TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Pólo de Goiânia-GO

Desafio Profissional

Serviço Social

 4 º Período de Serviço Social

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

Tutor EAD: Profª Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutor EAD: Profª Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Joelma – RA -

 – RA -

Goiânia, Setembro de 2015

Passo 1

 As principais diretrizes são: a Reforma da Previdência inserida no bojo da Reforma do Estado, que vem sendo implantada paulatinamente e possui características de uma contra-revolução (Guerra, 1998) ou contra-reforma; a defesa do SUS para os pobres e a refilantropização da assistência social, com forte expansão da ação do setor privado na área das políticas sociais.

A contra-reforma do Estado atingiu a Saúde através das proposições de restrição do financiamento público; da dicotomia entre ações curativas e preventivas, rompendo com a concepção de integralidade através da criação de dois subsistemas. O subsistema de entrada e controle, ou seja, de atendimento básico, de responsabilidade do Estado, uma vez que esse atendimento não é de interesse do setor privado.

 Estrutura física adequada; Falta de capacitação dos profissionais da Ubs; Falta de equipamentos na sala.

Capacitar os profissionais da Ubs; Estruturar a Ubs; Acolhimento por parte dos profissionais.

Passo 2

 Já existem, desde 2002, planos e projetos a partir dos quais se tem pensado políticas públicas para estes segmentos, como o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNPCDH-LGBT), elaborado a partir das propostas aprovadas na I Conferência Nacional LGBT (2008) e o Programa Nacional de Direitos Humanos III, ambos de 2010. Todavia, a falta de efetividade das poucas políticas públicas voltadas para a população LGBT ainda se manifesta em praticamente todas as áreas da atuação governamental.

  •  Oferecer aos usuários da UBS maior qualidade de atendimento na sala de espera;
  •  Proporcionar uma vivência em diferentes dimensões de atuação profissional;
  •  Possibilitar ao usuário informações de como prevenir ou cuidar da saúde;
  • Promover troca de experiências e saberes entre usuário/ estagiário
  •  Realizar dinâmicas educativas com familiares e pacientes na sala de espera.

 O trabalho tem que ser realizado com uma equipe multidisciplinar sim, pois o resultado e muito melhor. Trabalho em conjunto com: Médicos, enfermeiros, Psicólogos, Recepção, Técnico de Enfermagem e Dentistas.

Atualmente esses Planos e Programas voltados para a classe social mais baixa, ou seja, na parte da Assistência Social,  não consegue suprir as necessidades das pessoas que  precisa. Tem muito que se por em prática e cumprir com o papel que se destina.

O trabalho do Assistente Social, precisa ser bem elaborado, bem feito, para que se possa chegar ao objetivo final que é proporcionar uma melhor qualidade de vida aquelas pessoas que realmente necessita.

Passo 3

Teria que ter sido melhor, pois de acordo com o relato: de repente, ouve-se um burburinho e o nome dele é gritado pela recepcionista. Ele sai correndo, vê um veículo do SAMU estacionado no corredor da Unidade e um tumulto de pessoas correndo de lá para cá. O que se pode verificar é que os profissionais dessa Unidade não estão capacitados para atender esse tipo de ocorrência, pois é todos ficam correndo de um lado para o outro sem saber o que fazer. A qualidade do atendimento tem que ser o melhor possível, pois o paciente necessita desse acolhimento, pois ele já esta debilitado. O paciente precisa ser bem acolhido, tratado com respeito e dignidade.

O Assistente Social de acordo com o relato do jovem, ele ira apresentar soluções para o caso. Fazendo uma entrevista com o jovem ele pode perceber que se precisa de uma equipe completa para ajudá-lo a enfrentar todos os problemas aos quais ele vem passando. A formação desse profissional e de suma importância para poder ajudar esse jovem. Tem que ter bastante conhecimento e saber o que realmente precisa, para tentar ajudar de forma que se possa ter o resultado esperado.

Existi sim são eles: O Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNPCDH-LGBT), elaborado a partir das propostas aprovadas na I Conferência Nacional LGBT (2008) e o Programa Nacional de Direitos Humanos III, ambos de 2010. Todavia, a falta de efetividade das poucas políticas públicas voltadas para a população LGBT ainda se manifesta em praticamente todas as áreas da atuação governamental. O que precisa é que se ponha em pratica de verdade. E faça valer os direitos desses cidadãos.

Passo 4
Relatório Social

Técnico(s): André dos Santos /Assistente Social/ UBS Central
Data:  20/09/2015

1-Identificação
Nome: Carlos Silva de Souza
Data de Nascimento: 06/07/1998 Idade: 16 anos
Documento de Identificação: não possui    Nº: Validade: -
Naturalidade: Goiânia/Go     Nacionalidade: Brasileira
Nível de instrução: Ensino Médio Incompleto
Profissão / Ocupação: - Não tem.
Local onde vive atualmente: morador de rua
Telefone:
Outros:


2-Instrumentais utilizados (Fontes e Metodologia para o levantamento dos dados)

Entrevista com o jovem na UBS do município de Goiânia/Go
Visita domiciliar – Não teve.
Outros

3-Problemáticas identificadas no atendimento:

Falta de atendimento humanizado e multiprofissional, falta de organização ao atender o paciente (recepcionista, enfermeiros, médicos, etc), pois os mesmos corriam de um lado para o outro e não trabalhavam em conjunto.  Pareciam que não estavam preparados para atender esses casos de urgência. Falta de treinamento por parte da recepção.

4-História da situação de saúde e desenvolvimento psicossocial:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (776.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com