentos mais eficientes, para assim alcançarem o aumento da produtividade e, por consequência, a competitividade.

Hodiernamente, os produtos concorrem tanto pelo preço e qualidade quanto pelo tempo, o que vem a ser um fator relevante quanto à competitividade. Estudar métodos e procedimentos, com o objetivo de minimizar o trabalho, de maneira que o esforço seja mais produtivo, significa racionalizar. Sendo assim, para seguir de forma competitiva no mercado atual, é de grande valia analisar possíveis melhorias que podem ser obtidas por meio da engenharia de métodos, que tem como objetivo estudar quantitativamente e qualitativamente um processo produtivo (CHIAVENATO, 2005).

O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de preparação de marmitas e quentinhas de uma marmitaria no município de Mossoró – RN, a fim de propor melhorias para tal processo.

2. Referencial teórico

O termo “método” representa o caminho que leva a um melhor resultado. O método, em si, é um procedimento que simplifica tarefas com o objetivo de reduzir tanto esforços quanto custos (SELEME, 2009).

Uma técnica que se preocupa de forma direta em implantar métodos e em analisar a carga de trabalho, com o intuito de melhorar o rendimento do trabalho e eliminar operações que não são necessárias a uma tarefa, é a Engenharia de Métodos. Essa técnica compreende atividades, como: treinar os empregados; indicar o equipamento e o procedimento de cada operador; determinar a disposição dos materiais e ferramentas nos postos de trabalho; especificar o tempo em que as tarefas devem ser realizadas. Em síntese, a Engenharia de Métodos atenta para a relação do homem em um processo produtivo (SOUTO, 2002).Dentro da Engenharia de Métodos, existem algumas ferramentas que auxiliam na análise do processo produtivo, com o intuito de propor melhorias para o mesmo, como: o gráfico do fluxo do processo ou fluxograma e o mapofluxograma. De acordo com Souto (2002), o gráfico do fluxo do processo serve para registrar um processo de forma compacta, para seu melhor entendimento e em seguida sugerir melhorias. Tal gráfico representa os vários passos do processo produtivo, partindo desde a entrada da matéria-prima até o acabamento do produto. Já o mapofluxograma, para o mesmo autor, representa a movimentação física de um item, de forma sequencial, nos centros de processamento dispostos no arranjo físico do posto de trabalho. O mapofluxograma possibilita um estudo da movimentação física, dos espaços disponíveis e das localizações de um local de trabalho.

3. Metodologia

O presente trabalho consiste em um estudo de caso que, segundo Oliveira (2006): “é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado”.

A coleta de dados se deu através de visitas periódicas a empresa. O projeto foi desenvolvido por meio das seguintes etapas: levantamento do sistema de trabalho; análise do sistema de trabalho; proposição de melhorias para o sistema de trabalho.

3.1. Caracterização da empresa

A empresa estudada está localizada na cidade de Mossoró – RN, mais precisamente na rua Primeiro de Maio, no bairro Alto de São Manoel. Criada no ano de 2008, com o nome de “Marmitaria São Manoel”, ganhou o paladar dos clientes com sua comida simples e de qualidade e, no ano de 2013, seus proprietários decidiram ampliar a estrutura e mudar sua marca para “Delícia do Cheff”, mantendo os mesmos padrões de qualidade e sabor.

Delícia do Cheff é considerado um empreendimento de pequeno porte e conta com um quadro de 6 funcionários, dentre eles: um gerente, um auxiliar administrativo uma cozinheira e três auxiliares de cozinha, como estão dispostos na forma hierárquica, mostrada na Figura 1. Os funcionários trabalham 6 horas/dia, em um sistema de horas corridas, durante todos os dias da semana, e tem uma faixa etária que varia entre os 20 a 45 anos. O empreendimento tem produção em torno de 40 a 45 marmitas e quentinhas por dia durante a semana (segunda - sábado) e aos domingos a demanda cai para 20 marmitas e quentinhas/dia. Geralmente não há muita sobra, pois a produção é feita através de uma média da demanda. Na empresa as atividades se iniciam às 7h da manhã e se encerram às 13h, e conta com um cardápio variado.

Assim como as carnes, os cereais são comprados no atacado, mas em quantidade suficiente para no máximo quinze dias e são armazenadas em estantes de aço. Toda comida é preparada diariamente. No processo de preparação da carne, as mesmas são retiradas do freezer no dia anterior e colocadas na geladeira a fim de descongelar. Por fim, são preparadas e parte é assada e outra parte é cozida, de acordo com o cardápio diário. Após tais etapas, são armazenadas em recipientes plásticos e colocadas na embalagem final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com