TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAPROVEITAMENTO DE ENTULHO DAS OBRAS DE MOBILIDADE URBANA: O CASO DA AVENIDA DOM PEDRO I.

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO INTERDISCIPILINAR DIRIGIDO I

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

REAPROVEITAMENTO DE ENTULHO DAS OBRAS DE MOBILIDADE URBANA: O CASO DA AVENIDA DOM PEDRO I.

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

Ademir A. da Silva França, Eduardo A. Costa , Leonardo S. Bicalho, Nicolino Honório Lopes, Rodrigo Inácio de Matos

Professor orientador: Warlei Agnelo de Oliveira

Professores Co-orientadores: Alexandra Regina R. de Almeida Maia, Cynthia da Silva Barbosa, Schubert Soares Pereira Junior, Wesley Teófilo de Oliveira.

1. TEMA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA

2. SUBTEMA: SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL

3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA / DESAFIO TÉCNICO

Grandes obras públicas costumam gerar grandes quantidades de resíduos sólidos. E, caso esta disposição seja irregular, pode trazer problemas como o esgotamento prematuro de áreas de deposição final, obstrução dos elementos de drenagem urbana, degradação de mananciais, poluição nas vias públicas, principalmente nas áreas periféricas e consequente prejuízo à saúde do cidadão e aos cofres públicos.

Para isso, a reciclagem de entulho na própria obra pública começa a se tornar interessante e até mesmo obrigatória. Apresentar através das informações adquiridas a real situação no processo construtivo, o alto índice de perdas do setor civil. Apresentar porque no Brasil, 98% das obras utilizam ainda métodos tradicionais de construção, gerando os índices médios de perdas que fornecem estimativas do quanto se desperdiça em materiais de construção. (Zordan, S. E. Entulho da indústria da construção civil. Texto técnico, acesso em Setembro de 2014).

4. OBJETIVO

O objetivo é analisar o processo de reciclagem de entulho realizado nas obras de requalificação da Av. Dom Pedro I em Belo Horizonte e suas consequências, além de realizar um protótipo e um vídeo.

5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Além de pesquisas bibliográficas, será feita visita técnica aos órgãos públicos responsáveis pelas obras civis de implantação do sistema de mobilidade urbana; Empresas contratadas e responsáveis pelas demolições dos imóveis no perímetro da avenida, a fim de observar as estruturas de processamentos dos resíduos e dos locais de descarte e/ou aterros. Verificação da obrigatoriedade da reciclagem e reaproveitamento de resíduos foi uma imposição expressa no edital de contratação da obra de ampliação.

O protótipo será uma usina de reciclagem, em escala reduzida, mostrando como é feito todo o processo para reciclagem de entulho. O vídeo será da avenida Dom Pedro I antes de suas demolições e após o mesmo.

5.1 Interdisciplinar

• 5.1.1 - Cálculo Diferencial - Professora Alexandra- Comparação do custo de obra com aproveitamento do entulho e sem aproveitamento.

• 5.1.2 - Química Geral - Professor Schubert- Apresentar a composição química da sílica "areia".

• 5.1.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com