TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO

Por:   •  13/11/2017  •  Artigo  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8

NOVAS TECNOLOGIAS DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO

Elienai Morgado Cesar

Francieli Klemann de Brito

Heloisa Sprung Bertram

Janaina Cristina Engel Machado

Jessica Cristina Ilchemin Ribeiro

Professor Rodolpho Ribeiro da Silva Souza

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Administração – Recursos Humanos – Administração de Produção e Operações

Indaial/SC

23/05/2017

RESUMO:

PALAVRAS-CHAVE:

  1. INTRODUÇÃO

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes nas empresas, em um mercado competitivo elas precisam investir e acompanhar as inovações, aumentar a produtividade, com maior efetividade e menor custo, com produtos de qualidade para o crescimento e alcance de seus objetivos e sobrevivência em mundo globalizado.

Segundo Slack et al. (1996, p. 252) afirma que “as tecnologias de processos são maquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos da produção. ”

Apesar do avanço tecnológico ter trazido um desenvolvimento ao país, a incorporação dessas  novas tecnologias vem diminuído a mão de obra sendo substituídos por máquinas automatizadas e robôs, a modernização das máquinas afeta diretamente a força do trabalho gerando índices de desemprego, já que uma máquina substitui o trabalho de 5 ou mais trabalhadores,  quem não têm qualificação para manusear as máquinas, computadores que estão sendo introduzidos diariamente nas empresas terão que se qualificar já que para operar uma máquina moderna é necessário  o ensino médio, coisa que no passado não era necessário.

  1. NOVAS TECNOLOGIAS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO
  1.  INDÚSTRIA 4.0

Consiste em criar um gêmeo, onde a fábrica real é totalmente modelada digitalmente e o seu gêmeo virtual permite que seja visualizado todas as máquinas, processos da linha de produção e os comportamentos dos componentes do sistema durante a produção. A fábrica virtual abre novas possibilidades para o controle e gestão do processo produtivo, os gerentes podem analisar e identificar possíveis problemas, aperfeiçoando e reorganizando tudo, economizando tempo e reduzindo os custos. É possível simular diversas situações e intervir nas mesmas imediatamente, pode-se programar mudanças e adicionar etapas no nível virtual primeiro para ver como será a resposta, sem precisar que a produção seja interrompida e reorganizada, o sistema reage de forma inteligente a cada mudança. Com esse sistema, tem a vantagem de simular o fluxo de produção de uma nova peça e identificar as falhas e melhorar os processos, isso acelerará o planejamento e implementação de um novo sistema de produção.

  1.  FORMIGAS BIÔNICAS

Tecnologia que promove o comportamento cooperativo que imita os insetos reais, tomando decisões individuais que envolvam um objetivo comum. Permite que as formigas biônicas executem tarefas complexas que não seriam capazes de fazer individualmente. O objetivo desse projeto é a criação de agentes inteligentes que possam trabalhar de forma eficiente, adaptando-se a diferentes necessidades da linha de produção. A ideia não é trocar os funcionários por formigas biônicas, mas os robôs representam uma ótima forma de testes para os sistemas que serão responsáveis por fazer com que o maquinário da fábrica trabalhe de forma coordenada e cooperativa.

  1.  ESTRUTURA GEOMÉTRICA

O carbono pode se tornar um material bem forte, o grafeno está aí para provar isso. Quando se funde pequenos pedaços de grafeno em uma estrutura geométrica em forma de malha, engenheiros descobriram que o material não continua apenas forte, como também poroso. Esse novo material é mais forte do que o grafeno e do que o aço, tendo apenas 5% de sua densidade. Com isso, resolvem um dos principais problemas do grafeno, que é conhecido por ser bastante fino, mas que dificilmente pode ser trabalhado em 3D. Essa descoberta pode ajudar não somente em construções de larga escala como pontes, mas também em sistemas de filtração, por conta de sua porosidade.

  1.  COSYFLEX

Criado pela empresa Tamicare, que desenvolveu uma pistola de pulverização que imprime um tecido feito de látex e algodão sobre um molde com a forma da peça de roupa. Essa tecnologia é totalmente sustentável, pois não causa o desperdício de material, energia e água.  Além disso, pode ser fabricada localmente sem os custos do transporte e de forma automatizada, assim podendo ser impresso toda uma variedade de roupas que saem praticamente prontas da máquina com suas laterais unidas pelo processo de solda robótica, sem a necessidade de interferência humana. Esse sistema de pulverização de tecido pode se tornar um método mais prático, rápido e barato de fabricar roupas em série, em alguns anos as fábricas terão máquinas automatizadas capazes de tecer qualquer tipo de roupa em qualquer tipo de tecido localmente e de forma personalizada, que já saem prontas e sem costura não produzindo resíduos têxteis nem poluição.

O novo sistema praticamente elimina o desperdício, e utiliza materiais recicláveis ecológicos. Tamar Gilo explica: “Nosso sistema de produção Cosyflex permite que a impressão 3D seja utilizada para produção em massa de tecidos pela primeira vez na história. Em vez de criar um item de cada vez, a Cosyflex permite um alto volume e densidade de produção a partir de uma pequena fábrica, com custos muito inferiores aos processos de fabricação tradicionais”.

A Tamicare já está chamando a atenção de grandes marcas que gostaram da ideia de serem capazes de imprimir uma peça de roupa ou sapato inteiro em um único processo. O co-inventor da tecnologia, Ehud Gilo, explica: “Os sapatos de desporto podem exigir mais de cem operações individuais durante a fabricação, mas o Cosyflex reduz isso para três. O mesmo acontece em muitos outros desenhos complexos. Isso permite que as empresas possam produzir em um local que anteriormente exigia uma complexa cadeia global de suprimentos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com