TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS 10 HABILIDADES IMPRESCINDIVEIS PARA UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Por:   •  17/12/2018  •  Artigo  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

10 HABILIDADES IMPRESCINDIVEIS PARA UM  EMPREENDEDOR DE SUCESSO

O empreendedorismo é um termo muito em alta, mas o que isso significa exatamente?

Existem diversas definições a respeito de empreendedorismo e empreendedor:

Para Barreto (1974), empreendedorismo é a habilidade de criar uma atividade empresarial crescente onde não existia nenhuma anteriormente, já para Peter Ducker (1974) a criatividade não depende de inspirações, mas de estudo árduo; um ato de vontade. Assim como a pesquisa sistemática pode resultar na invenção, também pode haver uma busca premeditada de oportunidades para inovar, então quem souber onde e como encontrá-la será o empreendedor e para Kets de Vries (1977) o empreendedor é o indivíduo que  satisfaz um número de funções que podem ser resumidas a inovação, gerenciamento, coordenação e risco.

 De modo geral o empreendedor é identificado pela sua paixão por criar novas oportunidades, pela sua capacidade de assumir riscos e seu desejo de inovar. Quando Peter Ducker diz que o ato de empreender não depende de inspiração e sim de muito estudo, ele deixa claro que qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor.

Vejamos algumas habilidades e competências que você deve ter para ser um empreendedor de sucesso:

1 – Mente aberta, olhos e ouvidos atentos – Isso quer dizer que para ser diferente, para criar inovação é preciso estar atento às novidades, aos desejos dos clientes, a tudo aquilo que é relevante para o seu negócio, ficar cheio de bloqueios e preconceitos ou ainda achar que já sabe tudo não vai te levar ao sucesso.

2- Visão e pró-atividade -  Você já ouviu o ditado que diz: Quem chega primeiro bebe água limpa” ? é isso...ser capaz de antecipar-se aos fatos e criar novas oportunidades, ser capaz de enxergar o que os outros ainda não conseguem ver, desenvolver produtos e serviços que tragam soluções realmente inovadoras.

3- Ser resiliente, perseverante e corajoso – significa conseguir enfrentar tempos ruins sem perder o foco, ter  a consciência de que nem tudo serão flores,  é preciso enxergar à frente e estar disposto a enfrentar as dificuldades que surgirão pelo caminho, vários estudos apontam que a maior parte das pessoas que coloca um negócio acaba desistindo logo que esbarra no primeiro obstáculo e quantas são as histórias de empreendedores de sucesso que precisaram superar diversos de desafios para se tornarem referência  no seu mercado? É preciso saber driblar as dificuldades mudando as estratégias quando necessário e enfrentar porque fugir não te leva pro topo, seja corajoso!

4 – Comprometimento – o empreendedor tem que ser extremamente comprometido, não medir esforços para alcançar seus objetivos. Em muitas situações é preciso um sacrifício pessoal, um esforço incomum para finalizar um tarefa com êxito, além disso um empreendedor de sucesso nunca cuida apenas de si mesmo, ele também acompanha a tarefa dos colaboradores e se preciso for, chega a assumir o seu lugar para finalizar o trabalho. Um empreendedor comprometido é aquele que dá o sangue pela sua causa porque sabe que o sucesso é seu!  

5- Capacidade de assumir riscos – ter disposição para assumir riscos e ser responsável pelas suas escolhas é fundamental na trajetória de um empreendedor de sucesso. Importante ressaltar que assumir riscos calculados, sentir medo ou ser destemido são coisas muito diferentes embora estejam relacionadas, veja: todo negócio envolve riscos, normalmente o risco fica dentro da escala de dar muito certo ou dar muito errado, então quando falamos em assumir riscos calculados estamos querendo dizer que é preciso avaliar suas decisões dentro desta escala, afim de tentar minimizar os riscos de o seu planejamento dar errado. Outro fator muito importante é o medo, sentir  medo é algo positivo porque quando sentimos  medo temos noção do perigo e tendo noção do perigo conseguimos avaliar outras alternativas e novas possibilidades ao passo que ser completamente destemido te faz acreditar que você é um super herói invencível e inabalável, que nada poderá dar errado e isso não é nada bom numa jornada empreendedora, por isso, no mundo dos negócios o medo também é importante, o que não podemos é nos deixar estagnar pelo medo, lembre-se coragem para enfrentar as adversidades é uma poderosa ferramenta para alcançar o seu sucesso!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com