TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL: Individual

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL: Individual

[pic 3]

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL: Individual

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas  O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos; Comunicação e Linguagem; Psicologia da Educação II; Educação e Diversidade; Relações Étinico-Raciais.

Prof.(s) Vilze Vidotti Costa; Lilian Salete Alonso; Carlos Eduardo Gonçalves; Fabio Luiz da Silva..

1INTRODUÇÃO

Vivemos em um pais onde o preconceito e a discriminação vem crescendo cada dia, pessoas sem a menor consciência fazendo isso sem a menor noção das consequências esses atos. Geralmente essa falta de respeito com o individuo vem ocorrendo no ambiente escolar são ações cotidianas dentro de um universo que deveria fazer excetamente o oposto.

Nesse ambiente escolar o pedagogo tem uma grande função, é investigar e sugerir possíveis soluções para o problema flexibilizar algumas atividades e mostrar para os alunos que todos são iguais, independente da cor ou da raça. Com todo esse preconceito na turma, o pedagogo começa a desenvolver dinâmicas na sala de aula, palestras e filmes educativos, peça teatral, para que os alunos possam pensar e refletir sobre o assunto.

2 JUSTIFICATIVA

Nesse texto, ajuda a desenvolver estratégias para combater o preconceito, e discriminação no  ambiente escolar.

3 OBJETIVOS

Contribuir para que os alunos analise o preconceito e discriminação e que consiga identificar que não é bom para eles.

3.1 OBJETIVO GERAL

Acabar com a discriminação e preconceitos no espaço escolar e na sociedade.

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

Atitude do pedagogo com as ações que abriu os olhos.

CRONOGRAMA

Preconceito e Discriminação

Uma dinâmica

Minhas palavras

Desenvolvimento as ações

Palestrante

Filmes, peça teatral, livros.

REFERENCIAS

Heler (1988)

Nogueira (2006, p.296).

        DESENVOLVIMENTO

“ Preconceito e discriminação no ambiente escolar”

Eu leciono em uma escola municipal, em uma sala de 4 série, onde há 24 alunos, em uma faixa etária de 8 a 9 anos, comecei a perceber a algum tempo que na minha sala vem acontecendo preconceito e discriminação, vendo essa situação resolvi fazer algumas ações para orientar os meus alunos.

Cheguei na minha sala de aula com uma caixa em minhas mãos, resolvi fazer uma dinâmica, uma brincadeira onde eu ia orientar os alunos, falei com ele para cada um pegar um pedaço de papel dentro da caixa. Os alunos pegaram os pedaços de papel onde tinha nomes como: pobres, negro, gays, bissexual etc. Era uma brincadeira onde os meus alunos teriam que fazer uma pequena interpretação com os nomes que eles pegaram, cada um teria que imitar os personagens, com essa dinâmica eu percebi que eles se divertiram com a brincadeira, tirando muitas gargalhadas de toda a turma.

Depois da brincadeira eu comecei a falar algumas palavras “ mais o mundo não é perfeitos pessoal vocês acham que o mundo lá fora é assim. Lá fora as pessoas são muito cruéis e tratam os outros mal, muitas pessoas entram em depressão, se suicidam, se isolam sofrem por causa de pessoas que não conseguem vê que elas não tem escolha.

Meus alunos, vamos aceitar como elas realmente são.

Com essa dinâmica de conscientização, os meus alunos perceberam o valor de cada um individuo com este trabalho pude contribuir para diminuir o preconceito e a discriminação no espaço escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com