TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APTS FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS; PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.845 Palavras (12 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

Nome e Ra

MANAUS-AM

2015

Nome e Ra

APTS FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS; PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

[pic 2]

MANAUS-AM

2015

Índice

Introdução

04

Estudo de caso do Assistente Social André na UBS

05

Quadro de atividades do assistente social na ubs

06

Violência contra homossexuais, violação de direitos das crianças e adolescentes

05

Relatório de visita ao paciente

08

Conclusão

11

Referencias bibliográfica.

12

INTRODUÇÃO

Este apts tem por objetivo fazer uma análise dos problemas vivido, pelo assistente social recém-formado, de nome André, presta um concurso público no município de valdenópolis e é aprovado, no cargo de assistente social e foi lotado em uma unidade básica de saúde (ubs) localizada em um bairro distante do centro, ou seja, na periferia da cidade, analisando um texto, e fazendo um relatoria sobre os assunto abordado, colocando o ponto de vista de assistente social, norteando o conhecimento  sobre a matéria fundamentos das políticas sociais; psicologia e serviço social, fazendo um relatório sobre o assunto.


ESTUDO DE CASO DO ASSISTENTE SOCIAL ANDRÉ NA UBS

Um Assistente Social recém-formado, de nome André, presta um concurso público no município de Valdenópolis e é aprovado. A partir da sua nomeação, ele tomou posse no cargo de Assistente Social e foi lotado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em um bairro distante do centro, ou seja, na periferia da cidade.

Muito contente por ter sido aprovado, André não vê a hora de começar a trabalhar, apesar de nunca ter vivenciado a realidade de uma UBS durante o estágio curricular e, por isso, procura material para se informar a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao chegar à referida Unidade, apresenta-se ao profissional responsável, que o encaminha a uma sala no final de um corredor, que será o seu local de trabalho. Logo em seguida, a supervisora leva-o para conhecer os demais setores da UBS para que se ambiente e seja apresentado aos demais profissionais.

No dia seguinte, André chega bem cedo no trabalho e verifica que existe um grande número de pessoas que esperam atendimento e que na triagem estava uma pessoa que não parecia ser muito agradável na recepção, pois muitos saíam de lá reclamando. Ele também notou que os outros profissionais, que estavam trabalhando corriam de um lado para outro durante todo o dia e ele mal conseguia conversar com eles.

De repente, ouve-se um burburinho e o nome dele é gritado pela recepcionista. Ele sai correndo, vê um veículo do SAMU estacionado no corredor da Unidade e um tumulto de pessoas correndo de lá para cá.

Ele se aproxima da ambulância e verifica que lá dentro tem uma pessoa ferida. É um jovem rapaz que está machucado e com a roupa rasgada e ensanguentada, que é encaminhado para o atendimento de emergência e André, meio atônito, fica seguindo o rapaz, um pouco perdido, sem ter ideia de como proceder.

Depois do atendimento médico e da identificação do rapaz, este é encaminhado à sala do Assistente Social. A responsável pela Unidade o alerta que foi mais um caso de violência contra um adolescente e que não era a primeira vez que isso acontecia.

André solicita que o jovem se sente e, então, começa a realizar a anamnese para coletar dados referentes à situação em que se encontra o jovem.

Obtém a informação de que ele é menor de idade, parou de estudar desde os quinze anos e foi expulso de casa por seu pai, quando descobriu que ele era homossexual. A partir daí, o jovem passou a viver na rua e, de vez em quando, dormia na casa de algum conhecido. Atualmente tem dezesseis anos e, para sobreviver, faz alguns “bicos” na rua, inclusive prostituindo-se.

Durante a madrugada, foi agredido exatamente quando estava esperando um “cliente” numa esquina do bairro, momento em que surgiram alguns jovens munidos de pedaços de pau, que começaram a espancá-lo e a agredi-lo com palavras de baixo calão, referindo-se à sua orientação sexual.

Ele não teve como se defender ou sair correndo e foi deixado na calçada, desmaiado, até que uma prostituta que estava passando pelo local chamou a ambulância e o SAMU o levou para a Unidade Básica de Saúde.

André continuou indagando o rapaz e verificou que ele fazia uso de drogas como o “crack” e que já tinha tentado várias vezes arrumar emprego, mas, não conseguia porque não tinha documentos e nem formação profissional. Além disso, sentia que existia certa rejeição à sua pessoa, devido à sua orientação sexual.

O Assistente Social levantou também os dados relativos à residência de seus pais e descobriu que ele também tinha outros familiares, que residiam na cidade, mas, que ele não os via há muito tempo.

André percebeu, então, que estava diante de um caso urgente, uma situação que exigiria vários encaminhamentos e orientações.

QUADRO DE ATIVIDADES DO ASSISTENTE SOCIAL NA UBS

Diretrizes que orientam o trabalho do Assistente Social em UBS

Obstáculos encontrados para realização do trabalho.

Sugestões para aperfeiçoamento do trabalho do A. S.

estar articulado e sintonizado ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS; • conhecer as condições de vida e trabalho dos usuários, bem como os determinantes sociais que interferem no processo saúde-doença; • facilitar o acesso de todo e qualquer usuário aos serviços de saúde da instituição e da rede de serviços e direitos sociais, bem como de forma compromissada e criativa não submeter à operacionalização de seu trabalho aos rearranjos propostos pelos governos que descaracterizam a proposta original do SUS de direito, ou seja, contido no projeto de Reforma Sanitária; • buscar a necessária atuação em equipe, tendo em vista a interdisciplinaridade da atenção em potencializar a participação dos sujeitos 31 sociais contribuindo no processo de democratização das políticas sociais, ampliando os canais de participação da população na formulação, fiscalização e gestão das políticas de saúde, visando ao aprofundamento dos direitos conquistados.

Em uma análise, podemos ver várias barreiras devido ao sistema político em que vivemos e ela falta de estruturas para realizar o trabalho e atendimento ao público.

Falta de equipamentos logísticos para realizar o atendimento.

Falta de profissional em áreas especificas ara ajudar no acampamento do trabalho.

Criação de projeto social e implantação do mesmo, desenvolvimento de trabalho social votado para área da saúde.

Desenvolvimento do profissional dentro da ubs.

Reconhecimento da prática da A.S na ubs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (759.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com