TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES E ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Por:   •  29/8/2018  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Prática Supervisionada – APS

Gestão Financeira – Prof: Glauber Cunha

RESENHA 03        Data 22/08/2018

Nome: Elder Vannes Fontenele                                 Turma:ADM4M1

FUNÇÕES E ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN

O SFN, regido pela Constituição Federal no art. 192, rege que “O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram.” Ou seja, é o agrupamento de toda e qualquer instituição que torna possível a circulação de moeda e o capital dentro do país.

Teve inicio com a chegada da família real português no Brasil com a criação do Banco do Brasil, que é pro sua vez, a mais antiga instituição financeira do Brasil. Ao findar-se a segunda guerra mundial e iniciando-se a globalização, teve a criação do Banco mundial e do Fundo Monetário Internacional – FMI e a  SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito) que depois dariam lugar ao Banco Central (BACEN). Posteriormente seriam criadas as instituições: Conselho Monetário Nacional, órgão máximo do sistema financeiro monetário Brasileiro e também a Comissão de Valores mobiliários, que regula o mercado de capitais e o Comitê de Politica Monetária.

O sistema financeiro Nacional exerce funções de extrema importância para o país, dentre elas, manutenção e desenvolvimento do sistema financeiro; fiscalização das atividades de crédito; fiscalização das atividades de circulação de moeda; isso é regido por uma estrutura liderada pelo o conselho monetário nacional com suas divisões. Sua estrutura colocada em órgãos normativos, supervisionais e operacionais, CMN é normativo, o BACEN, CVM, AMBIMA e SUSEP são órgãos supervisionais e, as instituições não bancárias, Agentes especiais, as bancárias, Bolsa de valores, corretoras de valores, Sociedades de capital aberto, seguradoras e corretoras de seguros, são por sua vez, órgãos operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com