TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SERVIÇO SOCIAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SERVIÇO SOCIAL
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Disciplina: Mercado de Capitais

Disciplina Optativa

Professor João Gonçalves Silva Muntaser (joaomuntaser@ufu.br)

Aluno (a): 

Exercícios – 1. O Sistema Financeiro Nacional e 2. Financiamento de empresas e o mercado acionário

1. Fale sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Um sistema financeiro pode ser caracterizado por um conjunto de instituições e regras que viabilizam, de forma organizada e regulamentada, a troca de recursos entre poupadores e tomadores. No Brasil, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) se consolidou a partir de reformas estruturais iniciadas em 1964. Do ponto de vista institucional, a referida legislação criou o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Estabeleceu-se então as normas operacionais e os procedimentos que as demais instituições estariam subordinadas, configurando o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

2. Fale sobre o Conselho Monetário Nacional (CMN).

É o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional, responsável pela formulação das diretrizes gerais do sistema, em especial, pela coordenação das políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa. Entre as principais funções do CMN, estão determinar as metas para a inflação e estabelecer as diretrizes e normas da política cambial, regulamentando as operações de câmbio, regula a constituição e o funcionamento das instituições financeiras, e fixa normas para as operações de redesconto e as operações no mercado aberto. Compete também, ao CMN, fixar a Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP), taxa subsidiada dos empréstimos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

3. Fale sobre o Banco Central do Brasil (BACEN).

Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, é o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional (CMN), além de executar a política monetária, também administra as reservas internacionais e controla o crédito e os fluxos de capitais estrangeiros. Atua, ainda, como autoridade supervisora das instituições financeiras.

4. Fale sobre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de títulos e valores mobiliários. Cabe a CVM a regulação e supervisão do mercado de capitais, além de buscar proteção dos investidores e combater emissões fraudulentas, impõe regras de transparência e divulgação de informações.

5. Fale sobre o Mercado de Capitais.

Tem como objetivo principal canalizar recursos dos agentes econômicos para a capitalização das empresas de capital aberto, por meio de operações com títulos e valores mobiliários em mercado de bolsa ou balcão; A compra e a venda de títulos e valores mobiliários pelos diversos agentes econômicos é o que define a liquidez e o valor de mercado de tais ativos; Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o principal órgão responsável por controle, normatização e fiscalização desse mercado.

6. Quais são os principais Títulos Públicos? Fale sobre cada um deles.

Títulos Públicos Pré-Fixados (Tesouro Prefixado)

 A taxa de juros é fixada no momento da aplicação. Indicado para investidores que procuram títulos com menor risco;

  • Tesouro Prefixado (LTN): títulos que pagam rentabilidade fixa apenas no vencimento (Exemplo: 6% ao ano);
  • Tesouro Prefixado Com Juros Semestrais (NTN-F): títulos que pagam juros semestrais antes do vencimento (cupons). Diminui o efeito dos juros compostos.

Títulos Públicos Pós-Fixados (Tesouro Selic)

Rentabilidade atrelada a taxa básica de juros da economia, a Taxa Selic, ou seja, a rentabilidade depende do desempenho da Taxa Selic. Tem rentabilidade diária e por esse motivo, mesmo que seja feito resgate antes da data de vencimento, o montante a ser retirado costuma ser maior do que o investido. É o único título que não apresenta risco de mercado (de volatilidade dos preços), sendo considerado a alternativa mais segura e conservadora do Tesouro Direto.

7. Cite três exemplos de Títulos Privados e fale sobre cada um deles.

Certificado de Depósito Bancário (CDB): Títulos de captação transferíveis utilizados pelos Bancos Comerciais/Múltiplos e Bancos de Investimentos, utilizados para captar recursos para serem repassados em operações de crédito, sua emissão gera a obrigação das instituições emissoras pagarem, ao aplicador, a remuneração prevista ao final do prazo contratado;

Letra de Crédito Imobiliário (LCI): Se refere a uma aplicação da renda fixa emitida pelos bancos privados para financiar o setor imobiliário. A data de vencimento é definida no dia da compra do título, o que permite ao investidor ter uma previsão de quando poderá resgatar o dinheiro e o rendimento. É possível escolher entre os títulos pré-fixados e pós-fixados, ou seja, com uma taxa de juros fixa ou atrelado a indexadores, como por exemplo a SELIC, o CDI e o IPCA, além de ser isento de Imposto de Renda.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA): Instrumento de captação de crédito que serve para o banco acumular valores que serão destinados, de forma exclusiva, ao crédito do agronegócio. O tempo mínimo de permanência nesse produto financeiro é de 90 dias, e nela também é possível escolher entre os títulos pré-fixados e pós-fixados, ou seja, com uma taxa de juros fixa ou atrelado a indexadores, que são as taxas utilizadas como base para calcular a rentabilidade do investimento, como por exemplo a SELIC, o CDI e o IPCA. Também é isenta de Imposto de Renda.

8. Fale sobre as Sociedades Anônimas de Capital Aberto.

O capital social é dividido em ações que são subscritas pelos sócios, os acionistas. As ações são de livre negociação, podendo cada um dos acionistas negociar sua participação na sociedade quando melhor lhe convier, sem necessidade de concordância dos demais sócios. Cada acionista responde apenas pelo preço de emissão das suas ações, não possuindo nenhuma responsabilidade adicional por compromissos assumidos pela companhia, nem mesmo no caso de liquidação da mesma. A companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários. Companhias cujos valores mobiliários estão admitidos à negociação em mercados organizados de Bolsa ou Balcão. Nenhuma distribuição pública de valores mobiliários será efetivada no mercado sem prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com