TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARRENDAMENTO MERCANTIL – LEASING FINANCEIRO

Por:   •  18/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

FINAME

É uma empresa pública ligada ao BNDES, na qual administra diversas linhas de financiamento para máquinas e equipamentos industriais. Os recursos são repassados através de instituições financeiras para as empresas nacionais de pequeno e médio porte.

O financiamento pode chegar até 90 % do valor do bem, incluído nesse valor o ICMS e o IPI. A amortização varia de 1 a 5 anos. Além dos encargos financeiros cobrados, também é paga uma remuneração ao agente, chamada de del credere. Além disso, existe comissão de reserva de capital, representada por um percentual cobrado e calculado sobre o valor liberado, esse valor é calculado proporcionalmente ao número de dias decorridos entre a data de reserva do financiamento e a data de liberação dos recursos.

ARRENDAMENTO MERCANTIL – LEASING FINANCEIRO

        Operação que envolve a aquisição de um bem por uma empresa arrendadora, para cessão a um terceiro, na qual usará o bem por um prazo determinado. Quando o contrato chegar ao fim, o cliente poderá escolher uma das seguintes opções:

  • Comprar o bem por um valor previamente contratado;
  • Não exercer a opção de compra;
  • Renovar o contrato de arrendamento.

O prazo mínimo de contrato é de 2 anos, para um bem com vida útil estimada em até 5 anos, e de 3 anos aos demais. O leasing financeiro é similar a um financiamento.

Principais encargos:

  • Taxa de juros;
  • Taxa de abertura de credito;
  • Despesas adicionais, como: seguros, registros de contratos...;
  • Impostos sobre serviços;
  • Valor residual garantido.

CAPITAL DE GIRO

        Representa o valor total dos recursos demandados pela empresa para financiar seu ciclo operacional. Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco, etc. É o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar).

Até se transformar novamente em dinheiro, o valor inicial do capital de giro vai sofrendo acréscimos a cada transformação, assim quando retornar ao estado de dinheiro, o valor final deve ser maior que o inicial.

        Isto é fundamental para a empresa, pois é preciso recuperar todos os custos e despesas incorridos durante o ciclo operacional e obter o lucro.

VENDOR

        Uma operação no qual o fornecedor vende a prazo mas recebe a vista, mas assume junto a instituição financeira o risco de não pagamento. Essa operação oferece melhores condições para os compradores, proporcionando também o aumento das vendas.        

DESCONTO DE DUPLICATAS

É uma forma que a empresa tem disponível quando faz venda parcelada, podendo assim ela junto ao banco descontar essas duplicatas a onde o banco antecipa o valor em conta corrente cobrando juros antecipadamente.

Os títulos negociados são transferidos para a instituição, mas a empresa é corresponsável pelo pagamento dos mesmos em caso de não liquidação pelo devedor. Neste caso, a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa o valor de face do título não liquidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com