TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  4/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE CASTRO ALVES

APO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Salvador

2012

APO de COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Salvador

2012

SUMÁRIO

1.Introdução 4

2.A empresa 6

3.Objetivos 8

4.Diagnostico 8

5.Tipos de Comunicação 12

6.Planejamento de comunicação 12

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIA 16

1. Introdução

Neste trabalho será elaborado um plano de comunicação empresarial para a empresa Porto Seguro Recicladora de Pneus Ltda. O plano de comunicação serve como um guia para que as empresas alcance seus objetivos e conquiste seu público alvo usando os canais de comunicação de marketing, como: a publicidade, relações publicas, correio direto, entre outros.

Uma comunicação empresarial eficaz é de fundamental importância para uma organização, pois além de dar visibilidade pública e midiática, melhora a competitividade e as relações entre as lideranças e colaboradores.

Para isso é necessário estabelecer quais os objetivos mercadológicos e corporativos da organização, pois assim podem-se estabelecer quais os seus objetivos e metas. É de extrema importância identificar quais os pontos fortes e fracos da empresa, para que se possa traçar um plano de ação com o objetivo de melhorar os pontos fracos e aprimorar cada vez mais os pontos positivos.

Existem vários problemas referentes ao processo de coleta e transporte dos pneus um deles é o alto custo e o outro e a falta de conhecimento dos consumidores do destino que deve ser dado aos pneus usados, vale ressaltar que os fabricantes, importadores, revendas e distribuidores não divulgam programas de coleta e destinação dos pneus inservíveis a fim de incentivar o descarte após a troca.

Os fabricantes nacionais criaram uma entidade voltada exclusivamente para a coleta e destinação correta do resíduo a Reciclanip, fundada em 1999 pelas empresas, Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli e a partir de 2010 passou a contar com a parceria da Continental, a criação do órgão atende à resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis no Brasil.

A Reciclanip possui aproximadamente 800 pontos de coleta distribuídos em todos os Estados inclusive no Distrito Federal. Os pontos de coleta são criados em parceria com as prefeituras que cedem os terrenos conforme norma especifica de segurança e higiene, a fim de receber pneus usados de diversas origens.

A empresa Porto Seguro Recicladora de Pneus Ltda., terá de fácil acesso a sua principal matéria prima, o pneu, e gratuito, o que com certeza dá ao negócio um fôlego, uma vez que os custos de transformação ainda são muito altos.

Com o exposto este trabalho visa garantir aos discentes envolvidos como desenvolver um plano de implantação de uma empresa permitindo a integração dos conceitos vistos em sala de aula aplicando na criação de uma empresa de reciclagem de pneus inservíveis, vislumbrando ainda a prática interdisciplinaridade no curso.

2. A empresa

Umas das grandes preocupações do cenário mundial estão relacionadas com a responsabilidade ambiental e social. A partir daí surge à necessidade cada vez mais eminente das empresas em adquirir práticas e posturas responsáveis no que diz respeito a esta temática.

O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) é um órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), instituído pela Lei 6.938/81 que dispõe sobre a Politica do Meio Ambiente, ou seja, cria regulações e recomendações para que politicas públicas no que diz respeito ao meio ambiente sejam colocadas em prática.

Apesar das resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), uma destas é a 258/99 que dispõe das obrigações que os fabricantes e importadores de pneus devem dar a devida destinação destes resíduos, entretanto, estas não estão surtindo o efeito esperado.

Atualmente no Brasil os pneus inservíveis são descartados de maneira incorreta no meio ambiente, causando diversos transtornos como: poluição de rios, sujeira nas ruas, poluição do ar, aumento de resíduos sólidos, entupimento de esgotos e até mesmo proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti).

A empresa Porto Seguro Recicladora de Pneus Ltda. destinada a reciclagem de pneus inservíveis é uma a empresa que tem como atividade principal a produção de Borracha Moída de Pneus (BMP). A organização tem como área de atuação no Território do Extremo Sul Baiano, abrangendo os municípios de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamarajú, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lagedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda tendo sua matriz instalada no município de Porto Seguro, à 707 Km da Capital e com aproximadamente mais de 126 mil habitantes.

No processo de fabricação de nosso principal produto à BMP é possível extrair outros dois subprodutos que agregam um maior valor a organização, sendo o aço e o nylon. Vale ressaltar que no processo em cada tonelada de pneu reciclado podemos extrair 40% de BMP, 30% Aço e 10% de Nylon, sendo o restante dos 100% o que representa 20% perdas do processo produtivo.

A usina funcionará em sua capacidade total em 4 (quatro) anos, para isto no primeiro ano terá sua capacidade reduzida para 70%, com crescimento anual de 10% até atingirmos a capacidade máxima. Nossa usina é capaz de produzir até 4 ton./hora.

A empresa contará com funcionamento de segunda a sexta em uma jornada semanal de 44 horas, sendo de segunda a quinta das 07h00min as 17h00min e as sextas feiras de 07h00min

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com