TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS GESTÃO MERCADOLÓGICA

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DA EMPRESA

DIONISIO S.A.

APS-GM-2016/2 - BAURU_NOT - T: 1

SÃO PAULO

2016

GABRIEL FERRARI SOARES - B14EFJ7

GUILHERME GUEDES E DE SOUZA - 7063725

MARIANA CAMPANHOLI - B727JF1

MAURICIO FERNANDO P CASELLATO - B885394

TÍTULO: DIONISIO S.A.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS – RELATÓRIO APRESENTADO COMO EXIGÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DOS 7º/8º SEMESTRES, DO CURSO

DE ADMINISTRAÇÃO -

UNIVERSIDADE PAULISTA.

SÃO PAULO

2016

INTRODUÇÃO

Após realização da APS – Atividade Prática Supervisionada, vinculada à disciplina-âncora Gestão Mercadológica do curso de Administração da UNIP, apresenta-se este relatório final.

O relatório final tem o propósito de apresentar a empresa, campo da atividade realizada e aspectos relativos à aprendizagem técnico-teórica obtida.

Ao final, apresentam-se as principais conclusões relativas à prática realizada e considerações finais sobre a experiência de simulação, bem como suas contribuições mais amplas à formação profissional.

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa foi o campo de trabalho prático simulado e seu perfil será apresentado em duas dimensões: caracterização geral e ambiente operacional.

1.1 Caracterização geral da empresa dirigida pela equipe na simulação

Informações relevantes sobre a empresa, sua natureza, suas atividades, linha de produtos e tecnologia.

1.1.1 Dados Gerais

A Dionisio SA é uma empresa constituída por empreendedores em forma de Sociedade Anônima. É caracterizada por sua atividade industrial e comercial, sendo sua natureza privada.

O empreendimento está associado a origem do próprio produto. Com isso, o ramo de atividade é o eletroeletrônico.

Considerando o capital inicial estabelecido e a necessidade média de recursos humano, a empresa é de porte médio.

Para alcançar os objetivos a empresa construirá uma única fábrica, comprará matéria-prima e contratará operários e vendedores para produzir e vender o RPB - Refrigerador Portátil de Bebidas.

1.1.2 Força de trabalho

A força de trabalho é composta inicialmente por 91 operários, 18 vendedores na indústria e 29 na empresa, que receberão treinamentos para que possam desempenhar suas atribuições de forma eficaz e eficiente.

1.1.3 Processo Produtivo

A empresa possui uma produção especializada: linha de produto, tecnologia e capacidade de produção são apresentados a seguir.

O produto produzido é o RPB e a tecnologia utilizada nesse processo é inovadora e um possui apenas um único fornecedor de instalações habilitado.

O investimento para cada unidade de capacidade instalada custa $ 35,00, pagos em três períodos sucessivos, a partir do 1º período, em parcelas de 50%, 25% e 25% do valor investido, respectivamente, sem incidência de juros.

A fábrica entrou em operação no 3º período, mas, partir do 2º período as expansões foram feitas para aumentar a capacidade de produção. As expansões resultaram em uma capacidade produtiva de.......

1.2 Ambiente operacional da empresa

Externamente, a empresa atua em grandes mercados, competindo com concorrentes equilibrados e atendendo clientes com diferentes perfis. Além disso, relaciona-se com parceiros institucionais relevantes, conforme descrito a seguir.

1.2.1 Mercados e clientes

A empresa atuou em 3 mercados diferentes sendo eles:

Região 1: Tem a menor população comparada às demais, o que resulta em menor quantidade comprada, entretanto, é a região que possui a maior renda "per capita".

Região 2: No que diz respeito ao tamanho e a renda da população, a região pode ser considerada intermediária em relação às demais.

Região 3: Possui a maior população, porém com renda média mais baixa em relação às demais regiões. A alta densidade demográfica, mesmo com renda mais baixa, acaba por gerar grande demanda quantitativa.

Essas diferentes características das regiões podem significar diferentes sensibilidades dos consumidores aos instrumentos de marketing. Portanto, a política de marketing da empresa ( preço, propaganda, equipe de vendas e qualidade do produto) é diferente para cada região.

1.2.2 Ambiente competitivo

Por se tratar de um oligopólio, a competição torna-se um fator relevante. Apresentam–se nesta sessão os concorrentes e demais aspectos do ambiente competitivo.

A empresa disputou o mercado com outros quatro concorrentes, porem, embora todas tenham iniciado em condições de igualdade, apenas a ADM Soluções Ambientais ofereceu competitividade real de mercado, tendo as demais encerrado suas atividades. Isso gerou um grande impacto na demanda do setor, forçando a empresa a efetuar expansões para suprir a demanda.

2 ANÁLISE DO DESEMPENHO ESTRATÉGICO

Considerando-se a experiência na atividade desenvolvida, relatam-se os seguintes resultados observados.

2.1 Desempenho geral obtido pela equipe

A empresa sagrou-se a vencedora da simulação 19 pontos a frente da segunda colocada. O resultado reflete o empenho e engajamento dos diretores com os objetivos estabelecidos, sendo lider inconteste nas regiões 1 e 2, apresentando o melhor controle de caixa e o melhor resultado líquido. Deve-se ressaltar também o excelente resultado financeiro atingido, tendo um retorno de Retorno frente ao capital investido de 158,66% frente a 42,21% caso o mesmo tivesse sido aplicado em instituição financeira

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com