TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FINANÇAS PÚBLICA

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ[pic 1][pic 2]

INSTITUTO UFC VIRTUAL

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

        DISCIPLINA: Teoria das Finanças Públicas.

        TUTOR: Celina Santos.

                           Portfólio I Aula 1. Portfólio 1: Elabore uma discussão sobre as razões que levam o governo a ofertar bens como saúde e educação. Eles são bens públicos? Há alguma externalidade associada a esses bens?

                                  Teoria das Finanças Públicas.

ALUNO: Jose Gilvan Da Silva Nogueira.

MATRICULA: 0420503

.

                                   

                                         Russas - Ceará

   

As externalidades são os efeitos sociais, econômicos e ambientais indiretamente causados pela venda de um produto ou serviço e resumem à “diferença entre custos privados e custos sociais ou entre lucros privados e lucros sociais”. Isso significa que as externalidades nascem na economia e podem ser negativas ou positivas para a sociedade.

 São Bens públicos e quase-públicos não constituem as únicas exceções que comprometem a validade do Teorema Fundamental da Economia do Bem-Estar. A presença de externalidades, uma outra categoria de falha de mercado, também contribui para explicar porque os mercados privados são ineficientes para alocar os recursos.

As externalidades ocorrem quando o consumo e/ou a produção de um determinado bem afetam os consumidores e/ou produtores, em outros mercados, e esses impactos não são considerados no preço de mercado do bem em questão. Note-se que essas externalidades podem ser positivas (benefícios externos) ou negativas (custos externos).

A Educação gera externalidades positivas porque os membros de uma sociedade nas escolas buscam vários benefícios gerados pela existência de uma população mais educada e que não são contabilizados pelo mercado aumentando o nível de grau dos alunos nas escolas e nas universidades fazendo com que exista mais profissionais mais capacitados no mercado de trabalho, e tirando varias pessoas das ruas e diminuindo a criminalidade e a mortalidade no nosso pais. O  governo deverá agir no sentido de inibir atividades que causem externalidades negativas e incentivar atividades causadoras de externalidades positivas; e por outro lado as externalidades negativas são por falta de escolas nos bairros mais pobre  do nosso pais fazendo com que as crianças e o adolescentes não tenha o que fazer e entrando no mundo do crime.

Todos esses benefícios indiretos da educação por não serem apreçados não são computados nos benefícios privados. Portanto, os benefícios sociais são superiores aos benefícios privados, que incluem apenas as vantagens pessoais da educação, como por exemplo, os salários obtidos em função do nível de escolaridade.

Pois se tem mais escolas e acesso para todos, podemos gerar externalidade positiva na Saúde fazendo com que varias pessoas possa cursar um ótimo ensino de qualidade em cursos na área da saúde formando vários médicos e enfermeiros para atender a sociedade com um nível mais qualificado, trazendo vários benefícios na qualidade do serviço, mais hoje temos em nosso pais um externalidade negativa na saúde, ah vários lugares e cidades que a população não tenha um serviço de qualidade, tendo falha de mercado e do governo, nos hospital ah varias filas de espera para um atendimento, exames são marcados depois de um mês, sendo que a saúde é bens públicos pois todos paga impostos  mais não tem um retorno nos serviços prestado pelo Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com