TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - ARTIGO CIOENTIFICO SOBRE COERÊNCIA

Por:   •  17/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.101 Palavras (13 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ARTIGO CIENTIFICO:

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

MANAUS

2015

DIEGO MAAM DOURADO REIS - B8179E9

MAYANE LEITE DARCIO - B75JJD1

DIEGO MIGUEL DE OLIVEIRA - B6682G9

ELIUD MONTEIRO SOARES - B753GD4

ARTIGO CIENTIFICO:

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Metodologia do Trabalho Acadêmico - Artigo Cientifico apresentado como exigência para a avaliação dos 5º/4º semestres, do curso de Administração - UNIP.

MANAUS

2015

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

                                                                         Diego Maam Dourado Reis

                                                                    Mayane Leite Darcio

                                                    Eliud Monteiro Soares

                                                     Diego Miguel de Oliveira        

Resumo

Entender as várias teorias  que buscam explicar os diversos fatores e variáveis   que motivam o comportamento do consumidor; e como o profissional de marketing pode lançar mão  destas informações para elaborar  sua estratégia para estimular o consumo, fazendo com que o seu produto ou serviço seja a opção do mercado.

Palavras – chave: comportamento; motivação; consumidor; consumo.

Abstract

To understand several theories which aim to explain diverses factors and variabilities that motivates the consumer’s behavior; and how the professional fo marketing cam make use of these informations to elaborate his/her strategy to estimulate the consumpmation, becaming his/her product or service being the option in the market.

Key-words: behavior; motivation; consumer; consume.

Introdução

Cada vez mais buscamos entender o comportamento do consumidor e saber como este pode ser influenciado no processo de compra, pois em um mercado altamente competitivo, atingirá e será opção de consumo no mercado ou na prateleira aquele produto ou serviço que mais se identificar e atender suas necessidades, mas para isto uma série de recursos, além do próprio produto ou serviço, são utilizados como forma de influenciar o comportamento do consumidor, estes muitas vezes são resultantes de estudos e pesquisas que visam verificar que variáveis estão mais sujeitas a estimular ou não o processo de decisão para a compra.

Segundo Kotler “a grande maioria das empresas buscam através de meios diversos entender o comportamento do consumidor e verificar de que forma pode atingi-lo, influenciá-lo, pois para isto precisam saber: o que pensam, como se sentem quando vão comprar determinado produto ou serviço. Questões como estas não são muito  fáceis de serem respondidas, pois muitas vezes nem mesmo o consumidor sabe que fatores o levou a comprar determinado produto ou serviço, mas mesmo assim o profissional de marketing tem certeza da importância de compreender o comportamento do consumidor”.

Antigamente era mais fácil entender o comportamento já que devido a relação ser mais próxima e diária, mas  com o crescimento do mercado, do número de empresas, do número de produtos e serviços e, principalmente com o grande crescimento do número de consumidores , a distância entre profissional de marketing e consumidor aumentou, dificultando esta compreensão, bem como com a comunicação logo surgiu  a necessidade de pesquisas, as quais têm como foco principal descobrir quais os motivos que levam ao consumidor escolher este e não aquele produto. Quem, quando, onde e por que compram?

De acordo com Kotler a questão principal é a seguinte: “Como os consumidores respondem aos vários estímulos de marketing que as empresas utilizam? Aquela que realmente compreender como os consumidores irão reagir a diferentes características do produto, preços e apelos de propaganda terá uma grande vantagem sobre seus concorrentes”.

        O que faz o consumidor cada vez mais decidir, pois sabemos que estes são os destinatários dos produtos, fator de equilíbrio político-econômico, mas muitas vezes mal informado ou desinformado.

Personalidade difícil e exigente tem o poder da compra, tem o poder decisório. Sabemos que o homem possui desejos e necessidades infinitas que se contrapõe às suas possibilidades de satisfaze-las.

Normalmente não podemos obter tudo que queremos ou desejamos e neste processo temos que escolher, ao mesmo tempo maximizando o consumo, buscando tirar maior proveito do que consome e a empresa, em um mercado competitivo buscar ser opção de escolha do consumidor.

O profissional de marketing por um lado busca estimular o consumo, criando e gerando desejos e necessidades, mas deve agir de maneira ética respeitando os direitos básicos que possuem o consumidor, que são eles:

■ Direito a informação e ao esclarecimento:
Segundo Chritiane Gade “esta educação necessária se remete em grade parte às informações cujo acesso é de interesse econômico fundamental para o consumidor. Informações das quais o consumidor dispõe na sua maioria são informações comerciais muito mais preocupadas em persuadir do que de fato em informar. Segundo um homem de propaganda, a publicidade é a verdade bem dita. Até aí tudo bem, mas que seja uma verdade que informa e não desinforme”.  


■ 
Direito à segurança física e mental
Este direito diz respeito a proteção do consumidor contra produtos que são prejudiciais `saúde ou à vida. Aqui podemos acrescentar a saúde mental, que se encontra muito ameaçada pelas diversas formas de consumo e pelos variados tipos de apelos que são levados à mente do consumidor, criando desejos muitas vezes impossíveis de serem realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com