TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS GERAÇOES DO COMPUTADOR

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  1.225 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O computador surgiu e vem sendo aprimorado desde a idade antiga, passando por evoluções tão expressivas quanto sua importância para a sociedade contemporânea. Tudo começou com a necessidade de povos antigos realizar contagens que não dava para serem feitas mais na mão ou com pedras, então foram criados os dispositivos para desenvolver cálculos sem maiores trabalhos.

Os computadores foram criados como maquinas para computar, ou seja, calcular. A primeira máquina inventada para calcular foi o ábaco uma máquina que realizava operações algébricas que foi criada no século V a.C. O pulo de uma geração para a outra vem com uma tecnologia que possibilita avanços no cálculo e o poder de modificar a base de um computador.

       

[pic 1]

AS GERAÇOES DO COMPUTADOR

 

 Geração- Válvulas Eletrônicas  

A primeira geração e marcada pela utilização de válvulas eletrônicas e um tubo eletrônico de vidro parecido com uma lâmpada fechada sem ar com eletrodos, com finalidade de controlar o fluxo de elétrons. As válvulas esquentavam muito e queimava com bastante facilidade com poucas horas de funcionamento essas válvulas eram queimadas e demandavam substituição. A cada ano era trocado cerca de 19 mil delas em cada máquina.

[pic 2]

Sua programação era realizada na linguagem de máquina o que dificultava a programação e desperdiçava muito tempo. Os armazenamentos dos dados eram realizados em cartões perfurados, que depois passaram a ser feitos em fitas magnéticas. Um dos representantes dessa época era o ENIAC. Ele possuía 17.468 válvulas, pesava 30 toneladas, tinha 180 m de área construída, sua velocidade era de 100 kHz e possuía apenas 200 bits de memória RAM. Nenhum dos computadores dessa geração possuía aplicação comercial, eram utilizados apenas para fins científicos.

                                                               ENIAC

[pic 3]

2º GERAÇÃO—Transistores

  A segunda geração foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor.

[pic 4]

 O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas dentre outras vantagens como: consumia menos energia, não exigia tempo de pré-aquecimento, aqueciam menos e eram mais rápidos e confiáveis. Os transistores foram incorporados ao computador no final da década de 50, sua função básica é de um interruptor eletrônico para executar operações lógicas.

Na segunda geração o conceito de unidade central de procedimentos (CPU), memória, linguagem de programação e entrada e saída foram criados. O tamanho dos computadores foi diminuindo consideravelmente, outra mudança importante também foi a linguagem de máquina para a linguagem simbólica.

[pic 5]

3º GERAÇÃO—CIRCUÍTOS INTEGRADOS (Microchips)

 A terceira geração de computadores e marcada pela utilização de circuitos integrados.

[pic 6]

Eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a criação de equipamentos menores e mais baratos. Essa compactação nos componentes possibilitou a diminuição do tamanho dos computadores (mas o menor deles ainda pesavam mais de 20 Kg), do aquecimento e do consumo de energia. A proximidade dos circuitos possibilitou um aumento na velocidade de processamento dos computadores, chegando a velocidade de 1.000.000 de operações por segundos, e no número de operações simultâneas, além do aumento de na confiabilidade da máquina.

Além de tudo isso, agora era possível aumentar a capacidade de um computador a parti da sua necessidade. Seus custos de produção começaram a cair atingindo uma faixa de mercado que abrangia empresas de médio porte, centro de pesquisas e universidades menores e fazendo com que os computadores não fossem mais limitados aos militares e ao cientifico. Sua aquisição domiciliar ainda não era comum, pois ainda era difícil por ele ser grande e robusto e utilizar muita energia para seu resfriamento.

[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com