TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vídeo Michael Porter 1 - Estratégia Competitiva

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 2

O vídeo Michel Poter apresenta a analise da indústria e discutir como posicionar uma empresa e como criar um processo de planejamento estratégico eficaz. Poter e tratado como o autor e uma autoridade em estratégia competitiva, desse modo mostrando as vantagens competitivas e competindo em indústrias globais. No vídeo ele procurar passar alguns conceitos essenciais do desenvolvimento de estratégias.

Estratégia competitiva é o posicionamento da empresa no seu ambiente competitivo, e envolve todas as funções: produção, distribuição, logística serviços e etc.

Para desenvolver uma estratégia é preciso abordar duas questões fundamentais. A primeira é a estrutura ou atratividade da industria em que se atua. Para se criar a estratégia, é essencial saber quão bom é o jogo no qual você quer competir.

A segunda questão essencial para a estratégia é a posição da empresa em sua indústria essa estratégia precisa saber como se sair bem no setor e como não ficar abaixo da media. Ambas as questões são vitais ao se criar uma estratégia.

Analise indústria

Em qualquer setor indústria ou serviço de qualquer tipo há 5 forcas de competitividade em ação:

• A rivalidade entre concorrentes existentes,

• A luta por posições ameaça de novos concorrentes

• Ameaça de produto de substituição,

• Poder negocial fornecedores

• Poder negocial clientes.

O potencial fundamental de lucro a longa prazo é uma função de intensidade destas 5 forças competitivas. A intensidade dessas 5 forças vai determinar se um setor é lucrativo a longo prazo. Cada uma das forças competitivas é moldada por vários determinantes estruturas.

O vídeo mostra alguns tipos de setores, neles Poter explica aonde se encaixar essas 5 forças mencionadas. A estrutura sofrer mudanças podendo afetar a estrutura e as empresas ,como sua estratégia e pode alterar a estrutura do setor. para analisar essas mudanças, essas 5 forcas também são usadas.

Em alguns setores essas mudanças são negativos, que nesse caso a empresa tem que reagir a essas mudanças para a empresa não cair, e em outros setores ele pode ser positivo.

Lições de analise da indústria

A analise é o ponto de partida de toda estratégia, precisa entender a estrutura de cada setor no qual se compete.

Posicionamento competitivo

Um desempenho superior. É preciso de uma vantagem competitiva sustentável. Suas vantagens competitivas são estratégia de baixo custo, estratégia de diferenciação geral de baixo custo com um foco e de diferenciação com foco.

Liderança em custo

Conquistando a posição de baixo custo, o líder em custos transforma essa em maiores margens de lucro contato que consiga oferecer preços perto da media do setor.

Na estratégia de líder de custo ela tenta manter o custo baixo e obter vantagens dele e com isso sairá a sua vantagem. Mas ela não pode baixar demais o preço senão sua vantagem será anulada ou diminuída por ele. O custo é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com