TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS ECONÔMICAS

Por:   •  24/5/2015  •  Dissertação  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

POLÍTICAS ECONÔMICAS

As políticas econômicas consistem no conjunto de ações do governo para atingir determinadas finalidades relacionadas à situação econômica de um país seus principais objetivos são:

Promover o desenvolvimento da economia;

Garantir o pleno emprego;

Garantir a estabilidade de preços e o controle inflacionário;

Promover a distribuição de renda no país;

POLÍTICA MONETÁRIA

É o conjunto de medidas do governo que tem por objetivo controlar o volume de moeda em circulação e o montante de crédito disponível na economia. Ao controlar os meios de pagamentos visa estabilizar o nível de preços geral da economia (controle da inflação).

Quando há necessidade de diminuir taxa de inflação, o governo aumenta a taxa de juros, diminuindo a oferta de dinheiro. Esse mecanismo controla o nível de preços. Cabe ao Conselho Monetário Nacional (CMN) determinar a quantidade de moeda na economia. É função do Banco Central do Brasil (BACEM) fixar a taxa básica de juros que rege toda a economia. O Banco Central dispõe de quatro instrumentos clássicos para atuar na política monetária:

  1. DEPÓSITOS COMPULSÓRIOS

São depósitos sob a forma de reserva bancárias que cada banco comercial é obrigado a manter junto ao Banco Central.

  1. OPERAÇÕES DE MERCADO ABERTO (open market)

São a compra e a venda de títulos públicos pelo Banco Central. As operações de open market são o instrumento mais dinâmico da política monetária, por permitir o controle diário da oferta de moeda.

  1. TAXA DE REDESCONTO

É o mecanismo pelo qual o BACEN socorre as instituições financeiras. Quando um banco tem dificuldade para fechar o caixa solicita empréstimos a outros bancos, chamados empréstimos interbancários. Havendo, ainda, necessidade de mais recursos solicita empréstimo ao BACEM a taxa cobrada sobre estes empréstimos é chamada de taxa de redesconto.    

       

  1. CONTROLE DO CRÉDITO

Trata- se de um instrumento não muito utilizado pelo BACEM. Refere-se ao controle direto sobre o crédito e pode estar relacionado ao volume, ao prazo e a destinação de crédito.

POLÍTICA FISCAL

É a política de receitas e despesas do governo, que consiste na elaboração do orçamento, a qual demonstra as fontes de arrecadação e os gastos públicos a serem efetuados em um determinado período. Envolve a definição e a aplicação da carga tributaria exercida sobre os agentes econômicos.

A política fiscal visa atingir a atividade econômica e assim alcançar dois objetivos:

Estimular a produção, isto é, o crescimento econômico;

Combater o desemprego;

O governo pode alterar as receitas e os gastos públicos através da cobrança de impostos e do controle dos seus gastos, utilizando-se dos seguintes instrumentos fiscais:

  1. Impostos diretos e indiretos.
  2. Despesas do governo consumo, transferências, subsídios e investimentos.
  3. Orçamento do governo: orçamento equilibrado, orçamento superavitário, orçamento deficitário.

O resultado do setor publico pode ser dividido em duas contas:

SUPERÁVIT/DÉFICIT primário ou fiscal é o saldo positivo/negativo quando a receita do governo é superior/inferior aos seus gastos, antes do pagamento dos juros da dívida pública.

DÉFICIT OPERACIONAL: é a Necessidade de Financiamento do Setor Público – NFSP. É calculado pelo resultado primário, acrescido do pagamento dos juros da divida pública.

POLÍTICA CAMBIAL

O mercado de câmbio é formado por diversos agentes econômicos que compram e vendem moeda estrangeira, conforme suas necessidades. A moeda mais utilizada comercialmente no mercado internacional é o dólar. O preço da moeda estrangeira em relação à moeda nacional é chamado de taxa de câmbio.

POLÍTICA DE RENDAS

É o conjunto de medidas que visam à redistribuição de renda e a justiça social. São exemplos de políticas de rendas: SALÁRIO MÍNIMO, SUBISIDIOS E INCENTIVOS FISCAIS.  

MERCADO FINANCEIRO E CRECIMENTO ECONÔMICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com