TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 2 semestre universidade paulista

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS

SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS- ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: um estudo em uma empresa de médio porte.

Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA IV – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 3º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professor do semestre.

                                           

Sumário

          Introdução................................................................................................2

  • Fundamentação Teórica..........................................................................3
  • Estudo de Caso......................................................................................15
  • Perfil da Organização.......................................................................15
  • Apresentação da Empresa.........................................................15
  • Produtos e Clientes....................................................................16
  • Força de Trabalho......................................................................16
  • Principais Insumos.....................................................................17
  • Estrutura Organizacional.................................................................17
  • Tipo de Organização..................................................................17
  • Descrição da estrutura organizacional e organograma..............17
  • Tipos de Deparmentalização.....................................................18
  • A Estrutura em Cinco partes.....................................................19
  • Tipos de Estrutura.....................................................................20
  • Análise e Sugestão de Melhoria...........................................................21
  • Considerações Finais............................................................................23

INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho foi analisado a estrutura organizacional da empresa APPLEBEE’S COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA localizada em Itupeva, assim designada através do tema “Comércio” que nos foi sorteado pelo professor Silvio Murdocco.

No decorrer do trabalho serão abordados assuntos como os tipos organizacionais, tipos de deparmentalização, tipo de estrutura organizacional e estrutura dividida em cinco partes.

Temos como objetivo demonstrar a importância da utilização das práticas administrativas que podemos utilizar nas empresas a fim de compreender sua estrutura organizacional e classificá-la conforme conteúdo apresentado em sala, citações e ensinamentos retirados de livros dos autores: Adelphino Teixeira em “Administração Básica”, Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov em “Série Essencial em Administração”, HenryMitzberg em “Criando Organizações Eficazes” e Idalberto Chiavaneto em “Introdução á teoria geral da administração”.

  • Fundamentação Teórica

1.1  Tipos de Organização

Organização Linear

Idalberto Chiavenato (2003)afirma que organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga. Origem: Organização dos antigos exércitos; Organização eclesiástica dos tempos medievais.

Características: as linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, as linhas de comunicações são rigidamente estabelecidas, centralização das decisões e de formato piramidal.

Vantagens: a estrutura é simples e de fácil compreensão e há uma clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e uma notável precisão de jurisdição. Facilidade de implantação, estabilidade e Disciplina rígida.

Desvantagens e limitações: estabilidade e constância das relações formais, autoridade linear baseada no comando único e direto. Além disso, a organização linear exagera a função de chefia e de comando: a unidade de comando torna o chefe um generalista que não pode se especializar em nada.  À medida que a empresa cresce, a organização linear provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação tornando as comunicações demoradas.

 

Fonte: Administração Básica ATLAS(2003)

Organização Funcional

Idalberto Chiavenato (2003) afirma que organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. Com a organização funcional, o mestre de produção tornou-se um especialista em assuntos de produção, deixando de ser procurado pelos operários para cuidar de outros problemas.

Características: a autoridade é funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação. Descentralização das decisões e ênfase na especialização.

Vantagens: este tipo de organização proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos e permite a melhor supervisão técnica possível.  Desenvolve comunicação direta, separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução.

Desvantagens: há perda de autoridade de comando, subordinação múltipla além de uma tendência a concorrência entre especialistas,a tensão e conflitos.

Fonte: Administração Básica ATLAS(2003)

Organização Linha-Staff

Linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional. Soma as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens. Na organização linha-staff, há características do tipo linear e do tipo funcional, reunidas para proporcionarem um tipo organizacional mais completo e complexo. Na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (órgãos de execução) e de assessoria (órgãos de apoio e de consultoria) mantendo relações entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com