TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FORÇAS DE PORTER

Por:   •  4/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

1) Sendo o proprietário de um empreendimento de fast-food que busca um empréstimo bancário para financiar a construção e operação de três novos estabelecimentos, você̂ foi solicitado a apresentar ao gerente de financiamentos uma análise resumida do ambiente competitivo no setor. Trace um diagrama das cinco forças e discuta resumidamente a natureza e a intensidade de cada uma delas na área de fast-food. Faça a pesquisa que for necessária na internet a fim de ampliar sua compreensão da concorrência no setor de fast-food e realizar uma análise competente das cinco forças.

R.:

a) RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES: existe uma grande concorrência no setor de fast food, várias empresas próximas umas das outras com grandes variedades de produtos, o que ocasiona uma certa indecisão de seus consumidores. Além disso existe uma forte concorrência nos preços, ocorrendo uma competição por produtos substitutos.

b) PODER DE BARGANHA ENTRE FORNECEDORES: na maioria das vezes essas empresas são quem produzem seus próprios produtos, porém seus insumos são adquiridos de diversos fornecedores, é necessário ter uma boa relação com estes, fazer deles fornecedores fixos e através de bons contratos tentar a melhor negociação possível.

c) AMEAÇA DE NOVOS ENTRAVES: todos estão sujeitos a ameaças de novos concorrentes, isso se dá devido a suas patentes e seus custos de instalações serem de altíssimo valor. Com isso, deve-se estabelecer sempre a criação de produtos inovadores, possuir um bom capital de investimento, usar a localização sempre a seu favor, utilizar de tecnologia na produção e no atendimento, fazer diversas campanhas de vendas e com isso fidelizar seus consumidores, o que dificultará a entrada de novos concorrentes

d) PODER DE BARGANHA ENTRE OS CLIENTES: nesse caso, os clientes possuem pouco poder de barganha, pois já estão acostumados com os preços oferecidos, devido a agilidade de produção, qualidade no atendimento e principalmente pela palatabilidade dos alimentos. Fazendo com que os consumidores retornem independentemente dos valores.

e) AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS: o mercado consumidor pode ter variações de tendências de alimentação, como, por exemplo, o maior consumo de pizzas, pastéis, saladas e outros. Os clientes podem migrar seus consumos repentinamente, com isso as empresas devem fazer o uso de estratégias de marketing, com o intuito de fidelizar ainda mais seus clientes.

2) Tomando por base o mapa do grupo estratégico no Quadro Ilustrativo 3.1, responda às seguintes perguntas:

• Quem são os concorrentes mais próximos da Polo Ralph Lauren?

R.: Os concorrentes mais próximos são, Nelman Marcus, Saks Fifth Avenue, Marcy’s Nordestrom e Dillard’s.

• Entre quais dois grupos estratégicos a concorrência é mais forte?

R.: A concorrência é mais forte entre Nelman Marcus, Saks Fifth Avenue e Gucci, Chanel, Fendi.

• Por que se considera que não há varejistas posicionados no lado superior direito do mapa?

R.: Porque lojas varejistas que possuem produtos com preços agregados, atingem um público bastante específico, sendo instaladas em lugares estratégicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com