TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO DA REDE DE SUPERMERCADOS ASSAÍ

Por:   •  15/5/2016  •  Monografia  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  1.805 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP – UNIVERISDADE PAULISTA - CAMPUS ALPHAVILLE[pic 1]

MBA ENGENHARIA LOGÍSTICA

 ENGENHARIA DE CDS

ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO DA REDE DE SUPERMERCADOS ASSAÍ

Eduardo da Silva Cardoso – RA: 932824-6

Eliseu Santos Alves – RA: 931988-4

José Azevedo de Oliveira Junior – RA: 931881-7

Matheus Ferreira Francisco – RA: 932156-4

Orientador:

Prof. Me. Cassio Morelli

UNIP – UNIVERISDADE PAULISTA - CAMPUS ALPHAVILLEMBA ENGENHARIA LOGÍSTICA[pic 2]

ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO DA REDE DE SUPERMERCADOS

Este trabalho pretende apresentar uma proposta operacional para a armazenagem e distribuição da rede de supermercados. Recebemos o seguinte desafio: “A empresa hoje é uma das mais tradicionais atacadistas de autosserviços do Brasil”. O foco principal é oferecer aos Clientes um atendimento diferenciado para aqueles que não compram muito e aqueles que precisam de grandes quantidades, suas lojas tem como objetivo ser o estoque de pequenas empresas um local onde o cliente pode se fazer sua reposição diária, pois sendo assim não necessita de efetuar compras para longos períodos de estoque.

AGRADECIMENTOS

A todos durante a jornada deste curso, amigos e professores que dividiram conosco um pouco das suas energias, seus conhecimentos e das suas vidas, e com a ajuda dessas pessoas chegamos até aqui.

Agradecemos a Deus por ter beneficiado através do contato com essas pessoas.

À nossas famílias pelo apoio moral e pela confiança depositada em nós, que proporcionou força, possibilidade e determinação para conclusão desse objetivo.

Introdução

a empresa

A história da Assaí Atacadista começou em 1974, em São Paulo, com o proposito em oferecer soluções em abastecimento para o pequeno transformado, até o ano de 2006 apenas tinha 14 lojas, no ano de 2007 passou a fazer parceria com o grupo Pão de Açúcar a partir desse ano passou a crescer constantemente no ano de 2013 já tinha 87 lojas, atualmente possui 96 lojas em 13 estados brasileiros, e ainda está em plena expansão, com aproximadamente mais de 7 mil itens de grandes marcas nacionais e importadas de mercearia, alimentos, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza.

No ano de 2014 com a inauguração de 9 unidades, para poder ter uma melhor agilidade no abastecimento de suas lojas, e visando um lucro ainda maior, a empresa consegue obter um lucro de 8,3 bilhões no ano com uma expansão de 32,7% em relação ao ano de 2013, já no primeiro semestre de 2015 já com início de crescimento 26% das vendas liquidas, em comparação ao ano de 2014.

Mais de 120 milhões de clientes passam anualmente por suas lojas, seus principais clientes de pequenos e médios comerciantes são;

  1. Transformadores
  2. Utilizadores
  3. Revendedores
  4. Clientes Finais
  5. Empresários     

METODOLOGIA

        Matias-Pereira (2012, p.31) conceitua metodologia como sendo “o emprego do conjunto dos métodos, procedimentos e técnicas que cada ciência em particular põe em ação para alcançar os seus objetivos”.

Aos meios de investigação adota-se a pesquisa bibliográfica, a de campo e o estudo de caso. É bibliográfica, porque para a fundamentação teórica utilizou-se de material disponível ao público em geral, como livros. É de campo, porque se coletou dados na organização pesquisada. Classifica-se também como estudo de caso, uma vez que, levantaram-se informações sobre a organização Assaí Atacadista, na perspectiva dos seus pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças, utilizando-se como ferramenta a análise SWOT.

O universo da pesquisa de campo compreende as lojas Assai Atacadista, localizados na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, utilizando como amostra a Loja da Vila Carrão.

Para a realização da pesquisa de campo utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista com o Subgerente, e a Analista de Marketing abordando-se aspectos do ambiente interno e os aspectos do ambiente externo.

ANALISE DE DADOS

A analise a seguir permite perceber os pontos fracos e fortes da organização, bem como oportunidades e ameaças do ambiente externo.

ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO DA LOJA

Os dados do ambiente interno serão demonstrados através de tabelas.

[pic 3]

        Conforme pode se observar no quadro ...

ANÁLISE DE DADOS AMBIENTE EXTERNO DA LOJA

        

        Quando avaliamos o ambiente externo, observamos algumas oportunidades e ameaças;

  • Ameaças; São bem expressiva a grande quantidade de concorrentes no mercado a possibilidade de novos concorrentes surgirem e o crescimento dos concorrentes no mercado. Percebe-se, também, que algumas dessas empresas vêm investindo na melhoria de suas estruturas, em estoque, informatização, atendimento, distribuição e buscando o aumento de sua participação no mercado. A empresa deve buscar o crescimento e desenvolvimento de suas atividades, de forma a acompanhar todo o mercado a sua volta e com o crescimento dos seus principais concorrentes e não permitir que a entrada de novos concorrentes torne atrativa para seus clientes. Outro fato são os treinamentos para obter um atendimento oferecido com diferencial, buscando sempre melhorar, com intuito de garantir a satisfação dos seus clientes.
  • Oportunidades; primeiramente modelo atual que se encontra se sugere uma reforma na atual loja, hoje na localização atual não se tem uma marca forte na Região e com isso a a perspectiva de crescimento no local e maior, apesar de ter pequenas mercearias e minimercados, sua concorrência não e tão grande em comparação com as demais marcas que possuem a mesma força.

Classificação da Curva Abc

Todo um planejamento das atividades do setor de estoque é necessário para a integração com as demais atividades da empresa, para que ele tenha sucesso no atendimento dos seus objetivos básicos e na redução dos custos operacionais da empresa sem a perda da qualidade do produto ou serviço. Uma ferramenta de grande utilidade para análise de estoque é a curva ABC, pois permite identificar aqueles itens que mereçam atenção e tratamento adequados quanto a sua administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com