TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

Por:   •  21/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 3ª SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO

SERVIÇO SOCIAL II

 PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

Amanda de Cassia H. da Silva

RA: 3198266808

Debora Mesquita

RA: 8741163976

Eriomaria Evangelista dos Santos

RA: 8513863875

Maria Aparecida Serafim

RA: 8379840269

Simone Cristina de F. Germano

RA: 8516847057

Desafio Profissional

Título: Os parâmetros de atuação dos assistentes sociais e psicólogos na Política de Assistência Social

Tutora Distância: Marilene Massaro

Osasco, 15 de Abril de 2015

        SUMÁRIO

Introdução.....................................................................................................................3

Transformações que o período da Ditadura trouxe para a Psicologia........................ 3

Principais acontecimentos que marcaram o serviço social durante o período da Ditadura....................................................................................................................... 4

Período da Ditadura: semelhanças ou diferenças que o período produziu sobre

o Serviço Social e a Psicologia....................................................................................5

Interface entre as duas profissões...............................................................................5

Bibliografia...................................................................................................................6

Introdução

O Brasil viveu uma Ditadura Militar, onde a sociedade foi calada pela força, perseguição, repressão, tortura, dominando totalmente as classes populares.

Somente entre o ano de 1972 a 1974 alguns assistentes sociais elaboraram uma crítica de esquerda baseando em Althusser, método este que repercutiu no serviço  social brasileiro em uma intervenção e militâncias dos profissionais trazendo uma visão disforme da realidade social.  

Neste cenário histórico a psicologia que já era regulamentada, passou de uma visão individualista para uma visão coletiva.

A constituição foi um marco para a assistência social no Brasil que junto com a saúde e a previdência constituem-se no sistema brasileiro de seguridade nacional, buscando afirmar os direitos sociais, agregando as relações entre o homem no cotidiano da vida social, sob o ponto de vista teórico, politico e técnico, promovendo uma unidade entre estes profissionais, cada um com sua especialidade, buscar assim o bem estar da população menos favorecidas diminuindo a desigualdade social.

Transformações que o período da Ditadura trouxe para a Psicologia

  A Psicologia era associada a classes Burguesa da Sociedade Brasileira que buscava contribuir com estudos sobre as intervenções de caráter Higienista, Moralizante e Normatizado focadas principalmente da população pobre.

Podemos observar que a mudança do foco de atuação dos profissionais com o fim da Ditadura Militar saiu da visão individualizada / privada para a construção de posicionamento atenta ao coletivo/social.

As transformações das práticas profissionais da Psicologia foram de muita importância para o reconhecimento da profissão no País. Com isso, a Psicologia na comunidade e nas políticas públicas, inicia-se um processo de conquista pela diminuição das desigualdades social e políticas, culturais e econômicas do País.

Principais acontecimentos que marcaram o Serviço Social durante o período da Ditadura

O assistente social da época da ditadura limitava-se apenas a tratar das politicas social nas comunidades, contraria aos obstáculos do novo regime ate então ditatorial.

Os reflexos resultaram na desmoralização e mudança dos movimentos políticos que se fortaleciam no período populista, tais como MEB movimento de educação de base, sindicalismo rural e movimentos de alguns segmentos da categoria dos assistentes sociais que atuavam buscando os interesses dos setores populares, juntamente com a igreja católica faziam com que a classe menos favorecidas se sentisse amparada, sendo que na verdade estavam sendo controladas e vigiadas à classe dominante.    

Assim com novas posturas estruturais e ideológicas, inicia o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, assumindo três pontos de norteio: modernização, atualidade e ruptura.

Passa a buscar meios de desvincular-se do conservadorismo e alcançar um novo perfil profissional.

Nessa trajetória surgem documentos de grande importância e significativa para o  Serviço Social e são estes os documentos: Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto de Boa Vista que são de grande valia ao Serviço Social.

Período da Ditadura: semelhanças ou diferenças que o período produziu sobre o Serviço Social e a Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (218.9 Kb)   docx (320.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com