TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  17/1/2019  •  Monografia  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

ISEIB- INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA

KAREN QUINTÃO CASTRO

APLICAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

TIMÓTEO - MG

2018


ISEIB- INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA

KAREN QUINTÃO CASTRO

DIFERENTES TIPOS DE AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Artigo Científico Apresentado ao Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos.

TIMÓTEO - MG

2018

DIFERENTES TIPOS DE AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Karen Quintão Castro

RESUMO

De uma forma bem simplificada, pode-se definir auditoria como um processo para levantamento e análise sistemática de dados, transações e procedimentos dentro da instituição. O processo se dá em examinar qualquer anotação, documentos, registros e arquivos internos objetivando colher informações e confirmações que tenham relação com o controle do patrimônio. A pesquisa bibliográfica realizada sobre auditoria apresenta as vantagens deste procedimento em vários seguimentos, a permitir melhor visibilidade situacional de cada área, e com isso possibilitar que os processos internos sejam geridos de forma mais eficiente, a aprimorar os controles e reduzir os custos de produção; tornando a empresa mais preparada a competição do mercado, onde os avanços tecnológicos e a concorrência fizeram da auditoria instrumento fundamental de análise de procedimentos e patrimônio.

Palavras-chave: Auditoria. Auditoria Interna. Auditoria Externa. Produção.

Introdução

A auditoria consiste na avaliação sistemática e independente para determinar se as atividades desenvolvidas estão dentro do planejado a fim de atingir os objetivos já definidos. A realização do processo de auditoria busca verificar os controles internos, regras e procedimentos, se estes são cumpridos e regulares.

Com o passar dos anos e avanços tecnológicos, as empresas tiveram a necessidade de se tornar mais competitiva para se manter no mercado, oferecendo produtos e serviços de melhor qualidade com menor custo benefício. Para atender a demanda, fez-se necessário obter um melhor controle sob os vários setores envolvidos no processo, a fim de minimizar as perdas diversas, a ocasionar uma produtividade melhor.

Segundo Lima; Lima (2008) grande parte das empresas de estruturas complexas, por exemplo, e que apresentam ausência de controle de todas as suas atividades estão suscetíveis a riscos, erros e frequentes desperdícios; faz-se então necessário, diante desta realidade exemplificada, a utilização do processo de auditoria como ferramenta de gestão.

Atualmente, a auditoria é considerada mundialmente a ferramenta mais eficaz para realização de controles administrativos. No Brasil muito se discute a eficácia da mesma por se tratar de um mecanismo relativamente novo, onde as leis específicas brasileiras expõem as técnicas superficialmente, sem estabelecer de forma precisa e clara os mecanismos que devem ser praticados em cada ocasião.

        O desenvolvimento do trabalho se dá a partir da abordagem do contexto da auditoria. A conceituar o termo, expor as vantagens de auditar as diferentes áreas inseridas no contexto da engenharia de produção, diferenciar os tipos de auditoria, o modo como este processo ocorre e tratamento/exposição de resultados. A pesquisa bibliográfica baseou-se em autores referência no assunto como Willian Attie, a tomar como base livros, artigos e sites sobre o assunto.

Desenvolvimento

O termo qualidade tem sido cada vez mais utilizado e exigido pelas pessoas, onde o produto ou serviço é considerado “de qualidade”  quando possui um excelente projeto, é confiável, tem valor acessível, forneça segurança ao cliente, e possua execução em tempo correto, atendendo todas as necessidades dos clientes. Diante da exigência de uma melhor qualidade abordando os itens citados, fez-se o emprego da auditoria como ferramenta de gestão nos processos produtivos.

O surgimento da auditoria se deu por consequência do desenvolvimento tecnológico e aparecimento de empresas concorrentes de grande porte. Lima; Lima (2008) retrata que o investimento em desenvolvimento tecnológico, aprimoramento dos controles e redução dos custos de produção, resultaria em um produto mais atrativo a clientela e mais competitivo para com a concorrência; com isso seria necessário o uso de recursos. A necessidade então, de confirmação dos controles internos por parte de proprietários e investidores fez da auditoria instrumento fundamental de análise de procedimentos, patrimônio e produção.

A auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa. Dá-se meio a um levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações e rotinas; verificação dos controles internos, procedimentos e regras estabelecidas, a analisar o cumprimento destes e a regularidade dos documentos, registros e papéis. Cuja finalidade é assegurar que o sistema, programa, produto, serviço e processo enteja de acordo com as características, critérios e parâmetros exigidos.

As diversas vantagens apresentadas por Silva (2010) são abordadas em vários aspectos, onde pelo ponto de vista:

  • Administrativo: reduz a ineficiência, negligência, incapacidade e improbidade administrativa;
  • Patrimonial: proporciona controle dos bens, direitos e obrigações de forma mais abrangente e eficaz.
  • Fiscal:  é o aspecto mais rigoroso do processo, onde o cumprimento das obrigações fiscais resguarda o patrimônio contra multas, o proprietário contra penalidades decorrentes da lei de sonegação fiscal e o fisco contra sonegação de impostos;
  • Técnico: possibilita uma melhor utilização das contas, maior eficiência dos serviços contábeis, maior precisão das informações e a garantia de que a escrituração e as demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com os princípios de Contabilidade;
  • Financeiro: resguarda créditos de terceiros –fornecedores e financiadores – contra possíveis fraudes e dilapidações do patrimônio, permitindo maior controle dos recursos para fazer em face esses compromissos;
  • Sob o aspecto econômico: assegura maior exatidão dos custos e veracidade dos resultados, na defesa do interesse dos investidores e titulares do patrimônio.

Os dois tipos de auditoria que são realizadas nas empresas são desempenhados de maneiras semelhantes, porém guardam diferenças e objetivos diferentes uma da outra. Estes dois tipos são denominados  Auditoria Externa e Auditoria Interna. Na Tabela 1, temos a comparação das principais características dos auditores internos e auditores externos.

Tabela 1: Auditoria Interna x Auditoria Externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (254.4 Kb)   docx (91.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com