TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JOVENS ADMINISTRADORES E O MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  30/11/2017  •  Artigo  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  2.490 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

CENTRO DE CIÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO E GESTÃO - CCG

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA DE ESCRITA ACADÊMICA EMPRESARIAL

JOVENS ADMINISTRADORES E O MERCADO DE TRABALHO

João Peixoto Pereira Felix

Fortaleza

2017.1

SUMÁRIO

 

 

 

1- INTRODUÇÃO.........................................................................2

2- OBJETIVOS.............................................................................2

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................3

4- METODOLOGIA......................................................................4

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................5

 

 1-INTRODUÇÃO    

 O mercado de trabalho vem cada vez mais se restringindo para a contratação de jovens em busca do primeiro emprego, dados do IBGE mostram que o número de desemprego entre jovens de 14 a 24 anos chega a 62% . Diante das circunstâncias enfrentadas pelas empresas, percebe-se a necessidade de pesquisa para saber qual o perfil dos novos colaboradores recém formados, e assim, as empresas compreenderem como as universidades estão formando a nova geração de administradores, para saber como enfrentar os novos desafios e venham a gerar melhores resultados dentro das instituições.

     Os jovens recém formados vêm enfrentando dificuldades para encontrar o primeiro emprego ao término do curso, isso vem ocorrendo por conta dos requisitos que o mercado vem cobrando dos profissionais na área de gestão. MENEZES,NAÉRCIO,VALOR ECONÔMICO , 2014, “O comportamento dos jovens no mercado de trabalho brasileiro tem atraído muita atenção recentemente, pois a sua taxa de participação tem recuado significativamente.”

Apesar do grande número anual de matrículas no curso de administração somando  846.493 alunos em 2010, pode-se pensar que o mercado está em expansão,crescimento para contratação de novos gestores, mas os dados mostram que para novos formandos essa situação não está muito favorável,pois, as empresas estão procurando pessoas mais velhas e que tenham experiência profissional, ou seja, os novos gestores estão perdendo mercado para a geração Z, com isso, percebemos que deve-se haver uma mudança nas grades curriculares dos cursos espalhados pelo País e assim , trazer para os jovens experiência já dentro da universidade, para que possam se tornar mais competitivos e o mercado se torne cada vez mais seletivo.

           Avaliando os benefícios que o jovem pode trazer para o mercado de trabalho, se faz necessário pensar em uma forma de leva-lo a ser inserido no mercado, pois a redução da presença dos jovens ocasiona impactos como elevadas taxas de desemprego.
      A realização dessa pesquisa, pode trazer ao jovem o conhecimento para que ele possa ingressar no mercado de trabalho, é necessário que ele deixe marcas positivas para que ele seja um diferencial entre a concorrência e que assim, ele possa mostrar para as empresas a sua importância.

OBJETIVOS        

           Neste artigo tem como objetivo compreender como se caracteriza a inserção de recém egressos do curso de administração no mercado de trabalho, traçando um perfil profissional dos administradores almejado pelo mercado fortalezense, levantando as habilidades técnicas consideradas imprescindíveis aos profissionais de administração e Identificando as atitudes esperadas pelos mesmos,assim, proporcionando ao mercado uma visibilidade de como as instituições estão trabalhando para disponibilizar novos profissionais para o  mercado. Com isso nossa pesquisa tem como base mostrar os obstáculos que os jovens enfrentam na hora da inserção no mercado de trabalho, como falta de experiência, falta de um perfil profissional desejado pelas empresas e algumas outras barreiras profissionais.

   

2- JUSTIFICATIVA                    

        Tendo em vista a atual preferência do mercado de trabalho, percebe-se a grande dificuldade da inserção de jovens nesse ambiente. Esse projeto de pesquisa é necessário para que se possa entender as dificuldades que o jovem tem para ingressar no mercado. O número de jovens ingressantes  em administração anualmente chega na casa dos 846.493 mil alunos com novos potenciais que podem trazer inovações e benefícios para as empresas.

      Esta pesquisa está sendo conduzida para que o mercado possa ter informações de como os novos gestores estão sendo instruídos para ingressar no mercado de trabalho, proporcionando assim uma visão para as empresas de como elas podem se beneficiar contratando esses novos gestores.

      A pesquisa traz informações cruciais para que possa ser feito uma análise na grade curricular do curso de administração para poder saber se está adequada às necessidades desejadas pelo mercado,e assim,poder proporcionar às empresas, pessoas recém formadas com uma qualidade técnica e experimental, deixando assim o mercado cada vez mais empreendedor  e assim,as empresas possam vir a contratar a nova geração mais empreendedora e mais eficiente, seguindo a linha da multifuncionalidade,tornando assim as empresas mais rentáveis e ocasionando um lucro maior para seus colaboradores.

       As instituições estão optando por uma nova grade curricular para que os jovens possam adquirir qualidades que a geração Z não pôde desfrutar na academia. Os novos formados terão uma vantagem em comparação ao seus concorrentes, pois, os mesmo tiveram em sua graduação novas técnicas de gestão, técnicas essas que podem ser utilizadas mais facilmente nas empresas, pois requerem menor custos e tempo, trazendo assim respaldo para os novos formados.

        3- METODOLOGIA       

      A metodologia utilizada na pesquisa é mista, explicativa e do tipo aplicada. Nesta pesquisa vamos buscar métodos utilizados nas empresas para a seleção no mercado de trabalho, quais os métodos utilizados e a características principais desejáveis para um concorrente. Buscar dados fortalezenses de como funciona a seleção de jovens que buscam um emprego nas empresas, e quais são os requisitos pedidos. Ultimamente há uma dificuldade na hora de tratar do assunto emprego, pois há muitos desempregados a procura de emprego atualmente em Fortaleza, com isso houve uma considerável queda na contratação de jovens no mercado de trabalho, pois os jovens são um público subestimados pelas empresas por não possuírem experiência no mercado de trabalho. Segundo EUGÊNIO MARIANA, QUEIROZ ALEXANDRE,Temas de Administração Pública,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com