TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CATÁSTROFES EM NOSSO PLANETA

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.515 Palavras (27 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 CATASTROFES EM NOSSO PLANETA         

2.2 A EMPESA MODERNA        

2.3 O PETROLEO MODERNO        

2.4 COMUNICAÇÃO, FATO SOCIAL E PLANEJAMENTO        

2.5 EXEMPLO DE GRÁFICO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados        

ANEXOS        

ANEXO A – Título do Anexo        



  1. INTRODUÇÃO

A população hoje passa por mudanças, estas estão ligados a valores e novas formas de enxergar problemas que afligem a todos. Como pensar um novo planeta, novas formas de energia, porque o petróleo se encontra em plena expansão, como surgiu através dos tempos e hoje se consolida, uma nova empresa e seus novos paradigmas, analise sobre os contextos sociológicos e como a empresas utilizam a comunicação em controvérsia confundindo as pessoas.


  1. DESENVOLVIMENTO

A sociedade hoje passa por uma mudança e sua estrutura, devido a forma de pensar o meio ambiente, contudo essa no forma de pensar tem origem nas catástrofes naturais que vem sofrendo nosso planeta, recentemente o mundo se solidarizou com o problema enfrentado pelo Japão, mas, isto nada mas é o resultado de anos de exploração, extrativismo e descontrole sobre o meios naturais que o planeta dispõe. A palavra socioambiental nasce como a nova visão de uma sociedade limpa em harmonia com a natureza, respeitando seus limites e caminhando juntas ao desenvolvimento. Esse novo paradigma “Como crescer sem destruir o planeta?”, transformousse no maior desafio da humanidade, com a população do planeta crescendo cada vez mais e necessitando de mais alimento, energia, moradia, trabalho e etc... segundo dados das ONU “Organização das Nações Unidas”, em 1050 a população no planeta era de 2,5 bilhões de pessoas e em 2000 já havia mais de 6 bilhões de habitantes no planeta (http://pt.wikipedia.org/wiki/Crescimento_populacional).

Neste contexto formousse a grande massa de consumo em nosso planeta assim permitindo que empresas dominassem, expandissem cada vez mais seus domínios fazendo com que a terra pagasse a conta, além disto, fazendo inocentes sofrerem sobre terremotos, aumento no níveis de água do mar, furacões, ciclones, tsunami, temporais, poluição, degradação da água potável, buraco camada de ozônio,  fome e etc.

  1. CATASTROFES EM NOSSO PLANETA.

O aumento da temperatura sobre a terra trás a tona um velho problema, a fome, Fome definição (do latim faminem) é o nome que se dá à sensação fisiológica pelo qual o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fome), hoje o maior mal existente na humanidade, entre outros fatores atento que devido transformações climáticas este fato vem crescendo e ganhando proporções gigantescas, atingindo principalmente países pobres e em desenvolvimento, geralmente são países muito populosos e sem estrutura para suportar as demandas de alimento, muitas vezes ficando a mercê da própria sorte para suprir suas necessidades.

A agricultura será uma das atividades mais afetadas pelas mudanças climáticas, pois depende diretamente de condições de temperatura e precipitação. A elevação das temperaturas das áreas tropicais e subtropicais, que incluem a maioria dos países em desenvolvimento, como o Brasil, afetará diretamente a produção agrícola. Há estimativas de que os países em desenvolvimento perderão 9% de sua capacidade de produção agrícola até 2080 se as mudanças climáticas não forem controladas. A América Latina está entre as regiões em que a agricultura será mais afetada: o potencial produtivo deverá cair 13%, proporção só menor do que a da África (17%), e maior do que a da Ásia (9%) e do Oriente Médio (9%). A produção de milho na América Latina deve sofrer uma queda de 10% até 2055, e, no Brasil, de 25%, o que aumentará a fome entre as populações que dependem deste cultivo agrícola para a sua subsistência2. (http://uc.socioambiental.org/agrobiodiversidade/agrobiodiversidade-e-mudancas-climaticas)

Com o aquecimento global também há eventos de proporções devastadoras de ordem física e psicológica, entre elas sito tempestades como as que temos acompanhado no nosso país, fato acorre em quase todo o mundo tendo ceifado vidas e deixando estragos por onde acontece, em recente reportagem do jornal Estadão informa que na ultima enchente acontecida estado do Rio de Janeiro e Janeiro de 2011 mais de 6 mil pessoas ficaram desabrigadas e 694 morreram vítimas de deslizamentos causados pelas fortes chuvas (http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,numero-de-mortos-por-chuvas-no-rio-se-aproxima-de-700,667911,0.htm), e esta seria a terceira maior catástrofe ocorridas por chuvas no Brasil.

Neste mesmo contexto temos também temos os Tsunamis ou Maremotos que por sua vez tem um efeito ainda mais devastador, ocorrem em locais geralmente em países banhados pelos oceanos Índico e Pacifico, onde ocorre uma grande movimentação de água por motivo de movimentação das placas tectônicas, sito último evento da Indonésia em 26 de dezembro de 2004 que deixou mais de 285,000 (duzentos e oitenta e cinco mil) mortos.

Existe também o buraco na camada de ozônio, esta camada proteja a terra dos raios UV, estudos comprovam que os efeitos dos raios provocam aumento nos casos de câncer de pele e efeito estufa “aquecimento da terra”, sendo causa de variações climáticas em grandes proporções como vimos acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (399 Kb)   docx (72.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com