TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO RECURSOS HUMANOS

Por:   •  20/5/2020  •  Artigo  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Sidney Patrick Fortunato Gomes¹

Cristiana Correia de Melo²

RESUMO

A globalização e as mudanças tecnológicas, fizeram com que as organizações  adotassem mudanças na estrutura organizacional e  administrativa das empresas. Essas mudanças se referem principalmente ao  modo de encarar as pessoas que as compõem. Por acreditar que as pessoas são a essência das empresas, este trabalho demonstrou a importância das pessoas e de como saber lidar com elas e  influenciar nos resultados das organizações. Para gerir pessoas não se pode mais ter uma visão mecanicista, metódica, é preciso discutir e entender as diferenças entre as técnicas obsoletas e as modernas juntamente com a gestão da inovação e do conhecimento. Precisamos resgatar o papel do ser humano nas organizações, com a finalidade de torná-los competentes para atuar em suas atividades como colaboradores. Adotando essa postura, a organização terá o  capital humano como seu grande diferencial competitivo. Uma gestão de pessoas eficaz aliada a gestão da inovação e conhecimento garantem vantagens competitivas importantes e difíceis, podemos dizer quase impossíveis, de serem copiadas pelas concorrentes.

Palavras Chave: Gestão de Pessoas - Vantagem Competitiva - Liderança

  1. INTRODUÇÃO

O mundo está em processo de globalização, isto é fato, principalmente nos planos econômico, tecnológico e das comunicações, o que tem ocasionado diversas mudanças na gestão administrativa das empresas. No decorrer das mudanças, a organização deve estar afinada no tocante as suas estratégias, elas precisam ser claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação. Uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta a produção como um todo.

Podemos afirmar que os seres humanos são a chave do sucesso ou insucesso das estratégias de uma organização. São eles que dão vida aos processos. Por isso, nas organizações de sucesso, o ser humano é visto como a única verdadeira vantagem competitiva sustentável. Para que isso se torne peça central da gestão das organizações, é preciso focar as relações humanas no trabalho, a gestão de pessoas tem essa essência, ela defende que por intermédio desses comandos torna-se possível compreender a natureza das organizações e as reais possibilidades de melhoria, sempre baseado em um planejamento adequado.

A atuação da área de recursos humanos nas organizações representa um importante papel voltado para o crescimento do ser humano, através dos trabalhos voltados para o desenvolvimento das pessoas, com o objetivo de melhorar os níveis de informação, conhecimento, aprendizado, qualidade de vida entre outros para toda a organização. O setor de recursos humanos, tem um papel fundamental em fornecer ferramentas para o desenvolvimento humano, e uma cultura organizacional para fortalecer o trabalho em equipe afim de atingir os objetivos da organização

Segundo autor MICHAEL PORTER “estratégia é o caminho para criar e sustentar posição Competitiva vantajosa e exclusiva no mercado, além de exercer opções excludentes na competição de escolher o que não fazer como também é criar compatibilidade entre as atividades da empresa, defendendo o desempenho diferenciado das atividades e da integração entre elas”.

Conforme definição de PRAHALAD e HAMMEL, a estratégia é o estabelecimento de metas que forçam a empresa a buscar resultados além dos seus executivos imaginam ser possível, bem como a compatibilização entre recursos e oportunidades”.

 O planejamento estratégico trata-se de um plano de ação que possibilite a organização manter, demaneira continuada, o capital humano de que necessita, com o perfil adequado, em todos os níveis; um plano capaz de identificar as ações primordiais que, uma vez  implementadas, permitam a atração, o desenvolvimento, a motivação e a retenção das pessoas certas para os momentos certos na vida da empresa. Não se trata de um plano da área de RH, mas sim o plano de recursos humanos da organização. A estratégia de recursos humanos é desenvolver, implementar e sustentar vantagens competitivas em mercados evolutivos, pois numa organização são as pessoas , as responsáveis por esta estratégia .

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A  gestão  de  pessoas  depende  de  diversos  asp ectos  de  uma  organização como  a  cultura  que  e xiste  em   cada  o rganização,  da  estrutura  organizacional adotada,  das  características  do   contexto  amb iental,  do  negócio  da s  organizações, da te cnologia utilizada, dos  processos int erno, do estilo  de gestão  utilizado e  de uma infinidade de outras variáveis importantes (CHIAVENATO, 2010).

