TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SETE NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Por:   •  23/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.584 Palavras (11 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DE QUALIDADE

AS SETE NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE

TERESINA

2015

1DIAGRAMA DE AFINIDADES

O diagrama de afinidade é uma representação gráfica de vários conjuntos de dados verbais levantados em torno de um problema complexo, confuso ou novo. Tem objetivo de facilitar o surgimento de novas ideias, novos enfoques ou maior compreensão da situação.

As seguintes etapas de construção do Diagrama de Afinidade:

  1. Definir o Tema: a definição de tema deve ser feita de forma vaga para despertar a criatividade. Por exemplo: o que se deve fazer para melhorar o processo?
  2. Coletar os dados: apurar as ideias que o grupo observou, ouviu, pensou e pesquisou sobre o tema a ser analisado. É conveniente que a quantidade em fichas de dados coletados seja mantida entre 50 a 100.
  3. Organizar os dados coletados: as fichas de dados coletados devem ser escritos de forma clara e com um único significado. Deve-se usar uma cartela para cada frase. As frases devem ser as mais objetivas e curtas possíveis. Para cada grupo de primeira ordem:
  1. Selecionar um dos dados que contenha a ideia geral do grupo, para da nome a ele;
  2. Criar um cartão de dado conciso, que dará nome ao grupo.
  1. Desenho do diagrama: após a conclusão da formação dos grupos, mostra-se o conjunto de fichas, colocando no papel com traços. Depois que conclui o diagrama de afinidades, o conteúdo da ficha é organizado baseando-se nas fichas afins confeccionadas por ultimo.

EXEMPLO:

Um grupo precisou fazer um levantamento das características importantes para um consumidor em relação a uma geladeira, sendo listados os seguintes itens:

- preço, textura, freezer separado, tonalidade, economia de energia elétrica, facilidade de acesso, motor, porta, tamanho e espaço que ocupa, garantia, peças para reparo, profundidade, espaço interno, vedação, cor, porta verduras, porta carne, prateleiras, compressor, assistência técnica, aparência.

Após a analise da lista o grupo entendeu que havia um grande numero de fatores a serem analisados o que dificultaria e muito a analise. Resolveram então verificar a possibilidade de classificar e agrupar os itens listados, o que foi feito abaixo. Entretanto antes foi necessário criar títulos para as categorias.

  1. Aspectos visuais: cor, textura, aparência, tonalidade;
  2. Equipamentos: motor, compressor,
  3. Layout: tamanho e espaço que ocupa, profundidade, espaço interno,
  4. Facilidade: porta, vedação, facilidade de acesso,
  5. Condições de uso: freezer separado, porta verduras, porta carne, prateleiras;
  6. Custo: preço, economia de energia elétrica,
  7. Pós-venda: assistência técnica, pecas para reparo, garantia.

APLICAÇÕES

Identificar necessidades e agrupar ideias diversas propostas por grupos de trabalho;

Estabelecer uma politica de controle da qualidade para uma nova empresa ou uma nova fábrica, e sua implementação.

2DIAGRAMA DE RELAÇÃO

        Utilizado para analisar problemas com uma complexa inter-relação entre causa e efeito, o diagrama de relações é construído pela indicação da inter-relação que existe entre os fatores causais.

A utilização do diagrama de relações apresenta as seguintes vantagens: simplificar a solução de problemas ao mostrar a relação entre os diversos fatores envolvidos, suas relações causa-efeito, e mostrar os postos-chave do problema, bem como apresenta possibilidades para novos desenvolvimentos.

Eles podem ser divididos em dois tipos:

  1. Diagrama de objetivos simples: é utilizado para analisar os diversos fatores e suas inter-relações que de uma forma direta ou indireta contribuem para o objetivo em estudo;
  2. Diagrama de objetivos múltiplos: é uma ampliação do conceito visto para o caso de diagrama de objetivo simples proposto onde mais de uma situação final é analisada bem como suas inter-relações e contribuições. O diagrama de objetivos múltiplos reflete mais proximamente a realidade, onde raramente é possível isolar um único fator sem obter uma visão distorcida dessa realidade.

As seguintes etapas de construção do Diagrama de Relações:

  1. Determinar o problema: o problema a ser analisado e o tipo de informação que se deseja obter devem ser expressos de maneira clara.
  2. Refletir sobre o problema: cada membro do grupo deve anotar aquilo que conhece ou pensa sobre as causas do problema.
  3. Confeccionar as fichas de causas: cada membro do grupo deve escolher aquela que julga ser a maior causa do problema, anotando nas fichas chamadas de ficha de causa.
  4. Organizar as fichas de causa em torno do problema: as fichas de causas confeccionadas são espalhadas em cima do papel.
  5. Definir as causas de primeira ordem: observando as fichas colocadas ao redor do problema, verifica-se que alguns agrupamentos têm relações entre si.
  6. Traçar a relação de causa e efeito entre as fichas de causa: definidas as causas de primeira ordem, devem-se procurar as causas que as originam, considerando-as causas de segunda ordem, e assim por diante, traçando setas que indicam as relações existentes entre elas.
  7. Desenhar o diagrama de relações: o diagrama de relações deve ser observado atentamente de tal forma que as ligações de causa e efeito devem ser próximas.
  8. Ler e analisar o diagrama desenhado: aquando o diagrama de relações tem como objetivo identificar a causa do problema deve-se buscar como causa principal aquela que está diretamente ligada ao problema, se essa causa for eliminada, é possível melhorar o resultado.

EXEMPLO:

[pic 1]

APLICAÇÕES

Determinar e desenvolver politicas de garantia da qualidade;

Estabelecimento de planos para introdução do TQC;

Melhorar a qualidade nos processos de manufatura.

3DIAGRAMA DE ÁRVORE

Procura os meios mais apropriados e efetivos para o alcance dos objetivos propostos. É também conhecido como dendograma ou diagrama sistemático ou de sistematização. Essa ferramenta é muito útil para melhorar a compreensão de um assunto qualquer, um produto, um serviço, um determinado processo ou um problema, pois ao partir daquele tema inicial vai-se desdobrando o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (279.7 Kb)   docx (103.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com