TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DOS JOVENS ADMINISTRADORES NA INSERÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  8/4/2020  •  Monografia  •  6.679 Palavras (27 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO ADMINISTRAÇÃO

MARCOS FELIX DE ALMEIDA

AS DIFICULDADES DOS JOVENS ADMINISTRADORES NA INSERÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO.

FORTALEZA 2020

MARCOS FELIX DE ALMEIDA

AS DIFICULDADES DOS JOVENS ADMINISTRADORES NA INSERÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO.

Artigo TCC apresentado ao curso de Bacharel em Administração do Centro Universitário Fametro – Unifametro – como requisito para a obtenção do grau de bacharel, sob a orientação da prof.ª Aline da Rocha Xavier.

FORTALEZA 2020

MARCOS FELIX DE ALMEIDA

O CLIMA ORGANIZACIONAL NA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA LOJA DE VAREJO SITUADA EM FORTALEZA/CE.

Artigo TCC apresentada no dia 9 de dezembro de 2019 como requisito para a obtenção do grau de bacharel em Administração do Centro Universitário Fametro – Unifametro – tendo sido aprovado pela banca examinadora composta pelos professores abaixo:

BANCA EXAMINADORA

[pic 2]

Profº.

Orientador – Centro Universitário Fametro

[pic 3]

Profª.

Membro - Centro Universitário Fametro

[pic 4]

Profº.

Membro - Centro Universitário Fametro

[pic 5]

O CLIMA ORGANIZACIONAL NA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA LOJA DE VAREJO SITUADA EM FORTALEZA/CE.

Aluna: Aluna:

Professora Orientadora:

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar o clima organizacional de uma loja de moda do comércio varejista situada no shopping RioMar Kennedy, Fortaleza/CE. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, por meio de uma abordagem quantitativa, com o intuito de verificar quais fatores do ambiente organizacional mais motivam e geram satisfação em seus colaboradores. Contudo, a escolha dessa loja foi por trata-se de uma marca renomada no mercado, que conta com uma estrutura e processos direcionados para implementação de estratégias de gestão de pessoas. A aplicação da pesquisa foi através do questionário de escala do tipo Likert. Após a tabulação dos dados, foi possível identificar que a empresa apresenta fatores equilibrados em cinco fatores analisados, caracterizados como: Apoio da chefia e da organização, Recompensa, Conforto físico, Controle/pressão e Coesão entre colegas, não existindo a prevalência de aspectos desfavoráveis e nem favoráveis. Embora a pesquisa evidencie este equilíbrio entre os fatores, fica notório a necessidade da empresa permanecer atenta ao gerenciamento do clima organizacional, no sentido de promover um ambiente de trabalho cada vez melhor.

PALAVRAS-CHAVE: Gerenciamento do Clima Organizacional. Gestão de Pessoas. Estratégia. Satisfação.

  1. INTRODUÇÃO

Clima organizacional é uma questão bastante avaliada e comentada dentro das organizações, pode ser entendido como sendo a compreensão que os funcionários têm do ambiente de trabalho, se é um local agradável de estar, se eles estão motivados e engajados com suas atividades, relações interpessoais, avaliando os processos, valores, pessoas, ou seja, tudo que possa interferir para uma melhoria da qualidade de vida e no trabalho (EGESTOR, 2017). E para que isso possa ser mensurado, as empresas utilizam uma ferramenta de gestão conhecida como pesquisa de clima, que tem como objetivo verificar como os colaboradores estão sentindo estando naquele local, ou seja, qual a percepção que eles possuem da

empresa ao qual trabalham. Diante disso se fazem necessários estudos mais aprofundados sobre esse assunto.

O motivo pelo qual as empresas estão cada vez mais preocupadas com o clima organizacional e quais os fatores que levam à desmotivação e insatisfação, é devido ao aumento do turnover, pois sabe-se que o aumento deste, ou seja, a rotatividade de pessoas dentro das organizações, contribui de forma negativa para a imagem da empresa, além de ficarem perceptíveis falhas na retenção. Um dos objetivos da pesquisa de clima organizacional consiste em verificar os desejos e necessidades dos funcionários assim como o que eles pensam ou como se sentem na organização, com o intuito de realizar melhorias no ambiente empresarial (MORAES, 2015).

Portanto, a pesquisa de clima funciona como uma ferramenta de gestão importantíssima que auxiliará a organização a fazer um diagnóstico de quais aspectos precisam ser melhorados com o intuito de oferecer aos seus funcionários melhores condições de trabalho, maior engajamento, contribuindo para que se tenha maior alinhamento com os objetivos estratégicos e satisfação dos colaboradores.

Segundo Kanaane (2014) ao se apropriar de expectativas, desejos e necessidades dos funcionários, como também das relações interpessoais, é possível entender o clima organizacional presente em um determinado momento do contexto organizacional, ou seja, quando se analisa as necessidades e desejos dos funcionários, o que eles mais anseiam e como estão as relações pessoais, pode-se averiguar como o clima organizacional é percebido em um determinado momento.

Desta forma é possível notar que o clima organizacional pode interferir bastante na motivação das pessoas tanto de forma positiva como negativa, pois se a empresa promove um bom clima organizacional os funcionários certamente irão gostar de trabalhar naquele ambiente, se sentirão motivados a exercerem suas atividades, caso contrário, com um clima ruim, os funcionários podem demonstrar desmotivação, insatisfação, tornando-se infelizes, gerando baixa produtividade, ausências frequentes ao trabalho, e muitas vezes até pedindo demissão por não aguentarem permanecer naquele lugar, seja por má relação com o chefe ou colega de trabalho, salário, falta de tempo com a família, enfim são inúmeros motivos que podem contribuir para o não comprometimento com os objetivos organizacionais. Desta forma é necessário estudar mais sobre esse assunto para identificar qual a percepção que os colaboradores possuem em relação à empresa ao qual está inseridos, o que mais os motivam, os satisfazem e o que precisa ser melhorado. Sendo assim essa é uma das justificativas para este trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)   pdf (352.4 Kb)   docx (114.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com