TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS_Simularo SDP

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  1.570 Visualizações

Página 1 de 11
  1. Apresente a empresa com nome, forma de constituição, histórico com dados e fatos relevantes da origem da organização, porte, natureza/tipo e ramo de atuação (principal atividade desenvolvida). – (Stephanie)

A empresa Smart Business de acordo com o capital inicial e a média de recursos pode ser considerada uma empresa de médio porte caracterizada pela atividade industrial e comercial e tem natureza privada, esta sendo constituída pelos empreendedores como S/A - Sociedade Anônima. A origem do empreendimento está associada à origem do próprio produto, portanto, o ramo de atividade específico da empresa é o ramo eletroeletrônico. A organização esta localizada na região 2 tendo em vista a demanda , população e a renda per capita dos habitantes, por ser uma região que se mantêm estável optamos por ela por uma maior estabilidade na previsão de vendas.

  1. Qual a composição e qualificação da força de trabalho (operários e vendedores)? (Stephanie)

A força de trabalho é composta por operários que fazem a montagem do equipamento e se faz necessário um gerenciamento adequado deste recurso para assegurar os níveis de produção, garantir as vendas planejadas e o consequente atingirmos os objetivos de longo prazo, os vendedores próprios são geradores de demanda, visitam os varejistas efetuando as vendas e são auxiliados pelos outros elementos do mix de marketing, como propaganda, qualidade do produto e preço.

  1. Descreva o produto (nome e características), as características da tecnologia adotada pela empresa (investimentos, custos operacionais, flexibilidade etc.) e o processo de implantação e evolução da capacidade da empresa. (Stephanie)

A Empresa  produz e vende o CTA - Condicionador Térmico de Ambientes, o produto foi desenvolvido por um cientista, após pesquisar o mercado com um protótipo, concedeu o direito de exploração aos investidores. É uma inovação com características de bem de consumo durável e é o único produto produzido pela organização.

O investimento inicial para a produção do CTA foi de R$3.000.000,00, que foi estabelecido pelo cientista concedente do direito de exploração e os custos variáveis para produção de 1 unidade são utilizado 3 unidades de matéria prima básica (MP) e 2,4 horas de mão de obra direta dos operários (MOD), no desenvolvimento do projeto, o pesquisador descobriu um novo tipo de gás, mais eficiente e barato, que possibilita produzir ar refrigerado a partir de compressores menores, ele é fabricado a partir de 3 kits de materiais constituídos de compressor, vaporizador, componentes elétricos, reservatório de água e gás, montado em gabinete de fibra. Com potência até o equivalente a 9.000 BTUs, além do baixíssimo custo dos materiais utilizados.

A fabrica iniciou suas atividades com 3.000 na sua capacidade de produção na região 2 , ao longo dos trimestres houve expansões significativas com o objetivo de atender a demanda das regiões chegando a capacidade atual de 4.900.

  1. Descreva a estrutura dos mercados disponíveis, especialmente onde a empresa atuou,          e descreva os perfis e características dos clientes das regiões de mercado. (Matheus)

A estrutura de mercado disponível é composta por três regiões cujos perfis dos clientes variam de acordo com a região, a região 1 é composta por uma menor população comparada às demais, o que resulta em uma menor quantidade comprada, entretanto, é a região que possui a maior renda "per capita, a região  2 no que diz respeito ao tamanho e a renda da população, a região pode ser considerada intermediária em relação às demais e por fim a região 3 possui a maior população, porém com renda média mais baixa em relação às demais regiões.

Por decisão estratégia a Smart Business instalou a fabrica na região 2 por se tratar de uma região com renda média comprada as demais e pelo custo de transporte dos produtos, passamos a priorizar a ordem de entrega na região 2 até o trimestre 6, nos trimestres 7 e 8 priorizamos a região 3 tendo em vista maior quantidade de demanda e custo de logística dentro da média, possibilitando assim a organização a ter um lucro acima do planejado.

  1. Apresente e caracterize os principais concorrentes da organização, descreva o posicionamento competitivo assumido pela empresa e as principais mudanças havidas no ambiente, com seus impactos no mercado. (Matheus)

No contexto, identificamos e classificamos os concorrentes com as 7 organizações que participaram da rodada de simulação de estratégias, a posição e as decisões adotada refere-se o direcionamento entre a missão e a visão, que resulta nos resultados obtidos, alguns mais favoráveis que o resultado da empresa Smart Bunisses. O principal concorrente da Smart Business foi à empresa FOCCOS STARK CORPORA, do qual ficou em primeiro lugar no ranking final. 

  As mudanças no macro ambiente observados, ao decorrer das rodadas são as classificações das empresas, pois isso resulta particularmente a participação das organizações no mercado. A colação de cada empresa, quanto a investimentos, produção, vendas, propaganda, logística, pessoas e de outros recursos faz toda a diferença, quanto os resultados são positivos há uma grande possibilidade que alcançar novos mercados, elevando os status da empresa, transformando diretamente o cenário de atuação.

  1. Justifique para os Acionistas/Investidores (representados aqui pelo professor da disciplina-âncora) o desempenho obtido pela empresa, comparativamente aos demais concorrentes (considere a pontuação obtida nos objetivos e no ranking final). (Renata)

A Smart Business S/A obteve um desempenho dentro da média nas regiões de atuação ao longo dos trimestres, apesar da expansão da fabrica não ter sido adequada à demanda nós conseguimos obter um lucro de 3,8015 % ficando apenas com uma diferença de mais ou menos 7,3875% do nosso principal concorrente.

Apesar da estratégia utilizada pela organização não ter sido adequada deixando a empresa sem foco claro e objetivo nós nos destacamos na localização da fabrica com a economia na logística, isso possibilitou o bom desempenho da empresa na entrega dos nossos produtos, a produção também foi um ponto de destaque, conseguimos manter os níveis de programação compatível com o aumento sazonal da demanda.

A liderança de mercado na região 2 foi um dos nossos principais objetivos do qual ficamos com a média de 19,1166%  contra 26,5956% do primeiro colocado, a justificativa para uma media com diferença de 7,479% está na realização das previsões de demanda e capacidade da produção o que acarretou a perca na liderança do nosso principal mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com