TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedor de Sucesso

Tese: Empreendedor de Sucesso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  Tese  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Anhanguera de Jacareí

14 de abril de 2010

Disciplina: Empreendedorismo

Docente: Gisele Miura

ATPS

Empreendedor de Sucesso

Elaine Santos; Sócia-Diretora da fábrica de chocolates Cioccolato.

Mito 1; Empreendedores são natos,nascem para o sucesso.

A estória da Elaine prova o contrário, ela foi jogadora de vôlei por dois anos, atuando na década de 80 no São Paulo Futebol Clube e no time titular do Pão de Açúcar. A fase esportista passou com a chegada da faculdade. Seus pais queriam que ela fizesse Odontologia mas ela queria fazer Direito. Como não tinha o apoio deles, ela passou a trabalhar para pagar o curso.Era época de Páscoa, e Elaine teve a idéia de fazer bombons e ovos de chocolate para vender. A produção era toda feita em casa, e os chocolates eram vendidos para vizinhos e amigos, de porta em porta mesmo. O preconceito era grande, principalmente porque ela era jovem e sem uma marca conhecida por trás.

A primeira decepção ocorreu num dia que ela fez vários ovos de páscoa e saiu para vender outros tantos que já estavam prontos. Como não tinha geladeira ou ar-condicionado na casa, quando ela chegou estavam todos derretidos. Então ela passou a madrugada toda refazendo tudo para entregar no dia seguinte. Se ela já pensou em abandonar tudo? Como toda empresária e dona de seu próprio negócio, Elaine também teve seus momentos difíceis. "Pensei em desistir sim, mas era tarde demais, já estava apaixonada pelos produtos, que eu mesma desenho", conta ela.

Elaine relata “O quanto acha que irão vender nesse ano”. Poderíamos vender muito mais se a fabrica fosse maior, porque pedidos não faltam. Mas acho que vamos ficar em 15 toneladas, quantidade muito maior que no ano passado.

Mito 2; Empreendedores são "jogadores" que assumem riscos altíssimos.

No caso da Elaine ela conseguiu um lugar físico ótimo, o Shopping Continental estava ampliando as suas instalações e abrindo novas lojas. O local era bom e o preço era acessível, mas ela foi falar com o diretor do shopping e ele achou que ela era nova demais, não iria conseguir administrar uma loja sozinha. Foi difícil porque no começo ele nem queria atendê-la, mas ela começou a ir lá todos os dias e ele acabou cedendo. A fábrica surgiu bem antes há 4 anos; são duas casas que totalizam 1000 metros de área, há uma loja que funciona no mesmo endereço da fábrica também.

O investimento foi gradativo, ao longo de vários anos de trabalho árduo e muita dedicação. Mas ela informa que já foram investidos pelo menos R$ 200.000, na fábrica e na loja. E que principalmente nos meses que sucedem e antecedem a Páscoa tem que estar disposto a trabalhar muito. Para isso dar tão certo foi necessário que todos os franqueados que contratem funcionário será aprovado por ela. Ela faz um processo rigoroso porque é a imagem da empresa que está em jogo.

Elaine informa também que normalmente o retorno padrão de toda franquia, é de 24 meses, mas na realidade o retorno acaba sendo muito mais rápido. Dividindo o lucro da Páscoa em 12 meses você consegue tirar o suficiente para o ano inteiro. Mas é preciso ressaltar que para o sucesso acontecer o profissional precisa batalhar muito, ser persistente e não ter medo de encarar os desafios. O chocolate é algo que as pessoas compram mesmo na crise. Além de ser muito bom, é antidepressivo e energético, ou seja, faz bem à saúde e reduz o nível de stress, é relaxante. Atualmente ela tem horário para entrar, mas não para sair. Os 15 dias que antecedem a Páscoa costumam ser muito puxados, é dedicação quase que 24 horas. Mas engana-se quem pensa que só se trabalha nessa época. Nas outras datas comemorativas - Dia das Mães, Namorados, Secretárias - a produção também ocorre em grande escala. Só em dezembro e janeiro que o trabalho acalma um pouco na área comercial, mas continua na produção. Como é ela que desenha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com