TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NO CONTEXTO EMPRESARIAL

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

Como estabelecer uma Comunicação Empresarial eficaz e melhorar sua corporação        

Comunicação Empresarial        

AS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NO CONTEXTO EMPRESARIAL        

A Importância da Comunicação Eficaz nas Organizações        

Transcrição de Linguagem Empresarial        

Comunicação Empresarial        

O que é corporação corporativa        

A moderna comunicação empresarial e suas implicações        

O processo de comunicação dentro da empresa        

Como estabelecer uma Comunicação Empresarial eficaz e melhorar sua corporação

As empresas hoje, mais do que simples aglomerados de pessoas buscando lucro através de uma atividade, são como um organismo vivo, formado por diversas partes diferentes e interdependentes, que trabalham em conjunto. E nesse novo contexto, a comunicação empresarial é extremamente importante.

Em uma época em que a própria comunicação é tão valorizada, com a popularização da internet e, principalmente das redes sociais, as empresas não podem mais adotar o tipo de relacionamento frio e distante com os colaboradores que era tão normal há algum tempo.

Para que a corporação funcione, tanto em termos operacionais, quanto na parte de clima empresarial, a comunicação empresarial é fundamental. É ela que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, e ainda fazer com que eles se sintam pertencentes a ela, implicando em aumento de desempenho, inovação constante e criando defensores da sua marca.

Blog da samba. Como estabelecer uma comunicação empresarial eficaz e melhorar a zua corporação. Disponível em: http://sambatech.com/blog/insights/comunicacao-empresarial/ Acesso em 29/10/2016

Reflexão

O artigo explica que a empresas já não são mais apenas pessoas buscando um lucro através de uma atividade, pois são formadas por departamentos distintos que formam um todo.

O autor diz que que a comunicação noz dias de hoje, ainda mais com a internet e redes sociais, é muito valorizada, e que um relacionamento frio com os colaboradores já não é a melhor zaida.

Para o escritor a comunicação é fundamental tanto para a parte empresarial quanto para a empresarial, pois ela manterá os funcionários unidos em um prol da empresa, e fará com que eles se sintam parte importante da corporação.

Comunicação Empresarial

Na nossa vida pessoal, a comunicação é fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, nossas ideias, desejos, etc.

No mundo empresarial não é diferente, pois as informações produzidas e transmitidas causam impactos na vida dos funcionários, porém, estes impactos podem causar efeitos diversos daqueles que se pretendia. Daí a importância de uma comunicação eficiente e eficaz.

No atual cenário informatizado das organizações, recorremos ao e-mail para comunicação rápida de nossas ideias e a recepção quase instantânea das respostas solicitadas. Mas há, também, as cartas, memorandos, circulares, comunicação interna, etc. Dependendo do que se deseja comunicar, podemos utilizar o jornal, o rádio, a televisão, o cinema, a internet ou qualquer outro tipo de “veículo” para divulgação.

Por Geraldo Magela Machado

Infoescola.Comunicaçãoempresarial.disponívelem:http://www.infoescola.com/administracao_/comunicacao-empresarial/ acesso dia 16/11/16

Reflexão:

...

AS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NO CONTEXTO EMPRESARIAL

A diversidade encontrada na linguagem e na comunicação contrasta com o perfil objetivo da empresa, mas ao mesmo tempo em que isto ocorre, contraditoriamente, o meio empresarial experimenta uma simbiose de saberes e fazeres; convive cotidianamente com o excesso de departamentalização ao mesmo tempo em que agilidade de procedimentos é pedra de toque. E tudo isto sem contar as influências exógenas como a logística regional, a cultura, o comportamento do consumidor, as políticas públicas, as crises sistêmicas e as revoluções tecnológicas. Fatores diversos e com menor ou maior grau de inferência na vida da comunidade empresarial. O cliente não quer hoje o mesmo produto que queria ontem, agora ele busca mais qualidade, praticidade e sustentabilidade e se possível por menor preço. A comunicação tanto interna quanto externa é fundamental para esta nova empresa se colocar de forma competitiva neste cenário globalizado e multidisciplinar.

Semana acadêmica. As técnicas de comunicação e linguagem no contexto empresarial. Disponível em:

http://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/artigo_para_publicacao_na_revista_semana_academica_2.pdf acesso dia 16/11/16

Reflexão

...

A Importância da Comunicação Eficaz nas Organizações

A comunicação nas organizações é uma das formas mais eficazes da corporação sobreviver e prosperar no mercado competitivo atual. Essa ferramenta estabelece um relacionamento entre a empresa e os funcionários, permitindo que eles acompanhem as suas principais ações e verifiquem o impacto de suas tarefas no alcance dos resultados traçados. Com isso, os colaboradores ficam mais motivados a contribuir para o sucesso da companhia.

Para se ter uma ideia do quanto a comunicação é importante no cenário empresarial, mesmo quando os funcionários demonstram o interesse em cumprir suas tarefas, se não estiverem bem informados sobre os objetivos da companhia, a vontade de dar o máximo de si é reduzida. Quando utilizada adequadamente, essa ferramenta faz com que os colaboradores queiram "vestir a camisa" da companhia, porque sentem-se partes importantes do processo.

A implementação de uma comunicação interna eficaz permite a interação e integração de todo o universo corporativo. Entre seus objetivos estão informar os funcionários sobre a empresa e ambiente de trabalho, valorizar a participação de todos os colaboradores no andamento dos negócios, além de facilitar o relacionamento interpessoal. Além disso, a sua prática também é excelente na constituição da imagem passada pela empresa que é propagada pelos colaboradores fora do expediente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (459.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com