TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRIOCS TEÓRICOS-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO DE JOINVILLE - SC

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 

JOSEANE SEILER LUDOVINO

RA 9507353768

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRIOCS TEÓRICOS-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

TUTORA EaD VALÉRIA ROSSI LOURENÇO

JOINVILLE / SC

2015

SUMÁRIO

Passo 1 – Postura do Assistente Social segundo Código de Ética.  ...................3

Passo 2 – Carta da Terra e o Contexto Social.  ......................................................4

Passo 3 – Sustentabilidade e Serviço Social. ........................................................5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

_ Código de Ética do Assistente Social.  Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_1965.pdf. Acesso em: 28 out. 2013.

Carta da Terra. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em: 05 jun. 2014.

_ NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória das sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estud. Av. [on line]. Vol.26, n.74, PP. 51-64. ISSN 0103-4014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v26n74/a05v26n74.pdf . Acesso em: 30ago. 2013.

_ SARMENTO, Hélder Boka de Moraes. Ética e Serviço Social: fundamentos e contradições. Ver. Katálysis [on line]. 2011, vol.14, n.2, pp. 210-221. Issn 1414-4980. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rk/v14n2/08.pdf . Acesso em: 30 ago. 2013.

_ ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Desenvolvimento sustentável: uma perspectiva econômico-ecológica. Estud. Av. [on line]. 2012, vol.26, n.74, pp. 65-92. ISN 0103-4014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v26n74/a06v26n74.pdf. Acesso em: 30 ago. 2013

_ OLIVEIRA, Simone Barros de. Desenvolvimento Sustentável e cultura de paz. Desafios para o serviço social. Dissertação de mestrado. PUC/RS, Porto
Alegre, 2005.

- IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na Contemporaneidade. Trabalho e formação profissional. 11. ed. São Paulo, Cortez, 2007.

.

Postura do Assistente Social segundo Código de Ética

O Código de Ética é um valioso instrumento de apoio e orientação a ao profissional de Serviço Social para desempenhar sua profissão, sendo obrigado a respeitar as exigências previstas na Legislação que lhe é especifica.

O CFAS - Conselho Federal do Assistente Social, no item IV, art.9º do regulamento, aprovado pelo Decreto 994 de 15 de maio de l962. A prova o Código de Ética, baseado em direitos fundamentais do homem e as exigências do bem comum, princípios reconhecidos pela filosofia do Serviço Social.

O profissional, deve respeitar a dignidade da pessoa humana que é um ser livre e inteligente; respeitar também, as posições filosóficas, religiosas e políticas daquelas a quem se destina a atender e/ou acompanhar, prestando-lhes os serviços devidos com autodeterminação

 O código foi elaborado para que, junto com seu grupo, comunidade e seus clientes, o profissional tenha o sentido de justiça, empregando o máximo dos seus conhecimentos e o melhor de sua capacidade profissional, para solucionar os vários problemas sociais.

O profissional deverá ter uma assistência social perseverante, não abandonando nenhum trabalho, sem um motivo justo, tratando os superiores, colegas e subordinados com respeito e cortesia, com discrição, lealdade e justiça, convívio que o trabalho lhe impõe.

Respeitar o nome da Entidade que o emprega para que a mesma, alcance seus objetivos, mas ao mesmo tempo com uma postura política mostrando que ele não deve ser um profissional neutro

O Assistente Social alinhado ao seu Código de Ética, com certeza será um profissional bem alicerçado, trabalhando de forma justa, correta e com condições de proporcionar o bem estar social do cidadão.

Carta da Terra e o Contexto Social.

O planeta Terra encontra-se num dos seus momentos mais críticos da sua história, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. Devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito à natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz para que possamos continuar vivendo num planeta acolhedor.

Nós temos um papel muito importante, precisamos agir com consciência diante dos recursos naturais. Pensar que eles são inesgotáveis e pensar em como estamos utilizando os recursos naturais, não deixando apenas a responsabilidade para as empresas, escolas, sociedade, política e para o Estado a sustentabilidade e sim colocarmos em prática o compromisso que passa em cada um de nó, por cada indivíduo que é o compromisso com a sustentabilidade como uma sociedade preservada.

No que se refere à questão econômica, a consciência do cidadão
deve ser direcionada aos limites e ao potencial do crescimento econômico,
bem como de seus impactos socioambientais sobre a sociedade. Todos esses
aspectos estão relacionados à sobrevivência do planeta como morada da
sociedade humana (UNESCO, 2005).

Portanto, a satisfação das gerações atuais na economia, política e na sociedade como um todo, não pode comprometer a satisfação e o direito das gerações futuras.




Sustentabilidade e Serviço Social.

No século XXI, após a Revolução industrial, com a reestruturação da sociedade onde os trabalhadores eram explorados pela burguesia que visava apenas o lucro, a tecnologia trouxe benefícios e desafios. Muitas vezes a máquina tomou o lugar do ser humano que eram exploradas e excluídas aumentando o abismo social entre as classes, onde o progresso econômico não pode dar-se à custas dos recursos naturais, sem nenhum critério ou limite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com