TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DISCURSIVA: Texto Dissertativo

Por:   •  5/11/2020  •  Dissertação  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PITÁGORAS DE BELO HORIZONTE – AFONSO PENA

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SAMARA THIFFANY DA SILVA SANTOS

ATIVIDADE DISCURSIVA: 

Texto Dissertativo

BELO HORIZONTE

2020

Uma gestão bem sucedida!

Os demonstrativos contábeis são ferramentas utilizadas na contabilidade para auxiliar na gestão das empresas, e podem resultar em outros benefícios que proporcionam, até mesmo, uma diminuição no valor pago em impostos. A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um dos importantes relatórios que devem ser elaborados, pois, através dele é possível obter uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo, expondo a saúde financeira empresarial.

As normas de contabilidade definidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) têm por objetivo harmonizar as normas e padrões contábeis brasileiros com aquelas definidas internacionalmente pelo International Financial Reporting Standards (IFRS). Esse padrão de demonstrações contábeis é utilizado quando o objetivo é fornecer informações que sejam úteis aos usuários em geral e não somente às necessidades de grupos específicos de usuários. Não existe um modelo oficial de Demonstração do Resultado do Exercício que as empresas devem usar. Mas há diretrizes na legislação que determinam o que deve obrigatoriamente estar em toda DRE.

Os lançamentos contábeis que fazem parte da DRE pertencem às contas contábeis de resultados. Então, a demonstração lista os ganhos e gastos para produzir o rendimento do ano. O primeiro dado a ser registrado é a receita operacional bruta, ela é representada por tudo que a empresa deve receber pertinente às operações de vendas, ou seja, receitas geradas por vendas de produtos, mercadorias e serviços do período, logo em seguida, temos as deduções da receita bruta, onde entra as devoluções de vendas, os abatimentos, os impostos e contribuições incidentes sobre as vendas. Também, qualquer outra perda de faturamento desse tipo é registrada, como possível cancelamento de serviço. A última dedução são os impostos gerados pela venda. Como exemplo, o pagamento do Simples Nacional, ICMS, PIS/COFINS e ISS.

E então temos a receita operacional líquida, que é basicamente, tudo o que eu vendi menos as devoluções, abatimentos e impostos, esse é o dinheiro utilizado para distribuir entre a operação, as vendas, os sócios e assim por diante. Tendo esse dado já registrado é o momento de visualizar os custos das mercadorias e serviços, o DRE define custos como o valor que foi gasto para levar o seu produto, serviço ou mercadoria ao ponto de ser comercializado, onde devem ser registrados separadamente tanto Custo dos Produtos Vendidos (CPV), quanto o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e Custo dos Serviços Prestados (CSP). Logo em seguida, os custos administrativos e gerais são relacionados e também subtraídos, fornecendo o ganho líquido de fato.

O resultado dessa diferença é chamado de resultado operacional bruto, ou seja, quanto que a empresa ganhou tirando as deduções e os gastos para levar os produtos ou serviços à venda, dessa forma já possibilitando assim uma análise previa da rentabilidade da empresa. As despesas operacionais também devem ser registradas, que são os gastos que não estão ligados diretamente a sua operação de fabricação, aquisição de mercadoria ou ainda prestação de serviço, é muito comum o registro dessa despesa ser divido em despesas com vendas, que está relacionada com todos os gastos que envolvem o processo de comercialização do produto ou serviço, despesas administrativas, além também do registro de pró-labore.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com