TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS GERAIS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Por:   •  7/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5
  1. ASPECTOS GERAIS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Um plano pode ser de longo, médio ou curto prazo, sua duração depende dos recursos disponíveis e dos objetivos que se deseja alcançar e muitas vezes da urgência do problema que se deseja resolver. De uma forma geral um plano de transporte compreende as seguintes etapas:

      1- Definição dos objetivos e prazos

2- Diagnóstico dos sistemas de transportes

3- Coleta de Dados

 4- Escolha dos modelos a serem utilizados para avaliação da demanda atual e futura.

5- Alternativas de Oferta de Transporte

6-  Avaliação da alternativa (custos e impactos)

7- Escolha da alternativa

8- Desenvolvimento do plano de transporte acompanhado de um programa de financiamento.

9- Implementação das alternativas de acordo com um cronograma de desembolso de recursos.

10- Atualização dos procedimentos

  1. Tipos de Planos:

 Os procedimentos de análise e previsão da demanda têm como objetivo subsidiar as tomadas de decisão quanto a mudanças que se fazem necessárias no sistema de Transporte. Essas mudanças podem ser imediatas, que compreendem medidas operacionais que podem ser implementadas de forma rápida e com baixo custo, ou podem conter ações que necessitam de um prazo maior para serem implementadas. Estas últimas estão inseridas em planos de médio e curto prazo e, na maioria das vezes requerem maiores recursos.

De acordo com o nível da decisão a ser tomada, o planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional ( Pereira 2005):

  1. Nível Estratégico:

 No nível estratégico, o planejador está preocupado com as ações em longo prazo. Neste nível está inserido o planejamento de transportes com o objetivo de desenvolver ordenadamente programas sob os quais um sistema integrado de transportes possa ser inteiramente desenvolvido e que tenha sua operação e seu gerenciamento otimizados. Isso inclui as redes viárias e de transportes de massa, além das infraestruturas dos seus terminais. Tal planejamento deve considerar os usos de solo presentes e futuros e os requisitos resultantes de viagens para o movimento de pessoas e bens durante os próximos 20 a 25 anos em níveis de serviço aceitáveis e compatíveis com os recursos financeiros da comunidade. O plano deve considerar as metas da região e as políticas do estado e do país (CARTER e HOMBURGER, 1978).

  1. Nível Tático:

 No nível tático (ou nível de projeto), normalmente são realizadas análises de médio a longo prazo. Neste nível de análise, são exemplos de tarefas: projeto geométrico das vias (determinação de largura de faixas, declividade da via, dimensionamento de áreas para pedestres e largura de calçadas e de passeios, etc.), elaboração de projetos de sinalização e de controle eletrônico do tráfego, dentre outros.

  1. Nível Operacional:

 O foco deste nível de decisão está principalmente nas ações de curto prazo e dentre as análises normalmente realizadas estão: configuração do uso das faixas de tráfego, aplicação de dispositivos de controle de tráfego, programação de semáforos, espaçamento e localização de paradas de ônibus, freqüência de um serviço de ônibus, adição de faixa para veículos com ocupação interna alta, fornecimento de informações aos usuários em tempo real, detecção de incidentes, dentre outras. Devido ao seu foco de curto-prazo, é importante que haja dados detalhados sobre o objeto de estudo.

A definição das atividades pertinentes a cada nível de planejamento é uma questão que gera discordâncias entre pesquisadores e operadores dos sistemas de tráfego.

  1. – Características da Demanda por transportes

 A demanda de transporte tem como característica ser:

- altamente diferenciada: pode variar com a hora do dia, com o dia da semana, propósito da viagem, tipo de carga, com o tipo de transporte oferecido, etc.

- derivada: isto é, as pessoas viajam para satisfazer uma necessidade em seu destino.

- concentrada:  ocorre em poucas horas do dia nas áreas urbanas, particularmente nas horas de pico. Algumas técnicas de gerenciamento da demanda existem para tentar “espalhar” o período de pico e a concentração da demanda, fazendo-se:

 • horas de trabalho flexíveis;

• escalonamento das horas de trabalho, ou seja , diferentes horários de entrada e saída para os diversos setores de trabalho numa área central.

• Criando tarifas reduzidas para viagens fora do pico.

02- PARTE DO ELITON (PREVISÃO DE DEMANDA)

3 - COLETA DE DADOS PARA O PLANEJAMENTO

 Tem o objetivo de definir o padrão de viagens e uso do solo na área de estudo e fazer um diagnóstico sobre o sistema de transporte existente.

Padrão de viagens:

 Engloba todos os movimentos internos e externos na área de estudo e os horários em que os mesmos acontecem. Para áreas rurais observa-se a sazonalidade das cargas.

 Padrão de Uso e ocupação do solo:

As diversas atividades desenvolvidas : residencial, comercial, industrial, agricultura, lazer...

 3.1 - Delimitação da área de estudo

 A área de estudo é delimitada pelo que chamamos de cordão externo.

• o cordão externo deve englobar todos os movimentos importantes da região (especialmente no caso urbano, as viagens casa-trabalho);

 • na área de estudo também devem estar incluídas as áreas que serão desenvolvidas no futuro, dentro do período para o qual se planeja;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com