TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características dos Empreendedores de Sucesso

Seminário: Características dos Empreendedores de Sucesso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Seminário  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 4

Empreendedorismo

Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativas para criar um novo negociam, paixão pelo que faz; criatividade na utilização dos recursos disponíveis para transformar o ambiente social e econômico onde vive.

Muito embora o conceito de empreendedorismo venha ganhando terrenos em diversos segmentos da sociedade, ainda são poucos os que o utilizam de forma adequada. O processo empreendedor não inclui somente a criação de novas empresas, tratando com capitais e empregos. Consiste também em desenvolver o espírito engenhoso do ser humano e o seu empenho em melhorar a humanidade.

É a maneira de um empreendedor, imaginar, criar, inovar, arriscar, provocar mudanças, desenvolver e realizar visões seja pela capacidade individual ou pelo processo de iniciar empreendimentos.

Características dos Empreendedores de Sucesso

 São visionários;

 Sabem tomar decisões;

 São indivíduos que fazem a diferença;

 Sabem explorar ao máximo as oportunidades;

 São determinados e dinâmicos;

 São dedicados;

 São otimistas e apaixonados pelo que fazem;

 São independentes e constroem o próprio destino.

 Ficam ricos;

 São lideres e formadores de equipes;

 São bem relacionados;

 São organizados;

 Planejam, planejam e planejam;

 Possuem conhecimento;

 Assumem riscos calculados;

 Criam valor para a sociedade.

O termo empreendedor — do francês entreprender — significa aquele que assume riscos e começa algo novo. O empreendedor é a pessoa que consegue fazer os planos acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tem desenvoltura para a área financeira e além de uma capacidade de identificar as oportunidades. Com esse arsenal, transformar ideias em realidade não é difícil. Os empreendedores possuem uma criatividade aguçada e um alto nível de energia, estes demonstram imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente o habilitam a transformar uma ideia simples e mal estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.

Não existe o verdadeiro perfil empresarial, o que existe são empreendedores que provêm de experiências profissionais, educacionais e situações familiares e vivencias profissionais variadas. Portanto, o empreendedor pode ser médico, secretária, trabalhador da linha de montagem, representante comercial, gerente, engenheiro, professor, não há uma profissão que diga que este é o perfil do empreendedor. Apesar de a literatura mostrar vários aspectos sobre as características empreendedoras, as mais fáceis de perceber são:

• Necessidade de reconhecimento; • Necessidade de poder e status; • Necessidade de segurança; • Necessidade de auto realização e inovação; • Capacidade de persuasão; • Autoconfiança; • Disposição ao risco; • Perseverança.

Inovação em tecnologia

Além da transformação provocada por diversas tecnologias emergentes - como as tecnologias da informação e da comunicação, a biotecnologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com