TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Adm. Relacionamento com Cliente

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.085 Palavras (21 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo atender a todos os requisitos elaborados da disciplina de APS – Atividades Práticas Supervisionadas envolvendo todos os elementos relevantes estudados na disciplina e Gestão das Informações Organizacionais.

A empresa escolhida para a realização dos estudos foi a TRÓIA PRODUTOD DE LIMPEZA S/A, para dar continuidade aos trabalhos realizados nos semestres anteriores, uma empresa renomada, de médio porte que atua na maioria dos estados do Nordeste, onde vamos poder analisar e observar todos os processos dentro da organização. Vamos fazer uma abordagem de pontos importantes dentro da empresa, veremos quais são seus mercados, qual seu público alvo e quais suas atitudes e responsabilidades, seus meios de comunicação e estratégicas tecnológicas desenvolvidas e aplicadas ao longo de sua trajetória.

Para o desenvolvimento da pesquisa tivemos como referências todas as teorias vistam em sala de aula, pesquisas feitas na internet relacionadas aos assuntos aqui estudados, pesquisas bibliográficas de alguns autores importantes e todas as informações adquiridas na empresa em entrevista com funcionários.

Sendo assim, podemos mostrar a todos vocês como é constituída a organização, seus principais produtos e segmentos, seus insumos, principais concorrentes e como ela está dividida operacionalmente, vamos abordar vários tópicos relacionados às disciplinas apresentadas neste semestre que fazem parte da grade do curso de administração.

Fundamentação Teórica:

Hoje muitos fatores influenciam as organizações, como a globalização, a economia e principalmente a tecnologia da informação, as pessoas passaram a ser o bem mais valioso das organizações, Leite (2000) expresso bem as consequências da revolução industrial e de como eram tratadas as pessoas, “Como consequência aconteceu à divisão do trabalho, a produção em série e a urbanização”.

“O homem passou a ser visto como uma máquina produtiva e não como gente”. Está Visão começou ser alterado pelo Considerado “Pai” da Gestão, Peter Drucker, que abandonou a visão mecanicista do Homem e passou a valorizar a preocupação com individuo. As organizações passaram a se preocupar cada vez mais com a eficiência e eficácia, gerando novas estratégias e dando cada vez mais espaço aos conceitos de marketing, empreendedorismo e relações humanas.

Sistemas de informação eficientes. O sistema de informação da empresa é provido de indicadores que: induzem a estratégia em toda a organização e são, portanto, top/down; são adequados para responder ao gestor se ele está ou não atingindo suas metas; induzem os comportamentos desejados nos funcionários ou outros prestadios da empresa; expressam o que deve ser feito; informam às pessoas como elas estão se saindo, individualmente e em grupo; comunicam os resultados das ações realizadas (projetos e processos); estimulam a melhoria contínua; reduzem a dissonância de focos, isto é, os desentendimentos quanto a objetivos; e disseminam o uso universal de conceitos por meio de uma linguagem comum. (Kaplan e Norton, 1997:9-20; Hronec, 1994:1-20).

No mundo globalizado e totalmente aberto a variações as empresas necessitam de ferramentas que justifiquem os resultados, que por sua vez mostrará aos gestores das grandes organizações as melhores tomadas de decisões, gerando mais confiança e credibilidade nos resultados através dos desempenhos de seus colaboradores. Para compreender o que é tecnologia da informação e sistemas da informação, vamos começar com o conceito de informação. Afinal, o que é informação? Trata-se de toda mensagem que possui um significado ao ser transmitida. No mundo tecnológico, isso pode ocorrer por meio de um texto, números ou símbolos. Toda informação tem um propósito, seja ele noticiar, apresentar dados geográficos ou econômicos ou até mesmo entreter.

Passemos à compreensão do que é sistemas, algo que pode ser definido por meio de diversos conceitos. De forma genérica, os sistemas são um “conjunto de partes que interagem entre si para alcançar os objetivos predefinidos ou resultados” (REZENDE, 2005, p.21). (Sistema de informações Gerenciais em RH / Organização SGS Academy – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015), p.3.

Partindo desse princípio para se alcançar uma boa administração precisamos conhecer todas as funções da gestão de sistema da informação, só assim a organização passa a trabalhar de forma mais compacta e com objetivo a serem cumpridos, fazendo com que seus gestores tenham uma boa comunicação com os colaboradores envolvidos seja na busca de um novo produto ou em redução de custo etc.

“A organização, os seus sistemas, os software e a tecnologia da informação são feitos por pessoas e para pessoas”, ressalta Rezende (2005, p. 23).

A tecnologia da informação deve estar presente em todas as áreas do negócio e fazer parte de todo o processo de desenvolvimento organizacional.

Como desenvolvimento básico do sistema de informação, a empresa apresenta uma subdivisão de função ou subsistemas, vejamos:

  • Produção ou serviço – Cuida o planejamento e controle da produção ou do desenvolvimento de serviços.
  • Comercial ou marketing – Trata do relacionamento com o público, tanto interno quanto externo.
  • Financeira – É responsável pelo orçamento e o controle administrativo do capital.
  • Materiais ou logística – É o setor encarregado de se relacionar com os fornecedores, de gerir e controlar o estoque dos produtos e serviços.
  • Recursos humanos – É a área responsável pela seleção e recrutamento da equipe que trabalhará na empresa.
  • Jurídico – Sua função é cuidar da contabilidade e do controle de entrada e saída de fiscais.

Segundo Rezende (2005, p.25), “essas são atividades agrupadas ou funções presentes em todas as organizações que darão a base para o desenvolvimento do planejamento de informações, dos sistemas de informação organizacional e dos projetos de tecnologia da informação”.

Sistema de informações Gerenciais em RH / Organização SGS Academy – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015, p.21 e22.[pic 1]

Um sistema de informação organizacional é um sistema de informação que trata do fluxo e da manutenção das informações que fornecem suporte aos processos de negócios de uma organização.

Chiavenato (2010, p. 69) define esse tipo de sistema como “um sistema organizado e integrado de geração, processamento, armazenamento e comunicação de dados e informações indispensável para a análise da situação e tomada de decisão”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (811.8 Kb)   docx (504.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com