TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LIDIANE VILMA DA SILVA GOMES MARINHO

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

[pic 3]

Petrolina

2014

LIDIANE VILMA DA SILVA GOMES MARINHO

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL  INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.

Profª. Janaina V. Testa

Profª. Elisete Alice Z. de Oliveira

Profª. Ana Céli Pavão

Prof. Sérgio Goes Barboza

Profª. Fabiane T. Muzardo

Petrolina

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................................04

2. DESCRIÇÃO DO CARGO..........................................................................................05

3. RECRUTAMENTO......................................................................................................05

4. TÉCNICAS DE SELEÇÃO..........................................................................................06

5. CONTRATO DE TRABALHO......................................................................................07

6. PROCESSO DE INTEGRAÇÃO.................................................................................07

7. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO...............................................................................08

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................10

9. REFERÊNCIAS..........................................................................................................11


1. Introdução

A razão de toda e qualquer empresa, independente do ramo que ela atue, é propiciar ao seu cliente satisfação, partindo-se da premissa de que o ator social, consumidor de serviços e produtos, está a cada dia mais exigente, dado que o mesmo dispõe de variadas opções numa mesma estrutura social e cenários produtivos diversos. A presente atividade visa analisar a criação da gestão da empresa SantanaModas, que atua no ramo de calçados e vestuários.

A empresa possui atualmente um quadro de 120 funcionários espalhados em 10 filiais tendo cada uma delas 15 funcionários, os quais 01 para gerente geral, 01 gerente comercial, 01 gerente financeiro, 02 que com atribuição em serviços gerais, 03 gestores de recursos humanos, 05 vendedores e 02 operadores de caixa.

Na filial da cidade de Petrolina – Pernambuco está sendo ofertada 01 vaga para o cargo de gerente comercial, o qual iremos ver a seguir a descrição do cargo e todas as suas atribuições, bem como o planejamento feito pela empresa para recrutar e contratar o profissional mais adequado e que se encaixa no perfil ideal para o cargo, visto que para que o corpo de colaboradores da organização possa efetuar tal tarefa e cumprir a missão institucional, precisa estar bem treinado, qualificado, atualizado e, acima de tudo, satisfeito com a política da organização, de modo a compatibilizar seus objetivos pessoais com os objetivos profissionais.

2. Descrição do cargo

O vaga destinada é para o cargo de Gerente Comercial. As atribuições do cargo é gerenciar, definir, avaliar e atribuir aos vendedores as atividades que serão-lhe imputadas tem como responsabilidade reorganizar o que for necessário no setor, sempre pensando no bem estar de todos funcionários e no bom funcionamento da empresa. Quanto aos requisitos do cargo temos o técnico e o comportamental. Assim, a pessoa que concorre a está vaga tem que ter como escolaridade mínima ensino médio completo, além de 6 meses de experiência no setor administrativo/comercial. Como requisitos comportamentais será avaliado a partir de um questionário a fim de possibilitar a empresa a analisar qual seria o comportamento demonstrado pelo concorrente simulando diversas situações que poderiam influenciar o andamento da empresa, os lucros e o bem estar dos clientes e funcionários.

3. Recrutamento

O recrutamento é uma fase inicial para o preenchimento de uma vaga em aberto, mediante a garantia de salários, condições de trabalho entre outros. Consiste assim em procurar candidatos com qualificação, habilidades, conhecimento, experiência e personalidade. É uma atividade que não deve ficar restrita à área de Gestão de Pessoas, pois quanto maior for a participação do órgão requisitante do novo funcionário nos procedimentos, maiores serão as chances de sucesso e de integração deste com sua nova função. Os primeiros critérios a ser encontrado no delineamento das características são clareza e objetividade. É preciso focar o que se pretende atingir em face de um conjunto de necessidades identificadas.

A empresa SantanaModas utilizará o recrutamento misto que compreende o ambiente interno e externo à organização. O interno é por meio de remanejamento de um funcionário de outro setor em caráter promocional, por opção ou ainda afinidade com a vaga em aberto, e o externo funciona com candidatos vindos de fora.O processo de recrutamento será dividido em quatro etapas, as quais serão:

  • Recebimento da vaga: tem por objetivo informar sobre o cargo, definição dos dados e critérios que o nortearão para o recebimento dos currículos com determinado perfil. É importante ressaltar que qualquer negligência no perfil compromete todo o processo de recrutamento;
  • Anúncio ou divulgação de vagas em fontes e parceiros de recrutamento: consiste na informação ao mercado e à própria empresa de que existe vaga em aberto, com tal perfil especificado, caracterizada por um conjunto de vantagens;
  • Análise e triagem de currículos oriundos destas ações: consistem em uma atividade de análise comparativa entre a trajetória de vida do candidato e o perfil do cargo em aberto, dando assim sequência com aprovação ou não para etapa seguinte;
  • Convocação de candidatos para processos seletivos: última etapa do recrutamento, para o qual a empresa deve está munida de clareza, empatia e das condições de trabalho que este disporá para exercer o seu papel.

A tarefa do recrutamento é atrair com seletividade os candidatos reais e potenciais que tenham requisitos para o preenchimento do cargo disposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com