TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO MAQUINAS

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2
  • AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO MAQUINAS

A utilização das maquinas transformou drasticamente as atividades produtivas deixando uma marca nos trabalhadores através do tempo.

Contudo, dentro de uma organização a rotina é frequentemente comparada ao mecanismo de um relógio, tendo uma rotina regida com precisão. As organizações tende a ter horários predeterminados, hora determinar para chegar ao trabalho, hora determinada para descanso/almoço e logo após retornar as suas determinadas funções até a hora que o trabalho termine.

Essas organizações são vulgarmente chamadas de burocráticas e operam como maquinas de maneira robotizada, eficaz, confiável e previsível.

Durante a revolução industrial na Europa e na América do norte, surgiram os conceitos das organizações mecanizadas. Alguns teóricos, como Henry Fayol procuravam sistematizar experiências a respeito desse tipo de organização que tinham sucesso, para que outras organizações seguissem.

Porem essa metáfora mecanicista apresenta diversas limitações, algumas delas são: produzir sistemas burocráticos ineficazes, trabalhadores alienados, doenças por lesões por esforço repetitivo e tentar desumanizar o homem. Um dos maiores desafios que organizações modernas se deparam é a mudança desse tipo de pensamento por ideias liberais.

  • ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO ORGANIMOS

Nessa metáfora busca-se mostrar as organizações em suas estruturas reais, a que se parece com organismos com influencia do mundo real. A base dessa teoria foi formada pelos problemas levantados pela visão mecanicista das organizações. O teórico Morgan inspira-se na biologia como fonte de ideias para refletir sobre as organizações. Com isso percebeu que era possível pensar em organizações com o organismo, tendo um foco mais genérico em relação ao assunto, tais como sobrevivência e eficácia.

Nesse caso as organizações e seus membros são vistos como tendo necessidades distintas e dessa forma poderiam desenvolver formas de relacionamento que se adapte ao seu ambiente.

Assim concluímos que as organizações são como subsistemas interligados de natureza estratégica que envolve fatores humanos tecnológicos e o estrutural administrativo que necessita de uma consistência interna adaptada às condições ambientais permitindo a sobrevivência da empresa através de um processo de “seleção natural”.

  • ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO CÉREBRO

As organizações vistas como cérebro têm como foco a sobrevivência e a adaptação ao meio em que está inserida, visando ser estratégica, com ações meticulosamente pensadas e estão sempre em processo de aprendizado.

A metáfora cerebral analisa as situações caso a caso. Ver as organizações como um cérebro é processar a informação para a tomada de decisão. Organizações que trabalham com esse tipo de metáfora do cérebro precisam quebrar muitos paradigmas e isso não ocorre tão facilmente, levam anos ou até mesmo séculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com