TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

Por:   •  14/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Maria Eduarda Rosangela Ferreira Barbosa.

FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

A controladoria é considerada função vital dentro de uma organização, ela abrange muitas atividades com objetivo geral de realizar o planejamento estratégico mais preciso e através disso executar a gestão da melhor forma possível, porém é uma área que reúne muitas funções o que pode gerar muitas vezes pontos de vista contrários e confusos. Nesse sentido, será utilizado como base para esse trabalho os textos “Um estudo sobre as funções da controladoria” e “Funções da controladoria: Um estudo nas 100 maiores empresas do Estado de Santa Catarina” que buscam realizar estudos para entender melhor quais são as funções básicas da controladoria.

O primeiro texto “Um estudo sobre as funções da controladoria” tem como objetivo identificar suas principais funções baseadas em pesquisas empíricas realizadas em empresas dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

Analisando os dados da pesquisa pode-se perceber a área se tornou importante, e por consequência mais técnica, após a revolução industrial e com o maior crescimento vertical, assim como pela necessidade de maior direcionamento e tratamento das informações para obter vantagem competitiva em um cenário que vinha se tornando mais complexo e de rápida mudança. Nos Estados Unidos no século 19, na Alemanha por volta de 1950 e no Brasil com à vinda das grandes corporações internacionais.

Como resultados desse artigo pode-se chegar à conclusão que a Alemanha relaciona a controladoria muito mais a gestão estratégica, através da atuação na coordenação em do planejamento da empresa voltado para o tratamento de informações para a tomada de decisões. Isso pode estar relacionado ao fato de ter uma separação clara do contador para o controller, o que o não acontece no Estados Unidos e no Brasil, que as funções estão mais relacionadas a gestão operacional, através de atividades contábeis.

O segundo texto “Funções da controladoria: Um estudo nas 100 maiores empresas do Estado de Santa Catarina” tem como objetivo buscar evidências mais próximas das características da controladoria no Estado de Santa Catarina, através de um questionário enviado para 100 empresas desse estado. Foram utilizadas as funções básicas da controladoria a partir de pesquisas que seriam a Contabilidade, Sistema de Informações, Planejamento e outras. Dentre cada função buscou-se identificar grupos e atividades mais frequentes nas empresas pesquisadas.

Como conclusão a está pesquisa foi constatado que dentre as quatro funções analisadas foi possível perceber que na função Contabilidade, o grupo “contabilidade societária/financeira” está presente em 75% das controladorias pesquisadas. Já a função Sistema de Informações, o grupo “sistema contábil” está presente em 63%, isto indica que a contabilidade está inserida na área de controladoria e que se sobressaem no fornecimento de informações contábeis.

Já na função Planejamento 65% das empresas apontaram o grupo planejamento por níveis como a mais utilizada, demonstrando um perfil de controladoria mais proativa. E nas outras funções (finanças, atendimento ao usuário externo, organizacional e gestão de pessoas) o atendimento ao usuário externo, é realizado por 65% das empresas consultadas, ou seja, a publicação das demonstrações financeiras é de responsabilidade da controladoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com