TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO MÁQUINAS

Por:   •  12/11/2020  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo 2

Resumo – Organizações visões como máquina de tarefas

A mecanização pode ter trazido muitos ganhos, por outro lado, as máquinas resultaram na alienação humana, e isso é visível de várias formas, no que surge os altos preços no progresso mecânico em termos de transição de uma produção artesanal para uma industrial. Outro fato bem importante e explicito sobre a mecanização das tarefas é a forma que ocorre a degradação do ambiente humano e a agressão do espirito humanístico.

De qualquer forma, o uso das máquinas transformou radicalmente a natureza da atividade produtiva, e isso é muito evidente na organização moderna.

Os quadros organizacionais, muitas vezes são planejados e requerem ser exercitados com a precisão de uma máquina. O fato é que, se faz pensando com o mesmo tempo que o mecanista, as tarefas de organização só serão de sucesso se, os responsáveis pelo planejamento desde que os cria a forma organizacional individual de determinado ambiente, até quem se encontra em cargos mais baixos e submissos a estas tarefas tiverem os mesmos anseios de cumprirem o que foi planejado, e se comportam como parte humana da máquina para que as metas sejam finalizadas com precisão.

*É valido lembrar que, para o que foi planejado dentro da visão mecanista aconteça é essencial que o ambiente em que foi exigido, não deve transcorrer grandes mudanças, a final, a organização mecanista não costuma operar bem nessas condições. A estabilidade do ambiente passa a ser fundamental uma vez que a precisão se torna a meta.

As organizações são um conjunto de normas que servem como ferramenta ou instrumento para manter a ordem individual de algumas casas quando se entende as diferentes formas de organização, como máquinas, organismos e culturas, se abre uma nova visualização sobre o assunto. A forma como encaramos pessoalmente este fenômeno também determina a compreensão dos sistemas organizacionais.

Tendo em vista a problemática da múltipla interpretação das organizações, não há uma única percepção que, se houvesse, poderia ser usada como um ponto de referencia para qual as demais poderia ser consideradas.

Outra forma, a partir do conto dos seis cegos e o elefante, percebemos que, na realidade somos um cego tentando compreender a natureza dos sistemas.

De certa forma, é possivel usar algumas teorias para expressar o conhecimento e compartilhar experiência, mas será difícil ter a certeza que está correta. Diferentes ideias também podem surgir a respeito do entendimento das organizações. Isso acontece pois estamos tratando de diferentes aspectos do mesmo assunto, em diferentes dimensões.

É possível decompor esse conjunto de percepções sobre organização, mas é necessário lembrar que isso não faz parte da natureza do assunto. A divisão desses assuntos está mais na nossa mente do que nos fenômenos propriamente ditos.

Inúmeros significados estão pertencentes a esfera organizacional, e ao tentar entender uma situação com essa abordagem é preciso ser capaz ou compreender a diversidade significativa, utilizando algum critério de analise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com