TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  18/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TATIANE CABRAL FERREIRA

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

[pic 3]

Petrolina

2015

TATIANE CABRAL FERREIRA

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL  INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Auditoria em Recursos Humanos; Legislação e Rotinas Trabalhistas; Recrutamento e Seleção; e Seminário III.

Prof. Rinaldo Lima

Prof. Jossan Batistute

Prof. Alcides José da Costa Filho

Profª. Cláudia Cardoso M. Napoli

Profª. Fernanda M. Caleiro

Petrolina

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................................04

2. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS.................................05

3. COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA................................................................06

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................07

5. REFERÊNCIAS...........................................................................................................08


1. Introdução

Uma organização é composta de pessoas que se relacionam interagindo entre si, e não, simplesmente, um contato casual. As formas e os objetivos da cooperação são, em grande parte, regulados e controlados pela organização, ensinando assim o seu pessoal a se comportarem de acordo com as exigências de suas funções.

Entre os temas que irão ser apresentados posteriormente figuram a cultura empresarial e o clima organizacional. São estudos relativamente recentes, em que analisa-se desde conceitos até os efeitos que podem ter sobre os resultados da empresa. Isto se dá através da projeção de conceitos mais amplos, como a comunicação e a cultura, para o ambiente empresarial, conceitos esses que também serão abordados neste trabalho.

Porém, essa interação com diferentes tipos de personalidade, a demanda empresarial intensa, entre outros aspectos fazem com que os indivíduos adquiram alto nível de estresse no próprio ambiente de trabalho. Assim, o que antes era prazeroso, torna-se árduo e cansativo, fazendo com que o empregado não produza na mesma quantidade quando trabalhava de maneira mais satisfatória.

O objetivo deste trabalho, fruto de uma abrangente pesquisa sobre as infelicidades dos executivos das grandes empresas brasileiras quanto à sua vida no trabalho e fora dele, foi identificar as possíveis correlações entre o padrão de comportamento e o nível de estresse ocupacional percebido pelos executivos das grandes empresas no Brasil. Além de pesquisa a respectiva atividade terá como base o artigo “A angústia da vida executiva”, para nortear e analisar os níveis de estresses de executivos de diferentes setores empresariais.

2. Psicologia organizacional e gestão de pessoas

As pressões geradas pelas empresas em busca de bater metas e acarretar lucros tem tornado os indivíduos mais vulneráveis ao estresse, que se tornou recorrente nos países altamente industrializados e está trazendo um elevado custo em termos de saúde e bem-estar emocional. Os executivos vivem em estado de permanente tensão e tem dificuldade para relaxar, para equilibrar tempos de trabalho e não trabalho, mesmo quando podem fazê-lo, precisando percorrer um caminho cheio de pressões, que criam estresse quase que diariamente. Esse estresse pode gerar problemas de saúde que acabam por prejudicar a carreira desse profissional.

Em um contexto de trabalho, numa mesma situação, elementos negativos e estressantes não atingem de forma homogênea todas as pessoas. Certamente, as características do ambiente de trabalho tem um grau de importância significativo e às vezes até mesmo determinante como fator estressor sobre o executivo. No entanto, o foco é no padrão de comportamento, já que dois executivos, por exemplo, que trabalham em uma mesma empresa estão sujeitos ao mesmo ambiente organizacional estressor, mas reagem de forma diferente às fontes de pressão. Isto não quer dizer que o executivo com maior capacidade de suportar a carga extra de estresse não sofra mais do que aquele com menor capacidade.

Quanto ao sofrimento, sua causa está ligada a várias atividades humanas e, especialmente, naquelas relacionadas ao trabalho. Exemplo disso é quando o trabalhador começa a questionar o trabalho, concretizando a cisão entre as atividades que ele executa e o afeto. Este, estando expulso da produção, obriga o homem a recolher do trabalho os pedaços de sua subjetividade. Considerando o trabalho como algo imprescindível na estruturação do indivíduo e tendo em vista que os problemas resultantes do estresse e do sofrimento psíquico nas organizações são responsáveis por boa parte dos afastamentos do trabalho, é ideal a utilização de gestão de pessoas nas empresas como forma de contribuir, em termos práticos, para uma maior conscientização dos executivos em relação às suas atitudes na vida profissional e particular, buscando maior equilíbrio entre o trabalho e o espaço privado. Além disso, esse tipo de gestão contribui para chamar a atenção por parte das empresas sobre a percepção do alto grau de estresse presente na maioria dos seus executivos e nas consequências que o estresse e infelicidade podem causar, fazendo com que a união entre empresa e funcionários seja fundamental na busca de soluções para que o problema seja cessado de forma definitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com