TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1 –

Perfil dos Oponentes – Associação de moradores do Bairro

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da gravadora

Alegação: Perturbação de ordem pública

Argumentos: Barulho, Segurança e Infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas da 3ª idade.

Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de quem o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

Perfil do Negociador – A Gravadora

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estratégia de Negócios/ Experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: O progresso é inevitável

Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

Passo 2 –

Gravadora de musica

A gravadora, sendo representada pelo SR. Jorge Andrade tem um estilo amigável, neste estilo de negociação é notável o entusiasmo em acalmar a outra parte sendo mais cooperativo e confiável, para atingir seus objetivos, sem se preocupar em sair vencedor ou não, se preocupa com o bem estar da outra parte e oferece toda a ajuda possível, pois sabe que tendo um bom relacionamento com a outra parte ambos podem se beneficiar ao final das negociações.

As táticas usadas por esse tipo de negociador são baseadas na formação de grupo para obter toda a ajuda possível, todo o apoio para auxiliar em sua negociação e nas linhas cruzadas, acrescentando itens externos para fortalecer sua tática. A tecnologia da qual a gravadora tem acesso, e colaboradores em outras regiões serão um diferencial em relação ao oponente.

Associação dos moradores

A associação sendo representada pelo seu líder, Carlos Henrique tem um estilo confrontador, que busca inteiramente seu objetivo impondo limites nas negociações onde fatores externos não podem interferir. Neste estilo direto do confrontador, ele tem uma tendência a mostrar seus questionamentos para que sejam solucionados da melhor forma possível.

As taticas usadas por ele serão baseadas nos limites reais, onde são destacados os principais pontos fazendo a negociação avançar, neste caso, os pontos a serem negociados são relacionados á tranquilidade da população, que terá sua rotina afetada ao instalar da gravadora na região. A grande concentração de pessoas no local, o transito intenso e a falta de segurança no local são algumas das reivindicações dos moradores do local.

Passo 3 –

Análise da Situação

A Associação de Moradores da região ao saber da noticia da instalação de uma gravadora no bairro, fica totalmente contra e tenta a qualquer custo barrar essa instalação, pois, sendo a maioria dos moradores do bairro da 3ª idade, estão preocupados com barulho, desordem, transito e segurança da região, que na ideia deles a gravadora não lhes trarão benefícios algum, apenas malefícios.

A principio estão irredutíveis a qualquer opção que a gravadora lhes dê.

Planejamento - A gravadora planeja, por meio de soluções e melhorias para o bairro e cidade, uma vez que a cidade é pequena e tem muito a progredir, trazendo benefícios para todos, convencer a Associação dos moradores que a gravadora só lhes trarão benefícios, ao contrario do que estão pensando.

Estratégias: Melhorar segurança no bairro, e ouvir com atenção a Associação tentando atender ao Maximo de pedidos que estejam dentro das possibilidades;

Argumentos: Infraestrutura moderna, valorização dos imóveis, melhoria na segurança, entre outros.

Passo 4 –

APÊNDICE II

A gravadora tem sua cultura disseminada entre seus colaboradores de forma satisfatória. Os proprietários trabalham com foco na liderança participativa e seus funcionários tem a liberdade de no momento certo opinarem sobre determinadas decisões. A empresa tem em sua política plano de carreira e sucessão, aproveitando desta forma ao Maximo os talentos dentro da organização.

Com o empreendimento de novas instalações no interior, alguns funcionários serão remanejados com promoção para a nova estrutura, e isto irá afetar diretamente suas vidas pessoais, gerando uma série de mudanças, inclusive de moradia com suas famílias.

O clima no ambiente de trabalho é de desafio e crescimento, os colaboradores estão ansiosos pelo inicio das atividades em nova cidade, com novas pessoas e outras possibilidades.

Com a notícia do manifesto dos moradores e a possibilidade do empreendimento ser embargado, o clima na organização ficou tenso e os funcionários inseguros por diversas questões. A produtividade caiu e o absenteísmo cresceu no último mês.

Elencar as variáveis que podem vir a afetar o desempenho dos colaboradores da gravadora como também o resultado da negociação caso o projeto não seja aprovado.

A gravadora tem na sua cultura de trabalho o foco na carreira do funcionário, visando que haja menos rotatividade de funcionários, ou seja, tendem a dar valor ao funcionário interno, fazendo que o mesmo seja promovido a cargos superiores, de acordo com cursos na área e merecimento na empresa. Então a gravadora mudando-se para o interior não pensa em contratar novos funcionários, mas sim, promover funcionários que tenham interesse na mudança de cidade e também estejam trilhando para esse caminho.

A gravadora, agora, encontra-se com muitos problemas, pois, os funcionários que vão junto com ela para o interior já se programaram, mudaram toda sua vida, levarão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com