TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TRÊS TEORIAS DA LIDERANÇA E CINCO TIPOS DE LIDERANÇA

Por:   •  24/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO 4
  2. INDUTRIA 4.05

3.0.    TRÊS TEORIAS DA LIDERANÇA E CINCO TIPOS DE LIDERANÇA 5

3.1.    3.1. Teorias da Liderança5

3.1.1. TIPOS DE LIDERANÇA.6

3.2.    PERFIL DO LÍDER 4.07

4.0.    TABELA 1 9

4.1.    DESCRIÇÃO DOS IMPACTOS10

5.0.    CONCLUSÃO11

          REFERÊNCIAS12

1.0. INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz informações sobre o perfil de um líder na revolução industrial 4.0. O líder 4.0 deve compreender como somar todas estas habilidades e competências para focar os resultados almejados, tendo plena ciência de que, as pessoas são as peças principais para a realização dos objetivos e metas traçadas, logo, devem ser desenvolvidos, trabalhados, compreendidos e incentivados de maneira desafiadora para que possam utilizar seu máximo potencial, muitas vezes identificado somente após a perfeita interpretação e trabalho de seu líder. O líder possui características peculiares e necessárias para as organizações. Ele é protagonista, criativo, ousado, confiável, inspira pessoas e conquista pelo o exemplo. Preocupa-se com o desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe, estimula a todos por meio de feedbacks construtivos, a direção para que cada passo saia como planejado, são algumas habilidades esperadas do líder 4.0.

2.0. INDÚSTRIA 4.0.

Podemos observar com a revolução na segunda metade do século XVIII a criação de grandes máquinas que facilitaram e até substituíram a mão de obra humana, otimizando processos e trazendo cada vez mais tecnologia para as empresa. Nesse momento estamos enfrentando uma nova revolução industrial chamada de Indústria 4.0, trata-se de um novo modelo de indústria em que a produção é baseada na interação automatizada entre o equipamento físico a máquina e um sistema digital.

A Indústria 4.0 ganhou identidade em 2011, quando o termo foi apresentado pela primeira vez em Hannover, durante a principal feira do mundo dedicada à tecnologia industrial.

De certa forma sem interferência humana, o sistema usa a Internet e a análise de dados para criar uma rede inteligente, apta a conduzir todo o processo produtivo. Toda ferramenta, máquina, sensor, peça ou computador adquire a capacidade de trocar dados entre si. Com isso, até uma decisão referente ao chão de fábrica pode ser tomada com base em uma informação coletada em tempo real.

Entendemos que a automação desses processos relacionados a coleta de dados em tempo real a indústria é capaz de reduzir grandes números de erros cometidos com o processo operacional e mais, ainda corrigir os erros na mesma velocidade que surgem através de sinais captados pelo sistemas, internet e máquinas. Poupando tempo em tarefas, eliminando duplicidade de ações é possível tomar decisões precisas.

Dissertamos abaixo os tipos de liderança envolvidos tanto no âmbito administrativo anterior da revolução industrial 4.0 como deve permanecer agora para podermos remanejar funções, ações e produtos.

3.0. TRÊS TEORIAS DA LIDERANÇA E CINCO TIPOS DE LIDERANÇA.

3.1. Teorias da Liderança.

Teoria Situacional – É aquela em que o líder tem a capacidade de se adaptar às mais variadas situações dentro de uma empresa, instituição ou organização. Em resumo, o gestor (líder) deve estar preparado para atender as demandas dos profissionais e da organização conforme suas respectivas necessidades.

Teoria dos Traços – É aquela em que o indivíduo (líder) já nasce com o perfil para liderar - o mais popular “líder nato” – a pessoa já possui em si mesmo competência nata para liderar.

Teoria do Comportamento – Esta argumenta o inverso da anterior, argumenta que o líder não nasce, mas se torna líder a partir de situações vivenciadas que lhe causam experiências, além de treinamento, desenvolvimento e outros aprendizados.

Teoria dos Estilos de Decisão - Reconhece três modelos de liderança distintos: autocrático, democrático e liberal. O primeiro centraliza todas as decisões em si; o segundo inclui, em parte, os colaboradores no seu processo decisório e, o terceiro deixa que eles mesmos, por si só, decidam quais são as melhores soluções e caminhos para a empresa.

Teoria da Atribuição – É aquela em que não é a empresa ou organização quem escolhe o líder, mas sim o grupo que será liderado de forma democrática.

Teoria do Carisma - Não importa se o líder já nasceu líder ou se se formou líder, mas que ele tenha muito carisma para cativar e influenciar as pessoas ao seu redor. A liderança carismática deve gerar empatia, conexão, vínculo e, por meio desta ligação, fazer com que as pessoas queiram, espontaneamente, caminhar ao seu lado, defender suas ideias e fazer o que ela diz.

3.1.1. TIPOS DE LIDERANÇA.

Liderança Autocrática – Aquela liderança que foca no chefe, onde ele é o centro das atenções e das decisões, tem o poder centralizado em si e não permite os liderados participarem de quase nenhuma decisão ou influenciar uma decisão. Neste tipo de liderança há forte cobrança por resultados, alta pressão e os colaboradores são levados em rédeas curtas.

Líder Democrático – O oposto da anterior. Aqui não temos um “chefe”, mas sim um líder. Um líder da sim a decisão final, mas envolve seus liderados em decisões, e estão sempre dispostas e abertas a ouvir críticas, sugestões, ideias. Aqui opiniões sempre são bem vindas. Além disso, dá maior oportunidade de crescimento profissional e pessoal aos colaboradores liderados.

Líder Liberal – Geralmente não há um “líder” neste tipo, pois só deve ser usado em uma equipe madura, onde os colaboradores estão motivados o suficiente para tocar o projeto sem um supervisor, então já sabemos que aqui se houver alguém descomprometido com os resultados e desempenho ou até mesmo desmotivado, pode ser um problema.

Liderança Situacional – Foca na situação e no nível de maturidade dos profissionais. É exercida de acordo com o nível de maturidade dos profissionais da empresa e também com base nas situações apresentadas na organização. Ou seja, a Liderança Situacional é completamente adaptativa, sendo que o seu perfil de gestor é o daquele que consegue se adequar, com mais rapidez, agilidade, estratégia, inteligência e assertividade às suas necessidades e demandas específicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (290 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com