TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - SORVETES JUNDIÁ

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.839 Palavras (16 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS

SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

“Analise do processo de Jundiá Sorvetes Industria e Comercio LTDA”.

JUNDIAÍ – SP

2016

Edilaine Cristina de Lima R.A C63037-3

Gabriela Toldo Soltau R.A B58619-2

Isabela Reis Mesquita R.A C50353-3

Larissa Leal Guarini R.A C41HHF-5

Letícia Regina Baldo R.A C36412-6

Vinicius Henrique Carato R.A C452FB-4

Tema: “Análise de processo da Sorveteria Jundiá Indústria e Comércio.”

        Subtítulo: SORVETES JUNDIÁ INDUSTRIA E COMÉRCIO.

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para avaliação do primeiro bimestre, em disciplina: Processos Organizacionais, do 4º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do professor do semestre Silvio Murdocco.

JUNDIAÍ – SP

2016


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

1.1 Organização        6

1.2 Estrutura Organizacional/Organograma        6

1.3        Departamentalização        9

1.4        Estruturas em Cinco Partes        11

1.5        Tipo de Estrutura        16

2        ESTUDO DE CASO        19

2.1        Perfil da Organização        19

2.1.1        Apresentação da Empresa        19

2.1.2        Força de Trabalho        20

2.1.3        Produtos e Clientes        20

2.1.4        Principais Concorrentes da Organização        21

2.1.5        Principais Insumos        21

2.2 Estrutura Organizacional        21

2.2.1 Tipo de Organização Encontrado na Empresa        21

2.2.2 Análise do Organograma        21

2.2.3 Tipo de Departamentalização        24

2.2.4 Organização em Cinco Partes        25

2.2.5 Tipo de Estrutura        27

CONSIDERAÇÕES FINAIS        29

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        31

APÊNDICE A – REGISTRO DE ATIVIDADES REALIZADAS        32

ANEXO 1        34

ANEXO 2        37

ANEXO 3        38


INTRODUÇÃO

Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço oferecido por uma empresa sem um processo organizacional.

Como parte integrante da disciplina Estrutura Organizacional, desenvolveu-se a APS (Atividades Práticas Supervisionadas), sobre o tema Gestão de Processos. A Sorvetes Jundiá Industria e Comercio, foi criada por decreto do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, em 07/09/1952. Seu território era bastante amplo e dele faziam parte diversas regiões que possuíam capelas, agregadas a essa paróquia, que depois também se transformaram em paróquias, com um grande número de fiéis.

Historia Resumida da Empresa

Tem esse nome devido a história de Santa Teresinha, que com muitos problemas conseguiu realizar seu sonho de ser Carmelita no dia 09/04/1888, no qual recebe o nome de Irmã Teresa do Menino Jesus. Porém depois de vinte e quatro anos veio a falecer de tuberculose. Por conta desta história comovente, resolveram homenageá-la, batizando assim a Igreja ,onde fizemos o trabalho, de Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, que perpetua até os dias de hoje. Sendo sua principal atividade ou produto núcleo a evangelização, para trazer a paz de espírito e os seus principais clientes são os devotos  vindos de diversos lugares.

A apresentação do trabalho realizou-se em etapas, sendo elas Fundamentação Teórica, na qual o conteúdo desenvolveu-se a partir dos pensamentos e citações de diversos estudiosos contemporâneos, relacionados à área administrativa; Estudo de Caso, abordando informações relevantes, relacionadas à empresa; e Estrutura Organizacional, relacionando a teoria com a prática, para assim compreendermos a estrutura organizacional, os tipos de organização, estrutura e de departamentalização existentes, falamos também sobre a importância de um organograma na organização, descrevemos as cinco partes de uma estrutura. Trazemos uma análise de todos estes aspectos para a compreensão das aplicações e a evolução das teorias.

 Diversos autores foram pesquisados, visando aprofundar os estudos de sala de aula sobre as teorias relacionadas acima, dentre eles: Antônio Cesar Amaru Maximiano, Idalberto Chiavenato, Filipe Sobral, Alketa Peci, Thomas S. Bateman, Scott A. Snell, Henry Mintzberg, Cyro Bernardes e Reynaldo C. Marcondes.

Observamos que o objetivo inicialmente proposto em conhecer as teorias vista em sala, onde a teoria e prática são importantes e fundamentais para a organização, e que mesmo com o passar do tempo ainda são aplicadas, e sem elas talvez, as tarefas, as funções e colaboradores ficariam perdidos, e talvez não houvesse especialização nas áreas.

Veremos a seguir todos os ensinamentos e aplicações vistas na empresa.


  1. REVISÃO CONCEITUAL
  1. Conceito de Processo

 Declara Stadler (2013), que “para uma organização funcionar de maneira eficaz, ela tem que identificar e gerenciar diversas atividades interligadas. Uma atividade que usa recursos e que é gerenciada de forma a possibilitar a transformação de entradas e saídas pode ser considerada um processo. Frequentemente a saída de um processo é a entrada para o processo seguinte.” (ABNT, 2008, pág. 15).

        

Verificar se vai por tabela

Portanto, as entradas são os inputs do sistema, ou seja, todos os recursos necessários ao processo de transformação que virá a seguir. Os inputs do sistema sustentam o processo de transformação para qualquer processo de negócio ser considerado. Na saída, temos o resultado do processo de alteração (outputs). O feedback, é viabilizado por meio da comparação, dos resultados na saída com os padrões anteriormente determinados. Com base nesta, é possível regular e controlar o sistema, isto é, aprimorar os processos de transformações em si, com funções obtidas pelo feedback as divergências são identificadas. Podendo ser visto na Figura 1.1 o mecanismo do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (296.5 Kb)   docx (100.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com