O  setor  de  recursos  humanos  na  gestão  organizacional  é  de  suma importância  para  manter  a  vitalidade  de  uma  empresa,  assim  Dutra  (2011) compreende  como  gestão  de  pessoas  um  conjunto  de  políticas  que  permitem  a conciliação  de  e xpectativas  entre  a  organização  e  as  pessoas  para  que  ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

 A  forma  como  as  organizações  efetuam  a  gestão  de  pessoas  passa  por grandes  transfo rmações  em  todo  mundo,  sendo  esta  transformação  causada  p or grandes  mudanças  na  organização  do  trabalho,  n o  relacionamento  entre  as organizações e  pessoas,  no mod o pelo  qual as  pessoas  encaram sua  relação  com o trabalho e no comportamento do mercado de trabalho (DUTRA, 2011).  

Chiavenato  (2009)  relata  que  a s  pessoas  constituem  o  mais  importante  ativo das  organizações.  A  gestão  de  pessoas  é  representada  pela  íntima interdependência  das  organizações  e  das  pessoas.  Pessoas  e  organizações  variam  intensamente.  A   gestão  de  pessoas  dependerá   da  mentalidade  predominante  na organização,  sen do  que  atualmente,  as  organiza ções  estenderam  seu  conceito  de parceria  inclu indo  nele,  os  fu ncionários,  passando  a  trat á -los  como  parceiros,  onde cada  um  está  disposto  a  investir  seus  recursos  na  organização  na  medida  em  que obtiver  reto rnos  ad equados.  As  pessoas  deixaram  de  ser  o  recu rso  humano  para serem  tratados  como  parceiros  e  colaboradores.  Os  objetivos  dos  Recursos Humanos  (RH)  passaram  a  ser  estratégicos  para  as  empresas   com  o  intuito  de agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e m onitorar pessoas.

A área de Recursos Humanos (RH) é caracterizada pelas organizações e pelas pessoas que delas participam. As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para que possam atingir seus objetivos e cumprir sua missão. As organizações permitem que os indivíduos possam alcançar objetivos que jamais seriam alcançados apenas com o esforço pessoal isolado, portanto, as organizações aproveitam a sinergia de esforços de várias pessoas que atuam em conjunto (CHIAVENATO, 2009).

Chiavenato (2009) relata que as pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. A gestão de pessoas é representada pela íntima interdependência das organizações e das pessoas. Pessoas e organizações variam intensamente. A gestão de pessoas dependerá da mentalidade predominante na organização, sendo que atualmente, as organizações estenderam seu conceito de parceria incluindo nele, os funcionários, passando a tratá-los como parceiros, onde cada um está disposto a investir seus recursos na organização na medida em que obtiver retornos adequados.

As pessoas deixaram de ser o recurso humano para serem tratados como parceiros e colaboradores. Os objetivos dos Recursos Humanos (RH) passaram a ser estratégicos para as empresas com o intuito de agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar pessoas.

Estratégia deriva do grego strategos, significando “chefe do exército”, e os militares utilizavam esta palavra para designar o caminho da guerra visando à vitória, mas com o tempo passou a ser utilizada pelo senso comum e designada como a arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos específicos (ALMEIDA; TEIXEIRA; MARTINELLI, 1993).

A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Quase sempre, estratégia significa mudança organizada. Toda organização precisa ter um padrão de comportamento holístico e sistêmico em relação ao mundo de negócios que a circunda e onde opera (CHIAVENATO, 2010, p. 71).

A estratégia é condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e pelos objetivos principais da organização(CHIAVENATO, 2010).

A capacidade estratégica de uma empresa depende do talento de seus executivos e de sua potencialidade. Sem eficácia competitiva os recursos disponíveis tornam-se improdutivos. Uma empresa de sucesso é avaliada não só pela qualidade de seu desempenho financeiro, como também pelas habilidades de manobrar perante as turbulências ambientais, ou seja, deve-se analisar a qualidade dos recursos humanos e as forças organizacionais, além dos processos financeiros e tecnológicos (CARDOSO et al., 2012, p. 42).

[pic 2]

Imagem 1: Gestão estratégica de pessoas

Disponivel em https://www.lafscontabilidade.com.br/blog/gestao-estrategica-de-rh-o-que-e-e-como-implanta-la-na-sua-empresa/ acesso em 18 de maio de 2020.

A gestão estratégica de RH é um modelo de trabalho que se diferencia dos métodos tradicionais.Como em um jogo de xadrez, cada peça, deve estrategicamente utilizada, para alacançar o objetivo final.  Nela a coordenação é feita de forma proativa, ou seja, os profissionais responsáveis pensam à frente, buscando soluções para suprir necessidades da empresa antes que elas efetivamente apareçam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com