TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS-GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.943 Palavras (36 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE [pic 2]  PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSODE  ADMINISTRAÇÃO

PÃO DE AÇUCAR

SÃO PAULO

2014[pic 3]

Colaboradores

Aline Sales Paula Salomão

Bruno Henrique Moraes de Souza

Marian Mendes da Silva

Matheus Eugenio Dourado

Ambiente De Gestão de Pessoas: um estudo na empresa Grupo Pão de Açúcar.

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação do 1º. semestre, do(s) curso(s) de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do Orientador: Prof° Luiz Carlos

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO INTRODUÇÃO....................................................................................................4

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA................................................................... 5
  2. ESTUDO DE CASO...................................................................................18 2.1  PERFIL DA ORGANIZAÇÃO....................................................................18

2.1.1  APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO................................................... 18

2.1.2  PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS......................................... 21

2.1.3  PRINCIPAIS MERCADOS E RAMO DE ATUAÇÃO................................ 21

2.1.4  ORGANIZAÇÕES DISTRIBUIDORES..................................................... 21

2.1.5  PRINCIPAIS CONCORRENTES.............................................................. 21

2.1.6  PRINCIPAIS FORNECEDORES.............................................................. 21

2.1 . ORGANOGRAMA,NUMERO DE FUNCIONARIOS................................. 22

2.2DADOS DA ORGANIZAÇÃO.........................................

...........................23

2.2.3  TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO............................................... 23

SUGESTÃO DE MELHORIA.............................................................................27

CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................28

BIBLIOGRAFIA.................................................................................................29 INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho vem apresentar teoria do conceito de administraçãode recursos humanos e sua evolução no ambiente organizacional entre outros assuntos tratados em sala de aula e também vantagens e desvantagens do recrutamento interno e também vantagens e desvantagens do recrutamento externo, teorias em que aprendemos em sala de aula e que pesquisamos nos fora da sala.

A empresa analisada é o hoje conhecido como Grupo pão de açúcar, um supermercado onde tem várias filiais espalhadas por todo o Brasil. Sua origem foi em 7 de setembro de 1948, na Av. Brigadeiro Luiz Antônio 318 com a Confeitaria Pão de Açúcar, fundada pelo imigrante português Valentim do Santos Diniz. Com o grande crescimento da cidade de São Paulo o negócio precisava de uma inovação e ela foi feita por Abílio Diniz. O primeiro pão de açúcar localizado ao lado da Confeiteira matriz, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, no bairro de Jardins, a partir disso o Grupo Pão de Açúcar passou por franca expansão, tendo 50 lojas em 17 cidades brasileiras no final da década de 1960 e já no ano de 1970 foi inaugurada a primeira loja fora do Brasil em Lisboa.

Suas principais distribuidoras são extra, assai, Casas Bahia, CompreBem, Ponto Frio, partiu viagens, convivia e seus principais concorrentes são Carrefour, Manbo, Atacadão e Roldão

O Grupo Pão de Açúcar possui uma média de 70.656 colaboradores nos quais 1.482 passarem a integrar a companhia em novos postos, em que 89,23% atuam em lojas e 10,77% nas áreas administrativas e de distribuição.


Já no casso de treinamento e desenvolvimento o Grupo Pão de Açúcar, busca investir nas pessoas em sua formação integral, para proporcionar para eles oportunidades e crescer na carreira. Em 2012, foram promovidas 1.094.287 horas de capacitação, com investimento de mais de R$14 milhões.

O Grupo Pão de Açúcar proporciona oportunidades de emprego respeitando a diversidade sem discriminação de qualquer espécie (raça, gênero, religião, geração, nível socioeconômico entre outros). Além disso, a empresa proporciona o Jovem aprendiz com jovens entre 14 e 24 anos, o primeiro emprego que oferece oportunidade de emprego a partir de jovens de 16 anos com seu registro na Carteira de Trabalho do jovem.

A politica salarial do Grupo Pão de Açúcar prevê remuneração de acordo com a realidade do mercado, com seguro de vida, seguro saúde, assistência medica e odontológica para os colaboradores, cartão da mãe, previdência privada entre outros. Há também a maratona Pão de Açúcar de revezamento, realizada desde 1993 em são Paulo, trata-se da maior prova de Rua da América latina e a sexta maior do mundo. Há também a corrida Pão de Açúcar Kids que é uma prova realizada desde 2004 principalmente Pra filhos de colaboradores, entre 1 e 12 anos de idade.

Outra coisa que o Pão de Açúcar proporciona para seus colaboradores são o bem estar dos colaboradores onde a academia, segurança e bem estar e campanhas ambientais.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conceito de Administração de Recursos Humanos e sua evolução no ambiente Organizacional.

A administração de Recursos humanos tem como objetivo a pratica de políticas necessárias para condução de aspectos relacionados às pessoas que trabalham em determinadas organizações, impactam positivamente no desempenho empresarial, pois contribuem com o desenvolvimento de competências e habilidades dos funcionários, contribuem com a adaptação de funcionários desenvolvendo seu potencial, com aumento de motivação (disponibilizando um ambiente amigável e confiante), em manter os funcionários comprometidos, aqueles que não demonstram comprometimento com a empresa, este departamento o encoraja abandoná-la, pois a área de Recursos Humanos é muito importante para manter o equilíbrio entre empresas/organização e funcionários.

CHIAVENATO enfatiza, inclusive, a importância da área nos últimos anos, mencionado que: “A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simbolizam, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação”.

Alguns anos atrás o modelo de gestão utilizado em grande parte das organizações era burocrático e ultrapassado, com ênfase em atingir metas, gerar lucros e produtividade, por isso o foco era produção em massa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.8 Kb)   pdf (515.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com